Search

Prédios ganham destaque no horizonte araranguaense

Quem costuma observar os horizontes de Araranguá, já percebeu o número de prédios que apareceram no decorrer dos últimos anos. Aqui e ali, guindastes mudam a paisagem, construções se levantam e a Cidade das Avenidas vai ficando com ‘cara de cidade grande’. Essa ‘verticalização’ já era esperada por algumas autoridades em diferentes setores da economia, e está até atrasada na previsão de alguns órgãos do Governo Municipal.

O Plano Diretor de Araranguá tem diferentes parâmetros para regulamentar essas construções. Na área comercial central, por exemplo, nenhum prédio pode passar de 12 andares de altura, podendo ter um andar extra, caso o térreo seja destinado a uma garagem. “A lei do Plano Diretor está sempre em constante mudança para se adaptar à realidade do município. Tem-se buscado essa verticalização, até porque houve uma valorização muito grande dos imóveis, e quando se adquire um espaço vazio, pensa-se logo em colocar nele o maior número de propriedades possível”, explica o secretário de Planejamento de Araranguá, Francisco Diello.

Ele também observa a paisagem diferente no horizonte araranguaense, e acredita que essa é uma tendência que deve se fortalecer. “É algo interessante para comerciantes e município, já que é valorizado o centro da cidade. Além disso, isso significa que aqui já há uma infraestrutura adequada para receber um bom número de pessoas”, comenta.

Diello ainda pontua que, quanto maior a demanda de pessoas, mais será necessário mudanças dentro da legislação e até da estrutura da cidade, mas isso é adaptável e já começou a acontecer. “Acreditamos que nos próximos 5 anos a tendência dessa verticalização é que continue a crescer. Havia um problema de legislação, mas isso já foi resolvido, o que deve alavancar essas construções”, completa.

De agora em diante, cada vez mais, monumentos de concreto devem se erguer e dar novo corpo à Cidade das Avenidas. Na edição de segunda-feira, o Jornal Enfoque Popular deve trazer mais detalhes sobre o assunto em uma entrevista com um empresário da construção civil que está com grandes planos para Araranguá.