Search

A volta da secretaria de finanças; reencontro de Prefeito e ex; Neguinho para Prefeito; e outros pitacos

Conforme antecipado pela coluna, o ex-prefeito Primo Menegalli (DEM-MT) está em Araranguá e participou do almoço com lideranças locais nesta terça-feira (21).

Sentaram à mesa Primo Junior (PR), Guilherme May (Progressistas) e mais 5 vereadores – Igor Gomes (PV), Jacinto Dassoler (Progressistas), Tano Costa (Progressistas), Vidrinho (PR) e Jorginho Pereira (MDB).

O vereador Paulinho (PSD) era esperado, mas não participou porque estava em compromisso em Florianópolis.

Como pontou um dos que estavam no almoço, foi uma conversa superficial, com as eleições de 2020 em pauta.

 A VOLTA DO CARGO

 Está na Câmara de Vereadores de Araranguá um projeto encaminhado pelo Poder Executivo para desmembrar a Secretaria de Administração e Finanças, em duas pastas. O paço municipal quer voltar com o modelo anterior e que foi justamente mudado na reforma administrativa que Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) apresentou ao assumir este novo mandato.

Na primeira gestão de Mazzuco (2005 a 2008), a pasta funcionava como Administração e Finanças e era ocupada pelo vereador licenciado Daniel Viriato Afonso (Progressistas). Na gestão seguinte, para separar a atuação política da técnica, o prefeito dividiu as pastas. Daniel Viriato voltou a ocupar o cargo, como secretário de Administração, e a tesoureira Rosana Rafael foi alçada ao posto de secretária de Finanças.

Na gestão de Sandro Maciel (PT) – 2013 a 2016, não só foram mantidas as duas pastas, como foram criadas diversas subsecretarias. Quando o ex-prefeito devolveu o município a seu antecessor, Mariano, este fez nova reforma administrativa. Extinguiu diversos cargos, e unificou pastas, como no caso, as pastas de Administração e Finanças para conter gastos.

Agora, Mazzuco quer voltar ao que existia quando saiu e colocar Rosana Rafael na Finanças e manter Auderi Antônio Castro como secretário de Administração.

 

NA FESTA DO EVALDO

 O aniversário do diretor da Rádio Araranguá, Evaldo Stopassoli, nesta terça-feira (21), foi capaz de botar numa mesma foto o prefeito Balneário Arroio do Silva, Juscelino “Mineiro” Guimarães (PSD) e o ex-prefeito Evandro Scaini (PSD), junto com o presidente do PSD de Araranguá, Nilson “Tainha Costa, e ainda os antagonistas históricos de Progressistas, Daniel Viriato, e MDB, Manoel Mota e seu filho, Motinha.

DOIS TEMAS EM PAUTA

Na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, nesta terça-feira (21), os vereadores não usaram a palavra livre. Foi aprovada uma nomenclatura de rua e uma indicação.

30 CÂMERAS DE SEGURANÇA

Araranguá terá em breve a instalação de 10 câmeras de segurança, projeto capitaneado pelo Fórum Municipal de Segurança. O projeto é implantar mais 10 numa segunda etapa e depois mais 10.

NOMES PARA SUCESSÃO

O prefeito de Maracajá, Arlindo “Lale” Rocha (PSDB) – que não disputa a reeleição, e o presidente da Câmara, Alacide Luiz Rocha (MDB) fizeram uma espécie de pacto nesta terça-feira (21). Gravaram vídeo juntos em que concordam em apoiar o mesmo candidato, o secretário de Agricultura, Luiz Ivalnei “Neguinho” Martinelli (PSDB). Alacide chegou a dizer que Neguinho é o nome para uma “chapa de consenso” no município.

O vice-prefeito Ademir de Oliveira (Progressistas) tem dito que não irá disputar a Prefeitura, mas pode ser novamente vice.