Search

Solidariedade e celebração marcam aniversário da Polícia Civil catarinense

A Polícia Civil está celebrando na próxima semana 207 anos de existência, e para marcar bem a festividade, várias ações estão planejadas para os próximos dias

Uma delas será a solenidade de comemoração, que reunirá diferentes autoridades na própria delegacia, às 10 horas da manhã do próximo dia 1° de agosto. “Faremos uma solenidade em que o policial civil destaque será homenageado, além de um amigo da Polícia Civil, que de alguma forma colaborou e auxiliou nos trabalhos da entidade, que será um promotor de Justiça”, relata o delegado da regional araranguaense, Diego De Haro. 

A semana é estadual, idealizada pela Delegacia Geral de Polícia Civil, e todas as delegacias regionais deverão participar. Autoridades políticas e dos órgãos de segurança foram convidados para o evento, pessoas que, segundo De Haro, colaboram de alguma forma para o trabalho na delegacia. “São órgãos que estão presentes, que tem parcerias, órgãos jurídicos também, e entre a comunidade, os próprios policiais civis, delegados e etc.”, diz. 

A delegacia regional de Araranguá abarca também os outros municípios da Amesc, de Maracajá a Passo de Torres. 

Para De Haro, liderar uma das regionais durante uma celebração como essa, é uma grande honra, já que depois de 207 anos, o órgão já se consolidou há muito tempo como uma entidade de credibilidade em Santa Catarina. “É de orgulho. São 207 anos de história, a Polícia Civil iniciou sua formação há muito tempo, em 1912, com a intendência geral. E a Polícia Civil está sempre mudando, com incrementos e melhorias para o nosso trabalho, principalmente na área investigativa. Vejo essa homenagem como muito adequada, porque temos que lembrar desses momentos, mostrar para a sociedade há quanto tempo estamos aqui”, completa.

Solidariedade comemorativa

Ainda como parte das festividades, eventos esportivos serão promovidos, como um torneio de futebol com as regionais do Sul, reunindo as delegacias de Araranguá, Tubarão, Criciúma e Laguna. Um torneio de tiro também será celebrado. “Também estamos divulgando sobre a importância da doação de sangue no Hemosc de Criciúma. Além disso, teremos a campanha de arrecadação de alimentos, que é iniciativa da regional de Araranguá”, comenta o delegado.

Mensagens já foram deixadas em supermercados da cidade e qualquer pessoa interessada em colaborar pode ir à delegacia ou nos pontos de coleta. “Não temos uma meta, não sabemos quanto será arrecadado, mas qualquer quantidade para nós já é positivo. Espero que as pessoas se sensibilizem e entendam a necessidade das doações”, comenta o delegado. O destino das doações ainda não foi definido.

A delegacia de Araranguá costuma promover muitas campanhas em prol de quem precisa, com arrecadação de alimentos e doces para as crianças em diferentes ações durante o ano. De acordo com o delegado, ações nesse sentido ajudam a aproximar a entidade da população. “A polícia deve ser cidadã, estar próxima da comunidade. Independente de qualquer campanha, a polícia deve ter essa aproximação com a sociedade, e vice-versa. Temos que estar juntos, porque assim, teremos mais sucesso contra o crime”, conclui.  

História

Segundo a história, que também é relatada pelo próprio delegado, o órgão começou por causa do excesso de funções acumuladas por um desembargador, que cumpria os trabalhos no setor jurídico, administrativo e policial. Por causa disso, houve a delegação de funções, e foi de onde surgiu a Polícia Civil. “A partir daí foi crescendo sua função de investigação, que é sua função principal, de polícia judiciária”, explica.