Search

Eleições Araranguá 2020; e o pesadelo precatórios?; Obras tem novo nome;

Esta coluna é de quinta-feira 9 de Maio

QUEM SE HABILITA PARA A DISPUTA?

O processo político em Araranguá, passa por um momento delicado. Isto porque as pessoas costumam se queixar, falar mal dos políticos, mas poucos tem a coragem de colocar “a cara no santinho”.

Antes de março de 2020, não saberemos de fato quem vai chegar às convenções como candidato, seja a prefeito, vice-prefeito ou a vereador.

Esta ‘síndrome do apavoramento pré-eleitoral’ faz com que diversos nomes sejam levantados, mas que poucos consigam chegar ao final.

Passa ano e entra ano e os mesmos nomes frequentam a lista de pré-candidatos. Dá para tirar da relação de interessados apenas os ex-prefeitos (Gercino Pascoali, Osmar Nunes, Manoel Mota, Neri Garcia, Sandro Maciel, Primo Menegalli, Dau Ghizzo) e outros candidatos como João dos Pintos, José Carlos de Souza, Herval Casagrande.

Poucos nomes acabaram se confirmando como Chico (PT), Beto Coan (ex-PTB) e Anísio (MDB), nas eleições de 2016, que tiveram a coragem de ir para a disputa, caso de Dilnei Almeida (PP), em 2012.

Por anos Sandro Maciel, Rodrigo Turatti, César Cesa, Mariano Mazzuco, acabaram monopolizando as candidaturas. Será que desta vez, para 2020, a tal síndrome não fará desaparecer os interessados?

UMA COISA É CERTA!

Os políticos que já estão com mandato, caso dos 15 vereadores, vice-prefeito e prefeito, tem que começar a pôr o pé-na-estrada.

Até aqui, a vantagem é apenas de quem está com a máquina na mão. Enquanto os grupos políticos fingem (com raríssimas exceções) tentar formar algum projeto.

E se não trabalham já para montar suas chapas, cada vez mais fica difícil de achar um caminho.

Com o fim das coligações proporcionais, o ‘buraco fica mais embaixo’.

Não existe mais aquele formato que perdurou até as eleições de 2016, em que os vereadores e outros pré-candidatos decidiam para qual aliança ir somente às vésperas das convenções, ou até no final delas.

AGORA É DIFERENTE!

Agora, quem não tiver espaço definido terá pouca chance de eleição. O modelo deverá melhorar a política mais a frente, mas agora, deve mesmo ajudar quem já tem mandato.

Quem está debaixo do guarda-chuvas dos partidos maiores, Progressistas, MDB e PT, partidos com histórico de chapas mais fortes, tem mais chance de eleição.

O que muda é que estes partidos receberão vereadores com mandato e pré-candidatos com potenciais de votos, para disputar uma legenda que deve precisar de 2600 a 2700 votos para eleger um vereador.

Partidos sem candidato a prefeito deverão se esvaziar. As três siglas maiores deverão receber vereadores. PSDB, PSB, PDT, PV, Republicanos (ex-PRB), Cidadania (ex-PPS), PR e PSD, controlam 8 cadeiras da Câmara. Se não fizerem um projeto conjunto, terão poucas chances de levar nome para Câmara;

PRECATÓRIOS: NOVO FÔLEGO

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador Rodrigo Collaço, homologou o plano de pagamento de precatórios apresentado por Araranguá.
O município vai pagar a parcela suficiente para a quitação dos Precatórios até dezembro de 2024, no valor de R$ 363.999,70, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com a Receita Corrente Líquida (RCL).

O procurador geral, Dik Robert Daniel, comemorou a decisão. “A mesma gera a estabilidade e confiança necessária para o Poder Executivo poder administrar o município de Araranguá, cumprindo a sua missão de defender os anseios da população”, pontua.

Com isto, Araranguá e seus atuais R$ 25 milhões em débitos, com mais de 700 precatórios, passa a respirar aliviado.

Dik Robert Daniel

 

OBRAS TEM NOVO NOME

Alfredo Afrânio Ronconi não é mais o secretário de Obras de Araranguá e volta para as suas funções, já que é servidor de carreira do município. o Prefeito Mazzuco Neto (Progressistas) nomeou para o cargo Guilherme Peruchi, engenheiro civil.

De acordo com o prefeito, a opção é técnica, pois, nos próximos dias, iniciam as obras dos 2 pacotes (de 3) do Programa Avançar Cidades. O prefeito quer aproveitar o fato de que Guilherme é engenheiro para facilitar na fiscalização das obras. 

O início das obras depende apenas da aprovação na Câmara de Vereadores da Contribuição de Melhorias, ou seja, a parte que o cidadão beneficiário destas mesmas obras terá que desembolsar (para compensar o ganho imobiliário que tem em caso de pavimentações).

As obras iniciam pelos bairros Coloninha, Arapongas e  Jardim das Avenidas. 

O Guilherme Peruchi é engenheiro civil com longa experiência na construção de rodovias e grandes obras de infraestrutura.

Não é servidor do município.

 

SEGUE EM LISBOA

Até a madrugada desta sexta-feira (10), a situação do corpo do médico Francisco Crespo Viegas, o Chiquinho, ainda permanecia na mesma. Ele faleceu quarta-feira (8), em um hotel na capital portuguesa.

Até o momento, a autoridade lisboeta não conseguiu resolver as questões legais para liberar o corpo, que será embalsamado para ser transladado de volta a Araranguá.

CHIQUINHO