Search

Projeto SAMAE na Escola

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE) desenvolve desde o início da gestão o Projeto SAMAE na Escola, onde diversas ações são realizadas com escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.

Uma das atividades desenvolvidas pelo projeto são as visitações nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) do Belinzoni e Lagoa da Serra. Na última semana as visitações foram retomadas e o 2º Ano B do Colégio Murialdo, juntamente comas professoras Mônica e Ana Lucia, e a auxiliar Silviani, estiveram visitando a moderna e imponente ETA III do Belinzoni.

Os estudantes conheceram a parte estrutural do local, como laboratórios e tanques, além disso o Operador de ETA, Gilvanir Trento Tristão, repassou por meio de uma palestra e vídeos, de onde vem a água que a cidade consome, o que é água potável, como funcionam as cinco Estações de Tratamento, a importância de economizar água, entre outros assuntos.

ETAs

O Samae conta com cinco Estações de Tratamento de Água. A ETA I, no Morro os Conventos, que abastece as comunidades de Manhoso, Paiquerê e Canjiquinha. A ETA II, Lagoa da Serra, abastece 40% da área urbana de Araranguá. A ETA III, Açude Belinzoni, que abastece 60% da área urbana da cidade. A ETA IV, de Ilhas, é responsável pelos Distritos de Hercílio Luz, Morro Agudo, Balneário de Ilhas e uma parte de Rio dos Anjos. A ETA V, em Espigão da Pedra, atende também as comunidades de Pontão e Barro Vermelho. Na ETA visitada pelos alunos, o volume médio de água tratada é de 55 litros por segundo.

O Projeto

O Projeto Samae na Escola consiste em palestras nas escolas, visitações e palestras nas Estações de Tratamento de Água (ETA), visitações nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e coral. Escolas interessadas em agendar um horário devem ligar para o número: (48) 3354-1607.