Search

O FUTURO DAS FERROVIAS;MORRE EX-VEREADOR PEDRO TROCATE; E OUTROS PITACOS

PESQUISA AVALIA CENÁRIOS EM ARARANGUÁ

O Instituto de Pesquisas Catarinense (IPC) está em Araranguá para coletar dados de intenção de voto para prefeito do município em 2020.

De acordo com um dos entrevistados/pesquisados, duas coisas chamam a atenção. A ausência de Primo Junior (PL) na lista de possíveis candidatos e uma pergunta sobre uma possível influência do ex deputado Jorge Boeira (Progressistas) na escolha do candidato.

Os nomes elencados para prefeito são André Alves (PSDB); César Cesa (MDB) RodrigoTuratti (PSL); Saionara Pessoa (PT); Daniel Viriato (Progressistas) e Guilherme May (Progressistas) – genro de Boeira.

O fato é que devem começar em breve as costuras para as eleições.

MORRE EX-VEREADOR PEDRO TROCATE

Faleceu nesta quarta, 26, aos 85 anos, o ex-vereador Pedro Cardoso Correia, o Pedro Trocate, que estava acamado há algum tempo e foi vencido pela doença. Foi velado na Câmara de Vereadores, sepultado no Cemitério Cruz das Almas (cemitério velho).

Eleito pela extinta Arena, Pedro Cardoso Correia (1977 a 1983), foi vereador e liderança araranguaense atuante nas discussões políticas.

Os vereadores da atual legislatura lamentaram a perda e se solidarizaram com a família. “Sentimos a perda desta liderança e lembramos a atuação da família Correia que sempre apoiou causas em benefício da população”, disse o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso.

 

HOBUS COMANDA EXECUTIVA PROVISÓRIA

O deputado estadual Milton Hobus (PSD) assumiu ontem (25) a presidência do PSD de Santa Catarina. Empresário de Rio do Sul e ex secretário da Defesa Civil de Raimundo Colombo (PSD), Hobus foi confirmado no posto pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab (PSD), com apoio da bancada estadual e federal do partido e diversas lideranças políticas.

O grupo de deixou sem espaço o ex-presidente do partido, Gelson Merísio, que foi para o Progressistas. O ex-deputado bancou uma candidatura apesar dos conselhos de Júlio Garcia (PSD) de que o projeto era uma “nau sem rumo”. Além do mais, se mantivesse aliança com o MDB, Colombo teria muito mais chances de se eleger para a vaga do Senado, que acabou perdendo para Jorginho Mello (PL). Apesar de ter juntado um grande número de partidos, Merísio não conseguiu ter o PSD 100% ao seu lado.

OUTROS ESPAÇOS

Sucessora de Merísio e sua ex chefe de gabinete, a deputada Marlene Fengler será a 1º vice-presidente, com Antônio Ceron, prefeito de Lages de 2º vice-presidente.

A prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, coordena o PSD Mulher e o prefeito de Campos Novos, Sílvio Alexandre Zancanaro, fica com o PSD Jovem.

A nova comissão provisória do partido será formada por prefeitos e lideranças políticas de todo o Estado. A confirmação ocorreu em reunião na segunda-feira (24), em São Paulo, com Kassab e o deputado Júlio Garcia, presidente da Alesc.

O PSD tem 59 prefeitos em Santa Catarina.

DEFESA DO SETOR PESQUEIRO

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) se reuniu com o secretário nacional da pesca, Jorge Seif Junior. Tratou da nova política de pesca estabelecida pelo Rio Grande do Sul e que atrapalha pescadores de todo litoral sul e, também, do litoral sudeste do país que atuam naquela costa. Santa Catarina é o maior produtor de pescados do Brasil, gera 60 mil empregos diretos e indiretos no setor, com valor das exportações chegando, em 2018, a US$ 26,7 milhões.

A medida gaúcha modificou os limites para a captura do pescado de três para 12 milhas náuticas, o equivalente a 22 quilômetros. Atualmente, as embarcações podem pescar após três milhas náuticas da costa, o equivalente a 5,55 quilômetros. “No entanto, a legislação federal responsável pelo setor da pesca é quem rege e estabelece estas três milhas, que é onde fica o pescado naquela região”, explica a deputada.

O secretário nacional estará na cidade de Rio Grande, na sexta feira (28), para debater o assunto com as autoridades gaúchas.

O FUTURO DAS FERROVIAS

Na tarde desta quarta-feira (26), o deputado federal Daniel Freitas (PSL) recebeu em seu gabinete em Brasília, representantes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que atua na defesa e promoção do desenvolvimento do transporte de carga por ferrovia em todo o país desde o processo de desestatização, representando as operadoras responsáveis por 11 malhas concedidas à iniciativa privada, equivalente a cerca de 28 mil quilômetros de extensão.

Entre os representantes, o presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benoni Schmitz Filho, que solicitou a agenda, cuja ferrovia atua no transporte de carvão mineral, produzido no Sul do Estado de Santa Catarina com destino ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda (Engie), em Capivari de Baixo, para geração de energia elétrica, e o transporte de cargas em contêineres, para o Porto de Imbituba.

O Corredor Ferroviário de Santa Catarina deve acontecer por meio das ferrovias existentes e as planejadas pelo Programa de Investimentos em Logística (PIL).

PESQUISA SOBRE CONSUMO EM SANTA CATARINA

O maior e mais completo levantamento de perfil dos consumidores de Santa Catarina será apresentado nesta quinta-feira (27), em primeira mão, na ACIC, em Criciúma. Os indicadores serão abordados pelo presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, Renato Meirelles.

A palestra é uma oportunidade para entender melhor o comportamento do público, cada vez mais informado e exigente.

O encontro tem caráter de bate-papo e é gratuito, aberto ao público.

Para participar, basta que os interessados confirmem inscrições pelo site www.ndonline.com.br/consumosc.

O evento é uma realização da RICTV Record, com apoio da FIESC, ACATS, ACIC e CDL Criciúma.