Search

Cedoc da Unesc conclui processo de restauração que durou seis meses

As páginas do primeiro Livro de Registros da Paróquia São José, de Criciúma, já podem contar novamente a história do Sul catarinense

Durante seis meses, o documento foi restaurado e digitalizado pelo Cedoc (Centro de Memória e Documentação) da Unesc. Os trabalhos da restauradora da Universidade, Selma Leepklna, iniciaram em janeiro de 2018 e a entrega foi realizada nesta quinta-feira, dia 18. A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, prestigiou o encontro.

O pároco também conta que o trabalho em conjunto ocasionou uma mudança de atitude no manuseio de exemplares. Segundo Selma, o Livro contém informações datadas de 1898 e passou por uma delicada recuperação com um material especial, diante do mal uso ao longo da década. Durante as conversas, a restauradora também orientou sobre cuidados com o item e uma possível capacitação foi idealizada. Para o coordenador do Cedoc, Paulo Sérgio Osório, a conclusão do trabalho tem grande valor para a Universidade e para a região. 

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, destaca o trabalhado realizado pelo Centro e também avalia a recuperação Livro como importante. O encontro foi acompanhado pela equipe do Cedoc e pelo vigário Eloir Borges.