Search

Prevenção de deficiências é tema de congresso estadual

A Amesc também será representada no congresso e não somente por membros de Apaes

‘Quebre Paradigmas: Previna Deficiências’, este é o tema do 1° Congresso Brasileiro de Prevenção de Deficiências, que está sendo promovido nestes dias 15, 16 e 17 de julho, pela Federação das Apaes de Santa Catarina. A iniciativa é dos próprios coordenadores regionais das Apaes do estado, e foca em conscientizar quem atua junto aos setores de educação e saúde pública, e que se tornarão, depois do congresso, multiplicadores de informação. “Esse congresso já é uma parceria com os trabalhos que as Apaes desenvolvem. São todos os coordenadores regionais e locais, que estão promovendo essa ação. É um interesse de longo prazo, já que Santa Catarina é pioneira nessa discussão, quando as Apaes tentam, através da informação, conscientizar as pessoas de que as deficiências podem ser evitadas e desde muito cedo”, explica a coordenadora regional de Prevenção e Saúde da região sul e diretora da Apae de Meleiro, Elizandra Nazário Teixeira. 

A Amesc também será representada no congresso e não somente por membros de Apaes. Segundo Elizandra, como há uma colaboração em cadeia entre agentes das Apaes e colaboradores das pastas de Educação e Saúde dos municípios, estes servidores também tomarão conhecimento das ações previstas no evento. “As Apaes desenvolvem esse trabalho junto com os municípios, em rede, para que alcancemos o sucesso”, relata. 

Elizandra ainda revela que já é realizado pelas entidades um amplo trabalho voltado à prevenção das deficiências nos municípios, com ações focando em grupos de gestantes, cursos de noivos, na área educativa e social, em escolas, com adolescentes e até nos centro de educação infantil. “Nos CEIs, atuamos com professoras, para observar se há algum atraso no desenvolvimento dos alunos, para já encaminhar para a estimulação nas Apaes. Tentamos abranger todas essas áreas e temos feio um trabalho muito bacana”, comenta.

O congresso, que se iniciou nesta segunda-feira, espera até 1.200 pessoas e conta com palestras, conversas e aula magna com grandes nomes do segmento de saúde e educação especial. O Congresso acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, na rua Eng. Agr. Andrei Cristian Ferreira, número 570, Pantanal, em Florianópolis.