Search

Projeto de pavimentação do Espigão da Toca é aprovado pelos moradores

Uma reunião com moradores que têm suas propriedades ao longo do trecho da Rodovia Angelino Acordi, aceso ao Espigão da Toca, que será asfaltado, está agendada para quarta-feira, dia 5, às 19 horas, e dará sequência ao projeto que antecede o processo de execução da obra. O projeto de engenharia e um vídeo com animação em 3D da pavimentação foi apresentado à comunidade na noite de quarta-feira, dia 26, dúvidas foram tiradas e a proposta teve aprovação unânime.

A formação da comissão foi proposta pelo prefeito Arlindo Rocha, para acompanhar os trabalhos de pavimentação de 1,6 quilômetro, a partir da marginal da BR-101 em direção ao Espigão da Toca, até o acesso ao Morro da Cruz, ponto de tradicional procissão de católicos na Sexta-Feira Santa. A comunidade, no entanto, já reivindica a extensão do asfalto até o limite com Araranguá, trecho de quase um quilômetro.

Os proprietários de imóveis ao longo do trecho a ser pavimentado foram informados que o asfalto será implantado sobre o leito existente e que não haverá indenização de terrenos ou por retirada de cercas e muros, caso seja necessário. Estes proprietários, na quarta-feira, dia 5, assinarão termos concordando com esta condição e assumindo o compromisso de fiscalizar os trabalhos.

Na próxima segunda-feira, 1º de julho, às 19h, será a vez dos moradores do Encruzo do Barro Vermelho conhecerem o projeto de pavimentação e as condições para que a obra ocorra nas Rodovias José Jovelino Costa e MR 370, até o limite com Araranguá, num total de 1,9km. O encontro está agendado para o Centro Comunitário, ao lado da igreja católica da localidade.

Para estes e os outros dois projetos que serão desenvolvidos (Garajuva e Cedro), a administração trabalha para reduzir ao máximo o custo de asfaltamento, utilizando equipamentos e servidores municipais para o transporte de material para base e aterros utilizando seixo rolado retirados do Rio Mãe Luzia e cascalho de jazida cedida gratuitamente, explica o prefeito Arlindo Rocha.

O maior custo do investimento disponível, que totaliza R$ 8,2 milhões, será com a contratação da aquisição e aplicação da camada asfáltica. Os recursos são oriundos de financiamentos da Caixa Econômica Federal e Badesc. Os custos ainda estão em fase de levantamentos, mas a estimativa é pavimentar mais de 10 quilômetros nos acessos a Espigão da Toca, Encruzo do Barro Vermelho, Garajuva e Cedro.

2 anexos