Search

Solenidade homenageia e celebra meio século de Samae

O primeiro a falar foi o atual procurador jurídico e ex-diretor do Samae, Ernani Palma Ribeiro Filho, que ressaltou a boa gestão que o serviço sempre teve e os frutos que foram e são colhidos por conta disso. “É uma jornada muito bonita e significativa. O relato da história do Samae conta uma caminhada de sucesso, começando com a implantação e continuando com todo o trabalho de sucesso que os outros fizeram”, disse. Ernani ainda elogiou a atuação dos prefeitos em cada fase vivida pela autarquia ao longo deste meio século. “Viemos em um caminho bonito em que cada prefeito fez um bom trabalho”, completou.

Osmar Nunes, que fundou o Samae em 1969, quando era prefeito de Araranguá, relembrou a história da autarquia, das dificuldades enfrentadas para conseguir levar água aos araranguaenses. “Começamos com os poços artesianos, e depois vieram os outros prefeitos, que pegaram água do açude Belinzoni e da Lagoa da Serra”, recordou.

Já o presidente atual do Samae, José Hilson Sasso, além de enaltecer as conquistas do passado, também falou dos planos para os próximos anos do serviço. “São muitos desafios e a água é muito importante para a vida dos cidadãos. Precisamos levar a questão do esgoto para o Mato Alto, Jardim Cibele, Lagoão, enfim, o restante da cidade”, começou. Sasso ainda revelou projetos que trarão mais economia para a autarquia. “Temos o projeto de energia fotovoltaica, para o Samae ser auto-sustentável. O futuro está aí e com isso poderemos economizar até R$ 30 milhões em 20 anos. É um projeto audacioso, mas é possível”, contou.

Após a solenidade, os presentes saborearam um coquetel e puderam celebrar com muitas fotos o Jubileu de Ouro do Samae de Araranguá.