Search

EVERALDO SILVEIRA: MINEIRO EXONERA SECRETÁRIO E DIRETOR; E OUTROS PITACOS

MINEIRO EXONERA SECRETÁRIO E DIRETOR

Depois de remanejar Anderson da Silveira para a Assessoria Jurídica da Dívida Ativa e transformar Hamilton Jacques (PPS/Cidadania) em Secretário de Planejamento – cargo que ocupou em gestões anteriores, a novidade deste ‘pós Páscoa’ em Balneário Arroio do Silva foi a exoneração do secretário de Administração e Finanças, Felipe Keller.

O prefeito Juscelino da Silva “Mineiro” Guimarães (PSD) o exonerou nesta segunda-feira (22) e já apresentou o substituto: Durval de Oliveira Souza Neto (ligado ao MDB), que atuou na Administração do ex-prefeito Primo Menegalli e depois no Arroio na gestão de Paulinho Vitor (MDB).

Além do secretário de Administração e Finanças, o prefeito exonerou ainda o diretor de Meio Ambiente e Turismo, Xande Inocêncio.

A medida faz parte do novo momento da gestão. Mineiro está escalando pessoas de sua indicação e também ligadas aos vereadores, que estão todos dando sustentação ao paço municipal na Câmara de Vereadores.

Praticamente ficam eliminadas as indicações/nomeações ligadas à gestão do ex-prefeito Evandro Scaini (PSD) e a Gisela Scaini (PSD), chefe de gabinete de Julio Garcia.

Mineiro, assim como acontece em todas as saídas, se limita a agradecer aos exonerados pela colaboração e elogiar a atuação de todos.

Felipe teve uma atuação austera, ao mesmo estilo de Durval. Encaminhou todas licitações, entrega o cargo com recursos em caixa, com as contas em dia, o que deve facilitar o trabalho do novo gestor da pasta.

 

CÂMARA REFERENDOU

Os vereadores de Araranguá fizeram uma sessão extraordinária no início da noite desta terça-feira (23) para aprovação do acordo entre o Poder Executivo e os servidores municipais para reajuste salarial. Com isto, o aumento já irá ser adicionado à folha de pagamento de Abril.

Na mesma extraordinária, foi aprovada a criação de 52 cargos por concurso público para a Saúde. Era uma orientação do Ministério Público para substituir cargos em Processo Seletivo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas Unidades de Saúde do município.

Com exceção de Vidrinho, que se absteve, e a ausência na sessão, dos vereadores Paulinho (PSD) e Igor (PV), os demais vereadores aprovaram a criação do concurso.

 

PÉ NA ESTRADA

O deputado federal Celso Maldaner virá a Araranguá na próxima sexta-feira (26). Está buscando apoio a sua candidatura a presidente do MDB de Santa Catarina.

 

RECONHECIMENTO

Na noite de segunda-feira (22), o empresário Evaldo e a esposa Nóbia Stopassoli foram homenageados pelo Rotary Club de Araranguá pelos serviços prestados pelas rádios Araranguá AM e Transamérica FM, e apoio às causas da entidade presidida por Maureci Rodrigues.

 

ESTÁ NA AMREC

A agência Aspekto Comunicação, de Araranguá, venceu o processo licitatório e irá cuidar da publicidade (Prefeitura e Fundo de Saúde) do município de Orleans.

 

RETOMADA DA SERRA DO FAXINAL

Na manhã, desta terça-feira (23), prefeitos, vereadores e empresários da região de Praia Grande e o deputado Zé Milton (Progressistas) estiveram reunidos com o secretário de Infraestrutura, Carlos Hassler, para obter informações e tratar da retomada da obra de pavimentação da Serra do Faxinal. Falaram do contexto histórico da obra e da importância dela para o desenvolvimento econômico regional e para o turismo.

Hassler disse que trata a obra como prioridade e a coloca na lista dos próximos investimentos do governo. Começa a busca pela renovação das licenças ambientais.

Participaram ainda o prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel (PSDB), prefeito e vice de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira (MDB) e Edson Pereira Trajano (Progressistas), prefeito de Jacinto Machado, João Batista Mezzari (MDB), presidente da ACIJAM, Adelor Emerich, presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, vereadora de Praia Grande, Maria de Fátima dos Santos, e o empresário Antenor Colares “Loro Gomes”.

Ao final ainda foi solicitado a continuidade da revitalização da SC entre Jacinto Machado e Sombrio. Outra briga será a pavimentação da SC-108, Jacinto a Praia Grande.

EMPRESTA O NOME

Patrono de uma escola estadual no município, desportista a vida toda, incentivador da prática do futebol, construiu um campo em sua propriedade para os jovens praticarem este esporte, Eufrázio Avelino Rocha, será o homenageado e terá em disputa um troféu com seu nome no Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Maracajá, neste ano. A competição inicia no dia 5 de maio, sob o comando do diretor do Departamento Municipal de Esportes de Maracajá, Bruno Pereira.

A vereadora Maria Lúcia Rocha da Cruz (MDB) é filha do homenageado.

 

APOIO ÀS MICRO

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai sancionar a lei do senador Jorginho Mello (PR) que cria as Empresas Simples de Crédito (ESC). O projeto busca criar mais alternativas de crédito, e de uma forma mais barata, para as micro e pequenas empresas e os Microempreendedores Individuais (MEI). O evento vai ocorrer nesta quarta-feira (24), às 15h, no Palácio do Planalto.

 

CENTENÁRIO DO JANGO

Proposta de Rodrigo Minotto (PDT) foi acatada pela Assembleia Legislativa. No dia 30 de abril, haverá sessão solene na Alesc pelos 100 anos de João Belchior Marques Goulart, o Jango Goulart, presidente do Brasil após a renúncia de Jânio Quadros, em 1962. O então vice-presidente ficou até ser afastado após a Câmara dos Deputados declarar a vacância do cargo.

 

DUODÉCIMO DA UDESC

O Governo do Estado emitiu ontem uma Nota de Esclarecimento dobre proposta de redução do percentual de duodécimo repassado à Udesc a partir de 2020. Disse a nota:

“[…] mesmo com a proposta de redução do percentual de duodécimo repassado à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) a partir de 2020, não haverá diminuição do valor global transferido para a instituição. Para exemplificar, houve uma sobra financeira de aproximadamente R$ 25,5 milhões no caixa da Udesc em 2018, valor este que não foi devolvido ao Tesouro. Esse recurso não aplicado não é contabilizado para o percentual obrigatório de investimento do Estado em Educação. Desta maneira, o dinheiro não devolvido deixa de ser aplicado em outras áreas de ensino, como Fundamental e Médio. Por fim, o Governo salienta que não haverá prejuízo aos serviços prestados pela instituição, uma vez que a previsão orçamentária indica crescimento da arrecadação em patamar superior a 10%”.