Search

SERÁ QUE POLARIZA PP X MDB?

Em Araranguá, após o feriado de aniversário da padroeira, devem começar as articulações para a sucessão municipal. Os nomes que devem ser considerados no momento são aqueles de agentes políticos que estão no cenário, que já são conhecidos do eleitor.

Qualquer pesquisa de opinião hoje deve considerar os nomes do prefeito Mariano Mazzuco Neto, Daniel Viriato Afonso (presidente da Câmara) e José HilsonSasso (diretor geral do Samae), todos do Progressistas.Pelas mãos dos três devem passar o orçamento municipal, em 4 anos, cerca de R$ 600 milhões. Ter o poder de decidir o destino de um montante destes, implica em muito poder, o que os coloca com certeza no páreo.

O movimento feito por Anísio Premoli, que nas eleições para Assembleia Legislativa trabalhou por Rodrigo Turatti (PSL), implica numa certeza: César Cesa é praticamente unanimidade dentro do MDB. Após as eleições de 2016, o ex vice-prefeito de Araranguá, não parou de fazer visitas, costurar apoios. Chega com força para a disputa depois de ter preferido não disputar a cadeira de prefeito.

 

O FIM DAS COLIGAÇÕES

Cesar deve costurar a unificação da bancada, que hoje tem apenas 2 vereadores – Ronaldinho Soares e Jorginho Pereira, e depois buscar conversas com os demais partidos. O fortalecimento das legendas de vereadores é a coisa mais importante a se fazer no momento, isto porque não se sabe de fato onde estarão os atuais vereadores por causa do fim das coligações proporcionais.

O destino de Jacinto Dassoler (Progressistas), Tano Costa (Progressistas) e Vidrinho (PR), ainda não é certo – foram convidados pelo PSD para trazerem Guilherme May (Progressistas), que é genro de Jorge Boeira(Progressistas), mas há uma possibilidade de ser até no MDB – o convite já houve. A ida de João Abílio Pereira (PRB) para o PDT é dada como certa, assim como a idade Diego Pires (PDT) para o PSB. Esta movimentação na Câmara terá, por certo, relação com o novo cenário.

 

O VICE NO TABULEIRO

Outro nome que pode vir forte para as eleições é o de Primo Menegalli Junior (PR). É o herdeiro político de seu pai, que administrou a cidade por 2 mandatos e nunca sai da memória dos araranguaenses. Primo Junior trabalha com a estratégia do stand bye, ou seja, aproveitou o gelo que recebeu do prefeito que ajudou a eleger, Mazzuco, e passou a ser um observador da atual gestão.

As lideranças próximas cobram do vice-prefeito uma posição sobre uma futura candidatura a prefeito. Pela posição de Primo Junior passa a decisão de Vidrinho, único vereador do partido. Caso passe a agir como possível candidato a prefeito é capaz de não só manter o atual vereador como também de atrair outros vereadores e lideranças. Sem candidatura a prefeito, o PR fica na lista de partidos pequenos e com poucas chances de fazer legenda para eleger um vereador.

 

NO PÓS LULA

O PT teve mais força na cidade, até que Sandro Maciel chegasse a Prefeitura. A queda vertiginosa se deu quando o então prefeito decidiu não concorrer à reeleição. Os nomes do partido para uma eleição devem ser o de Sayonara Pessoa – presidente do partido, vereador Jair Anastácio e suplente Ozair Banha da Silva.

Mesmo com os resultados negativos das últimas eleições, o PT segue com força na cidade. Deve ser procurado para alianças, tanto por Progressistas quanto por MDB.

 

NA ERA BOLSONARO

O que deveremos saber até o final do ano ou no máximo até a abertura da janela para troca de partido, em março de 2020, é se a chamada “Onda Bolsonaro” alcança as eleições de 2020.

Logo após as eleições, o presidente do MDB, César Cesa, fez a previsão de que “o rio corre para o mar”, que a eleição passada foi um “ponto fora da curva”. É preciso conferir se os governos de Jair Bolsonaro e Carlos Moisés se consolidam até o início de 2020.

Em Araranguá, lideranças que despontaram como de direita, PSL (como rodrigo Turatti), e da Direita Araranguá e mais a turma que tenta fundar a UDN na cidade, trabalham para manter a chama acesa. Tanto que promovem dia 11 de Maio um seminário direitista, o “Desenvolver e Agir”.

 

PAULÃO NA ÁREA

Na vizinha Timbé do Sul um nome vem despontando para a disputa a cadeira de prefeito pelo MDB, o de Paulo Bernahardt, o Paulão, ex-presidente da Associação Mantenedora do Hospital Santo Antônio. Fez neste 30 de Abril agenda de candidato. Foi ao DNIT SC para ver a situação das indenizações dos terrenos que ficam na rodovia BR-285, a Serra da Rocinha.

ÉTICA PARA OS MÉDICOS

Entrou em vigor nesta terça-feira (30)  novo Código de Ética Médica (CEM), a versão atualizada de um conjunto de princípios que estabelece os limites, os compromissos e os direitos assumidos pelos médicos no exercício da profissão.

 

EDIÇÃO 2080

O jornal Enfoque Popular completa neste 30 de abril 9 anos de história, dos quais 8 deles como diário de Araranguá e com circulação na Amesc.