Com exposições, Ação Social e resgate histórico, a festa teve espaço para esporte, cultura e até 139 quilos de bolo.
A cidade de Araranguá celebrou nesta quarta-feira seus 139 anos com uma grande festa na praça central Hercílio Luz. A programação começou ainda pela manhã, com Ação Social e solenidade com presença de autoridades municipais. O público ainda pôde contemplar uma exposição com trechos das história do município contada através do diário de Bernardino Senna Campos, e belas imagens criadas pelo artista araranguaense João Miot.
Com o sol brilhando e clima de festa, o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, agradeceu aos presentes e a quem ajudou na montagem da celebração, aproveitando para parabenizar a aniversariante do dia. “Araranguá é um município espetacular, a que Deus deu uma natureza exuberante, e nossos munícipes souberam trabalhar e produzir de modo que hoje somos um lugar muito bom de se viver”, comentou.
Ao falar sobre seus anseios para o futuro da cidade, Mariano usou sua voz para ecoar as de muitos moradores. “Queremos uma Araranguá cada dia melhor, que tenha na educação um outro pilar desenvolvimentista para o município”, comentou. Durante o discurso, Mariano chamou ao palco o Nino da Barranca, como o seu Radnor José ALves é conhecido. Uma das figuras mais famosas no município, Nino conhece muito da história araranguaense, e relembrou os tempos em que o trem era o meio de escoar qualquer produção agrícola da região.
A diretora de Cultura de Araranguá, Micheline Vargas, que abriu as comemorações com uma bela exposição no museu municipal, na noite de terça-feira, também celebrou os 139 anos da cidade. “Tivemos muitas pessoas cantando parabéns a Araranguá durante o lançamento da exposição, foram mais de 220 pessoas. Podemos celebrar a história da cidade, que é muito acolhedora, muito trabalhadora. A cidade não é feita de um governo, ou dos outros. A cidade é feita por nós. Temos muito a comemorar”, declarou.
Joice Francisco, que nasceu e vive até hoje na cidade, aproveitou o feriado para sair com a irmã, a filha e a sobrinha e passear no centro araranguaense. Para ela, o que faz de Araranguá uma boa cidade para se viver, são as pessoas que vivem nela. “Gosto do povo, que é muito amável, que sabe acolher bem. Vim curtir o feriado, achei interessante a festa mostrar coisas que temos aqui, curtindo a nossa praça e o nosso centro”, completou.
As comemorações terminaram com um passeio ciclístico e corte de 139 quilos de bolo.
Galeria de fotos: