Search

Ex-deputados “aproveitados” no Legislativo; e outros pitacos da coluna

NO GABINETE DE MALDANER

Era de se esperar que o ex-deputado estadual Manoel Mota (MDB) fosse alocado no gabinete do deputado eleito – e apadrinhado político, ex-prefeito São Ludgero, Volnei Webber (MDB). Para surpresa de muitos, Mota foi alocado no gabinete do deputado federal Celso Maldaner (MDB), deputado nascido em Chapecó.

Ou seja, o ex-deputado irá ficar como representante de Maldaner aqui na região. Nesta noite de sexta-feira (26), fará a primeira reunião do deputado com representantes da região. O MDB da região está sendo convidado.

 

EM CAMPANHA

Maldaner é pré-candidato a presidente do MDB de Santa Catarina, está rodando o estado em campanha para as convenções de 1º de junho. Outro nome que está no páreo é o deputado estadual Fernando Kreling, que é de Joinville, aliado do prefeito Udo Doehller.

O fato é que o partido sofreu uma derrotada acachapante nas eleições de 2018, com Mauro Mariani, com base em Joinville e Rio Negrinho, onde foi duas vezes prefeito. O nome mais forte era o de Udo, mas ele não teve garantias do MDB de que seria o candidato a governador e acabou não renunciando do comando da Prefeitura de Joinville.

 

NOVOS TEMPOS?

Ceso Maldaner é irmão do ex-governador Casildo Maldaner, (em tese) não representa significativa mudança de rumo no comando do partido, que por anos foi comando por Criciúma, com Eduardo Moreira, e nos últimos anos por Joinville, com Mariani.

No campo nacional, Maldaner e o senador Dário Berger trabalham pela construção de uma chapa com a senadora Simone Tebet (MDB/MT) como candidata a presidente do partido.

 

VELHOS TEMPOS

Segue a prática das casas legislativas (Senado, Câmara e Assembleia Legislativas) de abrigar ex parlamentares – alguns derrotados nas urnas.

O ex-deputado federal Cláudio Vignatti (PT), que concorreu ao governador em 2014 e não se elegeu para voltar ao Congresso em 2018, está abrigado na Alesc.

Mesmo caso dos ex deputados estaduais da Amrec, Valmir Comin (Progressistas), Claiton Salvaro (PSB) e Dóia Guglielmi (PSDB). Também estão empregados Dirceu Dresch (PT), Patrício Destro (PSB), Mário Marcondes (MDB) e Dirce Heiderscheidt (MDB), deputados não eleitos em 2018.

 

UNESC EM ARARANGUÁ

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, vice-reitor Daniel Preve e equipe, estiveram na sede da Amesc na tarde desta quinta-feira (25) para apresentar aos prefeitos o “Unesc Virtual”, que projeto será lançado no dia 7 de Maio no Grêmio Fronteira.

A implantação dos cursos de graduação e pós-graduação do Unesc Virtual foi formatada em parceria com as Faculdades do Vale do Araranguá (FVA).

FALTAM DOIS

A geógrafa Adelina Cristina Pinto (Kica) apresentou projeto de consultoria à Amesc na área de Gerenciamento Costeiro (Gerco) e implantação do Projeto Orla, que foi executado em Araranguá na gestão de Sandro Maciel (PT), está em andamento em Balneário Arroio do Silva, e parado em Passo de Torres e Balneário Gaivota.

 

CARTELAS DE MEDICAMENTOS

A Associação dos Deficientes de Araranguá (ADEAR) fechou uma parceria com Turvo. Na manhã desta quinta-feira (25), visitaram a entidade o presidente da Câmara de Vereadores, Hendel Maragno Pescador, o Tucaninho  (MDB), acompanhado do secretário de Saúde, Jonata de Toledo.

A parceria consiste na reciclagem de cartelas de medicamentos, ideia que partiu da parceira com a secretaria de turismo Helen Becker.

Toledo pretende levar ecopontos para a farmácia municipal e estender as unidades de saúdes, e posteriormente levar a ideia para farmácias privadas.

Turvo já tem o projeto de reciclagem, o SePaRe, que agora irá incluir o recolhimento das cartelas de medicamentos que serão doadas para a ADEAR, e que gerarão recursos.