Search

Golpe do IPTU; Obra paralisada; Republicanos não participaram do Governo?; Esses e outros pitacos

REPUBLICANOS NÃO PARTICIPARAM DO GOVERNO?

A pauta da reunião do Republicanos de Araranguá terá a construção de uma nominata de pré-candidatos ao Legislativo e Executivo; convenção para a formação de nova Executiva; rumos do partido para à próxima eleição.

De acordo com o presidente Maureci Rodrigues, será discutida a posição do partido com relação ao governo atual.

“Na verdade, até agora, desde às eleições (2016), o governo não nos atendeu como partido parceiro das últimas eleições. Portanto, oficialmente não participávamos do governo desde o início. Os cargos do vereador João Abílio Pereira, não é cota do partido. Foi um acerto do vereador com o Daniel (Progressistas) para a mesa diretora da Câmara de Vereadores.

O cargo do Negão (Antônio Carlos dos Santos no Samae) na época, o prefeito (Mariano) não conversou com a Executiva do partido. Foi acertado apenas entre os dois. Mesmo acerto se deu no caso do Douglas Michels (era diretor de agricultura e agora de compras), só que este último ainda está no Paço Municipal, enquanto que o Negão foi exonerado. Esses assuntos também serão tratados, apesar de não serem a prioridade da pauta”, disse.

Quanto à presidência do partido, Maureci disse que irá sugerir que seja um outro nome, de consenso já que ele está há quatro anos. Entende que renovar é importante. Quanto a uma candidatura a prefeito disse que só poderá me pronunciar a partir de julho próximo, após deixar a presidência do Rotary Club Araranguá.

MAIS UM NOME

O PSB apresentou mais um pré-candidato a vereador: Julião dos Correios aderiu ao Projeto. Foi apresentado à Executiva do partido nesta segunda-feira(17) como pré-candidato a vereador nas próximas eleições municipais ao lado dos vereadores, Luciano Pires (PSB) e Diego Pires (PDT), de Daniel Bronstrup, Guga de Castilhos, Diran Kelvin, Rodrigo Melzi e Alysson Bitencourt.

NO PRAZO FATAL

O vice prefeito Primo Junior (PL) estuda deixar a decisão sobre o assunto candidatura a prefeito até o prazo máximo – 7 de abril de 2020, data limite para filiação ou troca de partido. As lideranças tem cobrado uma definição até Outubro deste ano. 

FESTA EM AGOSTO

Ontem o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro (PSD), decidiu adiar a 28ª Festa do Peixe para os dias 01, 02, 03 e 04 de agosto de 2019.

GOLPE DO IPTU

Tatiane da Silva Clemes, que foi secretária de arrecadação de Balneário Gaivota na gestão do falecido João Bonamigo (MDB), foi condenada em ação civil pública promovida pelo Ministério Público, por ato de improbidade administrativa que causou prejuízo superior a R$ 90 mil aos cofres públicos no final de 2012. Ela dava baixa em dívidas de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sem o devido recolhimento para facilitar a venda de imóveis. 

FALECIMENTO DO BISPO

Recebi a informação na madrugada desta terça-feira (18) do falecimento do turvense Dom Moacir Grechi, arcebispo honorário de Porto Velho.

Na foto, Cláudio Gomes, de Araranguá, na semana de preparação para a festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens de 2018.

“Ele residiu em Araranguá em sua infância, éramos próximos. Meu irmão foi seu companheiro de seminário no Turvo”, lamenta Cláudio.

CONTESTA O PREFEITO

O servidor do setor de fiscalização da Prefeitura, Paulo Ricardo Pacheco, que foi o secretário executivo do Conselho de Inovação de Araranguá, em suas redes sociais, contestou o teor da matéria veiculada no portal post.tv.br e por esta coluna.

Alega que foi o prefeito Mariano Mazzuco quem ‘comandou o jogo’, fez alterações por lei, limitou o trabalho de seu vice, Primo Junior (PL), à frente da presidência do Conselho Municipal de Inovação.

De acordo com Paulo, servidor do setor de tributos, Mazzuco não criou o Fundo Municipal e não destinou a verba prevista para a inovação (Lei Complementar nº 197/2017); o ex prefeito Sandro Maciel (PT) havia sancionado Lei Complementar 168/2015 para ordenar a Inovação em Araranguá, que foi revogada por Mariano.

Com a saída de Primo Junior da presidência do CMI, o prefeito, com aprovação da Câmara, trouxe o Conselho para seu controle, que passou a ser presidido pelo servidor Gesse Espíndola (setor de tributos).

O vice prefeito pediu para se afastar por falta da criação do Fundo Municipal de Inovação. Com o afastamento de Mazzuco (em junho de 2018) para tratamento de saúde, Primo Júnior criou o Fundo Municipal de Inovação dentro do orçamento do município.

 

PRÉDIO DA INCUBADORA

O prefeito Mariano Mazzuco (Progressistas) alega que que seu vice se afastou no governo, mas não fez andar o Centro de Inovação. “Ele teve tempo suficiente para acelerar, mas não acelerou”, disse à Post TV.

Paulo também contesta. “[….] o prédio foi alugado por Mariano por dispensa de licitação no processo de compra 88/2017, para o período de 01/08/2017 a 31/07/2018… o Fundo Municipal de Inovação foi criado por Menegalli em julho de 2018, em julho de 2017 Menegalli [….] não podia ordenar despesas. Quem assinou o contrato com a A.G Imóveis Ltda EPP foi Mazzuco, que realmente deixou o prédio às moscas [….]. O aluguel do prédio entre 2017 e 2018 não saiu da rubrica do FMI mas, das rubricas de aplicações diretas do Dpto de Indústria e Comércio, da Secretária de Planejamento [….]. O pavilhão em tela tem 2.772,25 M2 e hoje, quando o Conselho de Inovação está sob o “controle” de Mazzuco, a utilização para a incubadora é de cerca de 50% do espaço disponível [….]”, dispara.

TAMBÉM REBATE

O prefeito Mariano disse que quando Primo Junior assumiu como prefeito interino ele montou um gabinete próprio para trabalhar, levou servidores para ajudá-lo. O próprio vice prefeito foi quem respondeu à crítica: ““Eu coloquei ali pra trabalhar, pessoas de mina confiança. Os que estavam lá são de confiança do prefeito. São muitos documentos a assinar. Eu precisava de pessoas de minha confiança”. 

OBRA PARALISADA

Outro tema que havia criado uma indisposição entre Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) e Primo Junior (PL) foi a obra da ciclovia da ARA-227, ligando o trevo das praias ao Morro dos Conventos.

O vice prefeito, que havia dado a Ordem de Serviço a empresa Crema, até gravou vídeo em que dizia que a obra estava parada.

O prefeito convocou o então secretário de Planejamento, Fernando Serrano (PL), para dizer que estava tudo bem com a obra. Depois do mal estar, a situação confirmou-se, a empresa abandonou a obra e nada mais foi feito.

Corre-se o risco de ter que cancelar a licitação ou chamar a segunda colocada para executar a obra, já que o prazo para execução já está esgotado. Dificilmente se consegue fazer esta obra antes do verão.

CHABÚ NA CAPITAL

Depois de um dia tenso, o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (ex-MDB e quase no DEM), foi solto no final da noite. Ele foi detido pela Operação Chabú, da Polícia Federal, que investiga um esquema de proteção a um grupo político. Aguardemos os desdobramentos.