AS NOVAS COORDENAÇÕES
O ex secretário do Desenvolvimento Regional de Araranguá, na época em que havia SDRs e depois viraram ADRs, Heriberto Afonso Schmidt, disse à coluna que entende que um dos cinco prefeitos do partido deva assumir a coordenação regional do MDB. De fato, até aqui ela foi apenas simbólica.
Agora, como o presidente estadual Celso Maldaner prometeu que iria dar espaços para as bases, é que vai se efetivar uma coordenação regional, uma coordenação do MDB Mulher, um coordenador de mobilização e mais um coordenador da Juventude Emedebista (JMDB).
CAMPANHAS AO GOVERNO
Como bem lembra Heriberto, a escolha de coordenador era mesmo simbólica. Era uma instituição que tinha início nas eleições de governador e que encerrava com o fim das mesmas eleições.
Foi nestas condições que HAS foi escolhido como coordenador regional em 4 campanhas vitoriosas – as duas eleições de Luiz Henrique (MDB) com Eduardo Moreira (MDB) e depois Leonel Pavan (PSDB) de vice; e as duas de Raimundo Colombo (PSD), ambas com Eduardo Moreira (MDB) de vice. E também nesta última, da derrota de Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes (PSDB).
Como vinha conduzindo o partido nas campanhas a governador, HAS acabava sendo chamado para ajudar nas eleições dos prefeitos.
HORA DE RECUAR
Heriberto disse entender que é a hora de alguém que tenha mandato, e que tenha estrutura para conduzir o partido, assuma esta tarefa.
A sugestão de HAS é que um dos prefeitos seja o coordenador, e coube a Zênio Cardoso (MDB), prefeito de Sombrio, a missão de reunir os 5 prefeitos para encaminhar uma solução. Depois, que houver um consenso entre eles, o nome será levado para uma reunião maior com os presidentes de partido e vereadores do MDB da região.
ZÊNIO FAVORITO
Neste caso, Zênio e o prefeito de Turvo, Tiago Zilli, teriam certa vantagem para a escolha. O prefeito de Sombrio, porque é prefeito releito, e Zilli, porque era vice e assumiu a Prefeitura.
No entanto, Tiago antecipa que não quer ocupar a função porque está focado em concluir seu mandato (e buscar a reeleição em 2020). O mesmo deve acontecer com Jonas Gomes, em Passo de Torres; Moacir Teixeira, em São João do Sul; e Gaiola Mezarri, em Jacinto Machado.
Zênio deverá ser escolhido como coordenador regional e uma vereadora pode ser a coordenadora do MDB Mulher. Quem sabe Cleonice Silvano, de Turvo. O presidente da Câmara de Turvo, Hendel Maragno “Tucaninho” Pescador, poderia ser o comandante da JMDB. Araranguá teria o vereador Jorginho Pereira, mas ele está com um pé fora do partido.
MOTA FORA
Há quem lembre do deputado estadual Manoel Mota (MDB) para coordenador, mas o fato de ele ter desistido da candidatura na última hora em 2018 para apoiar a eleição de Volnei Webber (MDB) está pesando contra.
VISITA AO NINHO TUCANO
Quem passou pelo Balneário Arroio do Silva nesta quarta-feira (14) foram o suplente de deputado estadual Dóia Guglielmi (PSDB) e o Assessor da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB). Foram conversar com o presidente Everaldo Caetano e os novos tucanos, prefeito Mineiro (PSDB); suplente de vereador Moranguinho (PSDB).
O ex secretário da Saúde Juquinha Oliveira (sem partido) e o novo secretário, Chocolate (MDB); participaram da conversa. A transmissão de cargo deve acontecer nesta quinta-feira (15).
Em uma das ideias da reunião, Dóia Guglielmi, levantou a possibilidade de buscarem uma verba de R$ 1,5 a R$ 2 milhões para dar início à construção do novo paço municipal.
O prefeito Mineiro e uma comitiva formada pelo presidente da Câmara, Everaldo Caetano, e secretário de Planejamento, Hamilton Jacques, deverá ir à Brasília no final de setembro em busca de recursos junto ao secretário de Articulação Nacional, Diego Goulart (PSL), que abriga em seu gabinete Juliano Jacques (PSL), filho de Hamilton. Vão em busca de apoio federal.
CHURRASCO GARANTIDO
O prefeito Tiago Zilli (MDB) está na capital do estado para uma agenda no governo. Vai verificar a situação do pagamento final do convênio para pavimentação da rodovia que liga Rio Aparecida / Ponte Alta, em Turvo, a região do Último Gole, em Jacinto Machado, obra realizada pela empresa JR, de Criciúma.
A obra deverá ser concluída no mês de Setembro, inaugurada no final do mês ou início de outubro.
A ideia é que seja feita uma inauguração conjunta para a entrega da usina de asfalto adquirida em consórcio pelas Prefeituras de Turvo, Jacinto Machado e Timbé do Sul.
Esta asfalto da divisa com Jacinto era promessa de campanha de Tiago e foi conseguida com apoio do deputado estadual Vampiro (MDB), que será convidado para a inauguração.
O agricultor Fendi Darós estava entre os que não acreditavam nesta obra. Chegou a dizer que iria doar dois bois para a festa caso a obra saísse. Óbvio que é porque não acreditava. Agora deve doar 1 boi para a estrada e 1 boi para a inauguração da usina de asfalto. Garantiu duas festas em uma.
PACOTE DE OBRAS
Nesta quinta-feira (15), às 9h 30min, o prefeito Aldoir “Zica” Cadirin (PSD), dará ordem de serviço para uma série de obras no município de Ermo.
CERTEZAS DO PP DE ARARANGUÁ
Mariano não será candidato a prefeito se não quiser ou puder (por causa da saúde ou por estar em um momento conturbado da gestão).
Daniel Viriato Afonso não será candidato a presidente do Progressistas (função que já ocupou) no final do ano, quando Jacinto Dassoler encerra o mandato. Ele cita os nomes de Márcio Tubinho e Tano Costa como possíveis nomes para a missão.
O mesmo Daniel não será candidato a vereador. Leia-se: ou será candidato a prefeito; a vice-prefeito; ou a nada.