Search

PSD reunido; Osmar no TJSC; Saúde no STF; e outros pitacos

COM A ”CHAVE DA CASA”

Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Mineiro (PSD), fez a entrega das escrituras aos moradores da comunidade de Sol Poente. O projeto de regularização fundiária foi executado pela Adehasc – Associação para o Desenvovolvimento Habitacional de Santa Catarina, em parceria com o município, apoio do Cartório de Registro de Imóveis, e Câmara dos Vereadores. Dos 9 vereadores, 7 participaram da solenidade.

Na entrega dos documentos, um funcionário da Adehasc, prata da casa, ajudou a execução do projeto, o engenheiro agrimensor Anderson Panatta.

No final do discurso o prefeito Minero disse que sua meta é passar de 1.400 escrituras regularizadas até o final do mandato.

GOVERNADOR ARTICULADOR?

O provável enfraquecimento de Júlio Garcia (PSD) no comando da Assembleia Legislativa após a deflagração da Operação Alcatraz (nome da mais conhecida prisão de segurança máxima americana) – embora tenha recebido apoio de quase todos os colegas de parlamento, pode ter sido um dos motivos para a aproximação do governador Carlos Moisés (PSL).

Como a operação da Polícia Federal se deu no âmbito da Epagri e da Secretaria de Administração, certamente o governador havia sido alertado do estrago que ela poderia causar no parlamento. O vice-presidente da Casa é do MDB, Mauro de Nadal. Em um eventual naufrágio do presidente, claro que são meras especulações, mas quem sabe o dia de amanhã, a tacada teria sido de mestre. Teria o presidente e a maior bancada como aliada.

Outra possibilidade é a de garantir que o MDB ou alguém de seu grupo esteja no comando da Alesc de 2021 a 2022, momento chave para a validação deste governo na nova “velha política”.

PSD REUNIDO

Gisela Scaini (PSD) comandou o seminário regional do partido – Ciclo de Formação de Novos Líderes, que aconteceu em Araranguá, na sede da Epagri, quinta-feira (6). Até havia a expectativa para a vinda do deputado federal Júlio Garcia para o evento, mas ela não se concretizou.

O primeiro encontro contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas. O próximo será nesta sexta-feira (7), na região da Amurel, na cidade de Tubarão, e sábado (8) na região da AMREC, em Criciúma.

O secretário de Planejamento de Araranguá, Francisco Dielo (ex-PV), participou ativamente.

 

GOVERNO COM MAIORIA ABSOLUTA

Diferente do que aconteceu em seus dois primeiros mandatos, o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco Neto (Progressistas), terá, como presidente da Câmara por 4 anos um vereador de seu partido, Daniel Viriato Afonso. No final de seu segundo mandato, o PP teve a presidência com José Hilson Sasso (PP).

Esta situação, e mais o fato de ter uma maioria folgada de sua base de apoio, tem dado tranquilidade para o prefeito passar a maioria esmagadora dos projetos que leva a apreciação do Poder Legislativo. Exceção, por ora, a criação de cargos em comissão.

O prefeito Sandro Maciel (PT) trabalhou – segundo o vereador Jorginho (PT), com 186 cargos. Mariano trabalha com menos de 100 comissionados. Agora, o prefeito entende que a situação melhorou e quer autorização para “reformar a reforma administrativa” que fez no início desta gestão 2017-2020.

Na política, historicamente a ocupação de espaços no Executivo ‘faz parte do jogo’. E os vereadores que estão na base de apoio do governo estão se valendo desta, digamos assim, ‘velha prática’.

LOTEAMENTO DE CARGOS?

O vereador Diego Pires (PDT) não deve indicar cargos no governo, por isto, indicou Donizete Martins da Rosa para a Diretoria Administrativa da Câmara. O vereador Jorginho Pereira (MDB) indicou Fabrício dos Santos Segundo para o cargo de diretor de Indústria e Comércio, pasta ligada a Secretaria de Planejamento. O vereador Ronaldinho (MDB) indicou o filho, Fabiano Trombin Soares, para o cargo de diretor de Operações do Samae. O vereador João Abílio Pereira (Republicanos) tem o filho, Welinton Pereira, como diretor de Agricultura.

PALESTRANTES DO FÓRUM

Estão definidos três palestrantes do Fórum Amesc do Amanhã, que acontece dia 14 de junho em Turvo.

José Roberto (Observatório Social de Maringá), falará do processo de planejamento do desenvolvimento socioeconômico de Maringá, região do café, no Paraná.

O secretário do Desenvolvimento Socioeconômico do município de Linhares, no Sul do Espírito Santo, conta os cases de sucesso da cidade, por sinal que também tem plantio de café, uma oportunidade de abertura de negócios para a região. Uma empresa da região, a Brandão Metais, se instalou no Espírito Santo e teve muito êxito. Quem sabe agora inverte-se o eixo e alguma empresa de lá se instala por aqui.

A professora Melissa Watanabe, Coordenadora do Mestrado e Doutorado de Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc, será a palestrante do time da casa.

OSMAR NO TJSC

Filho do ex-prefeito de Araranguá, Osmar Nunes, é o mais vais votado nas listas sêxtupla – elaborada pela OAB/SC e na tríplice, pelo TJSC, advogado Osmar Nunes Júnior é nomeado desembargador do TJSC pelo governador Carlos Moisés.

Advogado de Balneário Camboriú e nascido em Araranguá, tem 54 anos, pós-graduação em direito penal e mestrado em ciências jurídicas. É advogado militante desde 1990, foi professor de graduação e pós-graduação e orientador de bancas examinadoras na Univali (Itajaí) e na Escola Superior do Ministério Público.

SAÚDE NO STF

Os presidentes da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, deputado Zé Milton (Progressistas), da FEHOESC/FEHOSC, Altamiro Bittencourt e Hilário Dalmann estiveram reunidos com demais representantes dos Hospitais Filantrópicos e jurídico da Assembleia Legislativa para tratar das medidas a serem tomadas contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade as Emenda da Saúde, que o Governo do Estado protocolou no Supremo Tribunal Federal, no dia 21 de maio.

Para as lideranças o Governo erra ao judicializar a Emenda da Saúde, que define critérios técnicos para a destinação de 10% do Fundo Estadual de Saúde para a Rede de Hospitais Filantrópicos.

A Frente em Defesa da Saúde e a presidência da Alesc também irão tentar uma audiência com os ministros Toffoli e Fux para apresentar os argumentos e dados da rede Filantrópica que é a porta de entrada de 70% da população catarinense ao Sistema Único de Saúde.  

CAEM OS VENDILHÕES DO TEMPLO?

O deputado federal Celso Maldaner (MDB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para informar que assume comando do partido em Santa Catarina, onde tem mais de 800 vereadores e 101 prefeitos, a maior bancada estadual do país (9 deputados), perde apenas para Minas Gerais e Rio Grande do Sul em número de federais. O deputado faz parte do grupo que quer desbancar o atual comando nacional do partido (de Temer, Jucá, Calheiros…) por Simone Tebet, Pedro Simon, Alceu Moreira e José Ivo Sartori.

NOTAS FINAIS

  • O evento do Beloli, que acontece sábado (8), em Criciúma, irá reunir uma grande leva de políticos da região mineira. Uma espécie de articulação para formar um grupo para disputar as eleições contra Clésio Salvaro (PSDB).
  • É dito nos bastidores que Eduardo Moreira (MDB) assumiria o comando apenas para poder sanear o partido, que detém dívida milionária a quitar, mesmo assim há quem resista, mas não paga a conta;