Com o retorno das aulas da rede estadual de ensino para aproximadamente 530 mil estudantes em mais de mil unidades nesta segunda-feira, 11, o secretário da Educação Natalino Uggioni optou por visitar escolas da região serrana catarinense. O critério das escolhas foi o baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.
A primeira, de sete visitas ao longo do dia, foi na EEB Armando Ramos de Carvalho, em Lages, que obteve nota 4.5 nos anos iniciais (1° ao 5° ano) e 3.3 nos anos finais (6° ao 9°), conforme o último resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro de 2018. Lembrando que a escala é de 0 a 10 com avaliação dos alunos em língua portuguesa e matemática.
O município possui nota 0,770, de acordo com a publicação realizada na mesma época pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. “É evidente que as comunidades mais vulneráveis devem ter programas diferenciados, mas o engajamento da família na escola e o comprometimento dos profissionais devem ser prioridade. Quem não está em sala de aula deve trabalhar para quem está, tanto os alunos como professores, para que o processo de ensino aprendizagem tenham melhores resultados”, pontua o secretário.
O Cartão Serviço, nova ferramenta para auxiliar os professores na contratação de serviços de manutenção, é novidade para o diretor Luiz Anderson Antune, que atua há três anos na gestão da escola. “Além de facilitar, esse novo recurso vai adiantar bastante as pequenas pendências”, diz o diretor.
O Cartão Serviço foi criado como complementação do que já existe, chamado Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina, para compra de materiais de serviço, como, por exemplo, latas de tintas, torneiras etc.