Search

Polícia Ambiental troca de comando na região

Tenente Schneider, após mais de 5 anos de comando, deixa o quartel nas mãos do tenente Flávio, que se coloca à disposição da população

A Polícia Ambiental da região de Araranguá deve mudar de comando nesta quinta-feira, dia 13. A cerimônia deve acontecer na sede do quartel, no Parque Ecológico de Araranguá e prestigiará os bons trabalhos realizados pelo Tenente João Hélio Schneider, que ficou por quase 5 anos e meio à frente do quartel.

Em tom de despedida, o policial falou ao Enfoque Popular e elogiou sua equipe e agradeceu a parceria dos colegas. “Foi um período de muita aprendizagem e trabalho, é um quartel bastante técnico, com policiais bem qualificados e multimissão, para atender ocorrências ambientais e rotineiras de polícia ostensiva comum”, diz. 

Enumerando as principais ocorrências atendidas neste tempo em que esteve no comando do quartel, o tenente Schneider alega que a maioria tem relação com questões de mineração, algo bastante presente na região. “Também fazemos muito licenciamento ambiental, atuamos em algumas questões de desmatamento, pesca e, nesta época de inverno, com mais incidência de caça”, relata.

O tenente deverá continuar na Polícia Ambiental, comandando, em Florianópolis, o pelotão do Parque Estadual do Rio Vermelho, onde assume em agosto. Ele garante que poderá retornar à região quando houver solicitação de apoio ou em operações conjuntas. 

Sobre as ações realizadas enquanto esteve à frente do quartel, destaca-se a conquista de melhores equipamentos para a tropa, com melhor armamento, armamento não-letal, computadores, viaturas e embarcação nova. “Conseguimos fechar alguns projetos e os que estão em andamento serão executados, como a reforma do quartel, no alojamento”, conclui.

O tenente Schneider, agora, deve passar o comando ao tenente Flávio Andrade e Lopes, que assumirá a tropa com projetos em andamento e muito trabalho pela frente. 

O próprio novo comandante reconhece que trabalhar no sul catarinense é complicado e exige foco. “É uma região extensa, compreende 25 municípios, várias características. Possui litoral, envolve pesca, área de preservação permanente, flora, fauna, vegetação nativa, área urbana e rural, com empreendimentos capazes de produzir impacto ambiental. De um modo geral, é uma região bastante complexa”, descreve.

Ao receber o comando do colega, o tenente engrandece o trabalho já realizado por Schneider e se diz disposto a buscar, cada vez mais, melhorar os serviços que a Polícia Ambiental presta na região. “Minha expectativa é dar continuidade ao trabalho que veio sendo executado pelo tenente Schneider, que fez um excelente comando, trabalhar junto com os demais órgãos objetivando prestar um melhor serviço, com coletividade, ao que diz respeito à proteção e gestão do ambiente”, completa.