Search

Prefeito de Praia Grande comemora anúncio de Bolsonaro

Região

A notícia dada pelo presidente, Jair Bolsonaro, através das suas redes sociais na semana passada, dando conta da liberação das concessões para exploração do Turismo nos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, ambos em Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul é motivo de comemoração para o prefeito de Praia Grande/RS, Henrique Maciel. Em um áudio que a Post Tv teve acesso, Maciel diz que o anúncio é a realização de um sonho e dá detalhes dos projetos que poderão ser implantados a partir de então.
Com as concessões, a gestão dos parques nacionais ficará aos cuidados de empresas privadas que atendem requisitos dos maiores parques internacionais e garantidos por tratados ambientais. “Isso representa a chegada de riqueza para a nossa região e nossa população, além da melhoria da qualidade de vida. As nossas belezas naturais tem potencial para isso”, diz.
Para oficializar o anúncio, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, estará na próxima sexta, 12, numa solenidade nos Parques Nacionais que contará com a presença de lideranças políticas dos dois estados.

Empresas querem investir milhões em Praia Grande

Praia Grande tem como principal expectativa o fortalecimento do Turismo, que poderá alavancar o município que já tem algumas empresas explorando o setor, mas de portes pequenos. Segundo o prefeito, investimentos de cifras milionárias já são programados. Empresas que administram o Parque do Iguaçu/PR, Parques Nacionais da Barra da Tijuca/RJ e o paraíso ecológico de Fernando de Noronha/PE, sinalizam interesse em gerir os parques nacionais na região. “Tudo aquilo que parecia distante, chegou. Vamos assegurar estes investimentos, e consequente a geração de empregos com isso. Estas empresas devem investir em infraestrutura, principalmente, para garantir que os turistas sejam bem recebidos”.
Atualmente, a região dos cânions, recebe em torno de 200 mil visitantes ao ano, e com a concessão da gestão dos parques nacionais, as expectativa é que aumente em torno de um milhão de turistas ao ano. “
Em 2017, foi criado o Consórcio Caminhos dos Cânions do Sul, que contempla os municípios de Praia Grande, Torres, Mampituba, Jacinto Machado, Timbé do Sul, Morro Grande e outros municípios do Planalto Serrano gaúcho para cobrar ações dos governos competentes neste sentido.

Obra da Serra do Faxinal deve ser beneficiada

A obra da Serra do Faxinal, que liga RS a SC deve ser uma das mais beneficiadas com estas novidades. “devido as concessões e os investimentos privados que acontecerão na nossa região, a Serra do Faxinal é uma consequência. Uma obrigação e um dever que seja concluída”, completou Maciel.