Search

DÓRIA E O PSDB; MALDANER E O MDB; TURVO E O FÓRUM AMESC DO AMANHÃ; E OUTROS PITACOS

DÓRIA NO COMANDO DO TUCANATO

O movimento que levou João Dória – apadrinhado político de Geraldo Alckmin, ao comando do PSDB nacional, leva a algumas considerações: Primeiro, que os tucanos estão se preparando para as eleições de 2022 e com costuras desde agora para possíveis acordos para as eleições de 2020. MDB e DEM estão no radar do PSDB. Depois, se este acordo vingar, não será um bom presságio para o governo de Jair Messias Bolsonaro (PSL). PSDB, MDB é DEM aliados podem dar mais dor de cabeça que o Centrão.

O prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel (PSDB), estava em Brasília para a XV Convenção Nacional do PSDB, e entregou ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB), o folder de Praia Grande, a Capital Canyons.

VOLTOU PARA SAMPA

O tucanato paulista, com Mário Covas, Fernando Henrique, José Serra e Geraldo Alckmin, agora comanda com Dória. Antes foi comandado pelo PSDB do Ceará, de Tasso Jereissati e Ciro Gomes, e depois pelo mineiro, de Aécio Neves e Anastasia.

PODE FORMAR TIME

Em Santa Catarina, MDB e PSDB estiveram na mesma aliança em 2018. Já o DEM, emprestou o nome para vice na chapa junto ao PSD e Progressistas. Sob o comando de Raimundo Colombo (PSD) e Júlio Garcia (PSD), a guinada do partido deverá ser na direção do MDB.

MOTA COM MALDANER

A vitória do deputado federal Celso Maldaner contra o senador Dário Berger nas convenções no MDB, realizadas neste último sábado (1), tem alguns significados.

Primeiro, mesmo rodando o Estado inteiro e dialogando com as bases do partido, a vitória foi de apenas 39 votos a 31 na cúpula do novo Diretório. Foi ainda menos democrático que a escolha por delegados. Enquanto Maldaner rodou o Estado, Berger buscou convencer direto as lideranças do partido. Como o momento político atual é diferente, acabou vencendo esta estratégia do “olhar no olho dos partidários”.

A segunda questão é que a derrota de Berger, como não foi acachapante, deixa Berger no páreo para ser o candidato a governador em 2022. Terá que pleitear a presidência para os dois anos finais de seu mandato como senador. 

O ex-deputado estadual Manoel Mota está no gabinete de Celso Maldaner.

 

NOÊMIA NO PSD

A esposa do vice-prefeito de Jacinto Machado, Aldo Brognoli (PSD), Noemia Nicolau Brognoli, permanece no PSD, para contribuir com o atual governo de João Batista “Gaiola” Mezzari (PSD).

Semana passada Noemia teria participado de uma reunião do PP de Jacinto Machado, chegou a se filiar ao Partido Progressista, mas recuou e solicitou o cancelamento da ficha. 

 

ACORDO NA AMOCA

Venceu a chapa de consenso na Associação de Moradores da Comunidade da Cidade Alta, em Araranguá. Aloísio Bertoncini será presidente e Éverton da Silva o vice. Sem disputa, o quórum da votação foi baixo: 145 votos – 12 a mais que a anterior, 133.

 

ENCONTRO DA IMPRENSA

Bela iniciativa a 9ª Feijoada da Imprensa, realizada sábado (1º), no Hotel Bormon, em Nova Veneza, iniciativa da Alfa Comunicação (Andressa Fabris) e da agência Shopping de Ideias (Jairton Manique Barreto). O prefeito Rogério ‘Géio’ Frigo (PSDB), de Nova Veneza, prestigiou a turma da imprensa escrita, falada e televisada.

TURVO E O FÓRUM AMESC DO AMANHÃ

Na sexta-feira (31), representantes da Unesc estiveram na Câmara de Vereadores de São João do Sul para a reunião dos prefeitos da Amesc, parte da programação da Festa do Colono.

O Fórum, a exemplo da edição realizada em Criciúma em 2018, tem a proposta de levantar as demandas, necessidades, ideias e contribuições para que sejam precursoras do desenvolvimento regional.  O evento será realizado em parceria com a Rádio Som Maior.

A chefe de gabinete da reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes, tratou do ‘Fórum Amesc do Amanhã’, que será dia 14 de junho, sexta-feira, a partir das 7 horas da manhã, e envolve prefeitos, parlamentares, equipe de gestão, empresários, entidades e comunidade em geral.

A coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), Melissa Watanabe, apresentou a metodologia que será realizada no Fórum.

A coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, também convidou os prefeitos para visitarem o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) no dia 18 de junho.

DENTRO DO CAMPUS

O deputado federal Ricardo Guidi confirmou nesta segunda-feira (3), com a reitora Luciane Ceretta, prefeito Clésio Salvaro (PSDB) e o vice Ricardo Fabris (PSD), a destinação de recursos no valor de R$ 1,5 milhão para a construção de passarelas dentro da UNESC. Foi um compromisso assumido com a UNESC em 2018, para aa construção de passarelas para interligar os prédios da universidade.

CONSELHO TUTELAR E O MP

Em Araranguá, há um empecilho para a escolha dos novos conselhos tutelares. Enquanto o presidente do CMDCA, Francisco Dielo, entende que a lei municipal exige que os interessados tenham Carteira Nacional de Habilitação, o Ministério Público entende que não haja esta necessidade porque entende que a Prefeitura deva disponibilizar motorista.

As inscrições vão até 17 de junho, mas o MP pode pedir adiamento.

A BENÇÃO DE FRANCISCO

O empresário Ademir Maçaneiro (Queveks do Brasil, Araranguá), acompanhou o bispo Dom Inácio Flach e o reitor do seminário filosófico de Brusque, padre Antônio Madeira, em uma viagem à Itália. No Vaticano, estiveram com o papa Francisco, o argentino Jorge Bergóglio.

TEMPO BOM

Esta terça-feira (4), teve ter nuvens baixas, declínio acentuado da temperatura em todo o estado, mas predomínio de sol e tempo firme.