Search

Vigilância prepara varredura contra escorpiões

15 animais foram encontrados, 11 deles em bueiro e o restante em residências

Depois de uma busca ativa que revelou um sério problema com escorpiões em Maracajá, a Vigilância Sanitária do município já está preparando mais uma ação para o início de agosto. Na primeira busca, realizada em 20 de março, mais de uma dezena de insetos foram encontrados, e eles não são de uma espécie muito amigável. “Pegamos 15 escorpiões, e onze deles encontramos em um bueiro, próximo à BR 101. Os outros foram em residências. Todos são da espécie branco, o Tityus serrulatus, bastante venenoso”, explica um dos responsáveis pela Vigilância, Carlos Fernando Costa.

Segundo ele, a população não tinha noção do tamanho da infestação até que a busca ativa fosse feita e o comportamento mudasse. “No começo, encontramos muito entulho, restos de construção, que é o habitat natural dos escorpiões. Os moradores não estavam colaborando muito. Depois da busca ativa, o pessoal ficou bastante assustado e começaram a limpar os terrenos”, comenta.

Durante a varredura, a equipe ainda falou com os moradores sobre como evitar que haja a proliferação dos escorpiões. “As orientações que passamos é para que as pessoas limpem seus terrenos, afastem os móveis das paredes, batam as roupas antes de vestir, arejar os ambientes. Não indicamos nenhum veneno, já que não há um tipo que mate estes animais. Tem que limpar os locais. O alimento deles é barata, e onde não houver barata, eles não se criam”, completa.

Outro colaborador do setor, Vitor Augusto Sawa, explica que não há uma época exata do ano para que o escorpião se reproduza ou se dissemine em maior quantidade. “Ele gosta de épocas quentes, mas aparece o ano todo. Uma fêmea não precisa de um macho para se reproduzir e pode ter vários filhotes por vez”, declara.

A busca ativa ainda teve colaboração da gerência regional através do setor de Zoonoses.