Search

Governo anuncia liberação de FGTS e PIS/Pasep

Os saques do FGTS e PIS/Pasep serão liberados a partir de 19 de agosto

O governo federal anunciou, nesta quinta-feira, dia 25, a liberação dos saques das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Fundo PIS-Pasep. Os saques do FGTS obedecerão a um calendário e serão realizadas em duas modalidades, sendo que em uma serão liberados até R$ 500 e em outra, será permitido o saque anual de acordo com o aniversário do trabalhador, chamado pelo governo de saque-aniversário.  Os saques para valores de até R$ 500 das contas ativas e inativas do FGTS começarão em setembro, com cronograma liberado em breve. No caso do saque-aniversário, o procedimento só poderá ser feito uma vez por ano, começando em abril de 2020. Os interessados em migrar para a modalidade terão que comunicar a decisão à Caixa Econômica a partir de outubro deste ano. Os saques do Fundo PIS-Pasep serão liberados a partir de 19 de agosto.

O trabalhador pode consultar o saldo pelo site da Caixa ou do próprio FGTS e através do aplicativo. É possível ainda fazer um cadastro para receber informações do FGTS por mensagens no celular ou por e-mail. A consulta também pode ser feita presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.

O número do PIS/PASEP ou NIT, pode ser consultado nos extratos do FGTS, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho. O número também pode ser encontrado pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).