Search

Brasil dá show na estreia dos Jogos Pan Americanos

Equipe de basquete feminino tenta quebrar tabu nos Jogos Pan Americanos de Lima, no Peru. Já são 28 anos sem medalha de ouro

Foi com raça, foco e talento que a seleção feminina bateu as canadenses, atuais campeãs pan-americanas, por 79 a 71,  nesta terça-feira, dia 6, na estreia dos Jogos Pan Americanos Lima 2019. Do começo ao fim, as brasileiras mostraram confiança e muita entrega na marcação. Assim, aproveitaram bem os erros das adversárias, roubaram bolas importantes e construíram a vantagem. O Brasil fechou três dos quatro períodos à frente do placar. Com 15 pontos, 11 rebotes e três assistências, Clarissa foi o destaque da partida.

Renovada, a seleção comandada pelo técnico José Neto, tenta retomar o caminho das grandes conquistas. No feminino, o Brasil é tricampeão Pan-Americano. Levou o ouro em Winnipeg 1967, Cali 1971 e Havana 1991. No total, o País tem 11 medalhas nos jogos.

Sobe a bola 

As meninas do Brasil começaram mal a partida e permitiram que as canadenses abrissem vantagem. Na metade do primeiro período, as brasileiras reagiram, acertaram a marcação e passaram a controlar as ações do jogo. Com oito pontos e sete rebotes, Clarissa foi o nome da reação e ajudou o Brasil a fechar em 24 a 21. No segundo período, as brasileiras começaram melhor, e mantiveram a vantagem no placar durante boa parte do tempo. No final, abusaram dos erros. Bom para as canadenses, que aproveitaram para enconstar e empatar em 40 a 40.  

No terceiro período, a pressão do Brasil voltou a funcionar. Mais consistentes e agressivas na marcação, as brasileiras tomaram conta do placar e fecharam em 59 a 52.  No quarto período, o Canadá persistiu nos erros. Com baixo aproveitamento nos chutes, não conseguiu ameaçar a vitória brasileira. 

No final, um susto para o Brasil. Em um lance de ataque, Aline machucou o joelho direito e saiu chorando de quadra. A jogadara deve passar por exames para descobrir a gravidade da lesão. Nesta quarta-feira, dia 7, as meninas entram em quadra para encarar Porto Rico, que venceu o Paraguai por 91 a 73.