Search

MINEIRO TROCA DOIS SECRETÁRIOS NO ARROIO E PSDB OCUPA ESPAÇOS; ROCINHA NA PAUTA COM BOLSONARO; E OUTROS PITACOS

NAGEL ASSUME SECRETARIA

O novo secretário de Administração e Finanças de Balneário Arroio do Silva, é Wanderlei Luciano Nagel, de Araranguá.

Administrador de Empresas de formação, Nagel foi diretor de finanças da Cersul e administrativo da Coopersulca, ambos em Turvo. Trabalhou no Bradesco, foi diretor administrativo de uma universidade federal da Bahia (EEENBA), depois voltou para o setor comercial da empresa Innal, de seus irmãos.

No setor público, a atuação foi em Araranguá, onde foi administrativo e financeiro, no segundo mandato de Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) – 2009-2012, quando o diretor geral era Ernani Palma Ribeiro Filho, hoje um dos procuradores jurídicos da autarquia.

E foi por indicação de Ernane que o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro (PSD), chegou ao nome de Wanderlei Luciano Nagel

De 2013 a 2019, Nagel atuou como profissional liberal. Aceitou o convite na segunda-feira (12), depois da exoneração de Durval. À noite foi até a casa do irmão, Vilmar Nagel, esposo da diretora da Apae, Rose Nagel, e comunicou a decisão de aceita o convite do prefeito.

Outras mudanças serão anunciadas na gestão do Mineiro.

 Wanderlei Nagel

MOTIVOS DA SAÍDA DO DURVAL

O secretário de Administração e Finanças, Durval Oliveira Sousa Neto (sem partido), pediu exoneração na semana passada, mas o prefeito Mineiro (PSDB), segundo ele, teria pedido para segurar até segunda-feira (13), para resolver com mais calma. Mantida da decisão, coube ao prefeito exonerá-lo. 

A queixa maior de Durval é que havia feito a recomendação ao prefeito para que ele promovesse um “corte de gastos”, que passaria pelo corte de gratificações salariais, e até demissões.

Como o limite de gastos de Balneário Arroio do Silva está em 49% da Receita Corrente Líquida (RCL), e o limite prudencial é de 51%, ele defendeu que fosse tomada uma medida dura. Até porque, se chegar aos 54%, o município entra na “lista negra” do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Uma das indicações de corte de Durval batia de frente com Greyce Copetti (PSD). Ele queria a demissão do advogado Anderson da Silveira, Procurador da Dívida Ativa, que é marido da vereadora.

 Durval Oliveira Sousa Neto

MDB COMANDA A SAÚDE

 

O vereador Paulo Martins dos Santos Júnior, se elegeu pela primeira vez vereador como “Chocolate da Saúde”, pasta onde é servidor de carreira e para onde volta como secretário, depois de ter sido o presidente da Câmara que conseguiu transferir o Poder Legislativo para o prédio atual. Aquele mesmo começado na gestão de Edélcio Fontanella (MDB), que ficou abandonado por anos.

José Luiz de Oliveira, o Juquinha (sem partido), deixa a pasta que comandou nesta gestão (depois de Graziela Minatto – PSD); e também na gestão do falecido José Hélio Borges, o Juca Pescador (PPB); e mais duas vezes na gestão de Evandro Scaini (PSD).

 Juquinha

“Deixo a pasta com a sensação de dever cumprido. Com 3 carros novo; uma ambulância nova; ampliação do atendimento na Psiquiatria; menor fila de exames; máquina de ultrassom funcionando; ambulatório de saúde mental”, contou. Lamentou apenas a perda de médicos do Programa Mais Médicos.

 

      Chocolate

 

PSDB FORTALECIDO

 A ida de Chocolate (MDB) acomoda três novos filiados do PSDB, dois na Câmara de Vereadores e um na Prefeitura.

O suplente Dionei de Souza Teixeira (PSDB) assume mandato na Câmara. A ex-vereadora Maristane Silveira Barbosa (PSDB) assume como diretora executiva no Poder Legislativo, vaga que era de uma indicada do vereador Lei do Mar Azul (PSD), que já não deverá mais contar comâ presidência na Câmara.

Já o popular suplente de vereador Barreto (PSDB) assume a diretoria de Meio Ambiente.

A mostrar que o PSDB passa a ser segunda maior bancada. PSD fica com 4 vereadores (2 devem se manter aliados ao prefeito); o PSDB passa a ter a segunda bancada com 3; e o Progressistas com 2.

MAIS PARA FRENTE

Primo Junior (PL) mantém a estratégia de buscar a montagem de uma chapa proporcional forte. O vice-prefeito de Araranguá é estimulado pelo senador Jorginho Mello (PL), que quer ser candidato a governador em 2022, a ir para a disputa. Primo ainda não tem definição sobre sua candidatura.

 Primo Junior

QUEM COORDENA?

O MDB escolhe seu coordenador regional nos próximos dias. Será o nome que os 5 prefeitos definirem. Tiago Zilli (Turvo); Gaiola (Jacinto Machado); Moacir (São João do Sul); Zênio Cardoso (Sombrio); e Jonas Gomes (Passo de Torres); irão decidir este nome. Manoel Mota, que é do gabinete do presidente Celso Maldaner (MDB), tem chances.

ROCINHA EM PAUTA

Por iniciativa da deputada federal Geovania de Sá (PSDB), a pavimentação da erra da Rocinha, em Timbé do Sul, estará em pauta na reunião desta quinta-feira (15), quando acontece o encontro do Fórum Parlamentar Catarinense (16 deputados e 3 senadores) o presidente Jair Bolsonaro (PSL). O ministro Tarciso Gomes de Freitas (Infraestrutura) citou a obra da BR-285 como obra em andamento.

MULHERES DO PDT

Um grupo de mulheres formou a Ação da Mulher Trabalhista de Sombrio – AMT. A reunião aconteceu segunda-feira (12), na Câmara de Vereadores, com a presença da professora Rose, do AMT Nacional, do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

A comissão tem cinco mulheres frente, sob o comando da presidenta Eugênia “Linda” Generoso; vice, a pastora Miriam Feijó; Secretaria Geral, Isabel Claudino; Tesoureira, Aline Oliveira; Secretária de Formação Política, a pastora Ortiz.

O presidente do PDT de Sombrio, Celso Souza, falou do projeto “Somos todos candidatos” para 2020.

COM O PESSELISMO?

Jefferson Raupp (sem partido) pode mesmo se filiar ao PSL, partido do deputado federal Daniel Freitas (PSL). Esta amizade foi influenciar na decisão de Jé, que transferiu o título para Sombrio.

 

OBRA NO MORRO

O vereador Luciano Pires (PSB) visitou nesta terça-feira (13) uma obra de seu bairro, o Morro dos Conventos, pavimentação com lajotas da Rua Morro dos Conventos, no Loteamento Delci, obra esperada há 20 anos.

 

APOIO DADO

Os vereadores de Maracajá assumiram a tarefa de atender os atletas do Muai Thay, que reclamaram não ter apoio da Prefeitura. Irão ajudar na formação de uma Associação.