Search

Eleitores enfrentam filas para revisão do título

Na última semana para revisão do eleitorado de Maracajá e Arroio do Silva, cartório de Araranguá não tem mais horários vagos para atendimento

Em mais 63 municípios de Santa Catarina, termina nesta sexta-feira, dia 28, a revisão do eleitorado com cadastramento biométrico obrigatório. Na região do extremo-sul, Maracajá e Balneário Arroio do Silva são os municípios onde o recadastramento é obrigatório. Porém, apenas 43% dos maracajaenses compareceram ao cartório, enquanto que no balneário, menos de 45% dos eleitores regularizaram sua situação.

Apesar de o recadastramento ter iniciado há bastante tempo, muita gente deixou para a última hora e, por isso, filas estão se formando diante do Cartório Eleitoral de Araranguá, responsável por esse trabalho na comarca. Por conta disso, há certo receio entre os colaboradores do cartório de que não haverá tempo para atender todo mundo. “Distribuímos senhas de manhã, mas estamos lotados. Quem vier depois, não pagará multa, mas terá o título cancelado. Não teremos mais horário para atender a todos”, constata a analista judiciário, Joana Silveira Mendes de Oliveira.

Ainda segundo ela, o cartório está atendendo em horário estendido, das 9h às 19hs, e além da distribuição de senhas, ainda há os horários agendados através do site do TRE.

O cadastro biométrico também tem como objetivo fazer a revisão do eleitorado, para atualizar os cadastros e fazer com que eleitores que não morem ou tenham laços com a zona eleitoral, transfira seu título para a cidade onde, de fato, reside.

Os documentos exigidos para o recadastramento são: um documento de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e comprovante de alistamento militar – no caso de homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título.

Os eleitores que não comparecerem, poderão ter o título cancelado, também pagar multas e ficarem impedidos de participar de concursos públicos, dentre outros problemas. Os agendamentos podem ser feitos pelo site do TRE-SC ou através do 0800 647 3888.