Search

Enfoque Político / Everaldo Silveira: Morte de Boechat; eleições no PSDB; Spies pode ir para a Amesc

BOECHAT DEIXA LACUNA

Sempre preciso e contundente em suas falas, aos 66 anos, Ricardo Boechat, filho de embaixador brasileiro – por isto nascido na Argentina, morreu junto com piloto do helicóptero que o conduzia, no final da manhã desta segunda-feira, 11 de Fevereiro.

Neste dia, em 1990, 29 anos atrás, Nelson Mandela era libertado na África do Sul. Não há, por óbvio, nenhuma relação entre os temas, há não ser pelo fato de ambas as personagens serem defensores da liberdade. Mandela, pelo fim do Apartheid (regime de segregação racial que envergonhava o continente), Boechat, como uma voz que não se calava contra os desmandos dos nossos políticos, desde os tempos da ditadura.

Foi inspiração para muitos jornalistas, um profissional que não dobrava a espinha para os detentores do poder. Muitos profissionais da comunicação que o viram ‘atuar’, seja como âncora, seja como comentarista, ou colunista de jornal impresso, devem ajudar a contar a história deste país. Vai-se Boechat, que elevou o nível do jornalismo da Band, fica seu legado.

Entrou em um debate caloroso certa vez com o pastor Silas Malafaia, que saiu lasca.

TEVE AULA EM MARACAJÁ

O juiz Gustavo Motola decidiu manter a decisão da liminar, o que garantiu o início das aulas em Maracajá nesta segunda-feira (11). Havia um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o MP e o município para Processo Seletivo anual.

O juiz entendeu que prejudicaria o preenchimento das vagas e determinou que o Processo de Seletivo anterior poderia servir sim para chamar professores. O prefeito de Maracajá, Arlindo “Lale” Rocha (PSDB) chamou estes professores e fechou questão.

ELEIÇÕES EM MARÇO

O PSDB de Araranguá poderá ter chapa para bater contra o atual presidente, André Teobaldo de Borba Alves. Um grupo está estimulando o partido a ter eleições, isto porque conta com filiações novas como a de Gringo Cesa, com a antiga de Ricardo Ghellere (que nunca foi chamado a participar de nada), e Jalder Dordete, que deixou o partido pelo MDB, e que pode voltar ao ninho tucano.

BRIGA PELO SUL

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) acompanhou representantes de Praia Grande, Jacinto Machado, Pescaria Brava e Imaruí em audiência no Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) na tarde de quinta-feira (7). O encontro foi com o secretário adjunto, Coronel Pedro Stonoga.

A comitiva cobrou planejamentos para a pavimentação da SC-437, que liga Pescaria Brava a Imaruí, da SC 436, que liga Imaruí a São Martinho, e da SC-108, que liga Praia Grande a Jacinto Machado.

“As três rodovias estão em péssimo estado […]. Além de serem importantíssimas para o transporte dos produtos, são fundamentais para o desenvolvimento do turismo na região […]”, cobra a deputada, que falou ainda das Serras do Rio do Rastro e Serra do Corvo Branco (interditada).

Na Amesc, estavam presentes Rodrigo Mariani – presidente da Câmara de Vereadores de Praia Grande; Altemir Bortolim – empresário; José Carlos – comerciante; e Joviano Barbosa – agricultor.

AGRICULTURA EM PAUTA

O prefeito de Maracajá, Arlindo “Lale” Rocha (PSDB), chamou alguns prefeitos da Amesc e propôs a contratação de Airton Spies, que deixou a Secretaria de Agricultura e se aposentou. Fez uma sondagem a Spies durante o 15º Campo Acelerador da Cooperja. Ele se animou com a ideia de uma consultoria à Associação. O assunto deve ser tratado com as 15 secretarias de Agricultura da Amesc. Se avançar, a entidade pode adiante.

EXTRAORDINÁRIA NO ARROIO

Nesta terça-feira (12), às 19:00 horas, haverá uma sessão extraordinária na Câmara dos Vereadores de Balneário Arrroio do Silva, sob o comando do presidente Everaldo Caetano (PSDB).

A primeira sessão ordinária está marcada para a próxima terça-feira (19). Esta será para apreciar a denúncia de um (a) pessoa contra a gestão do prefeito Mineiro (PSD).

FALTA UMA SEMANA

Em Meleiro, a primeira sessão ordinária da Câmara dos Vereadores começa dia 18 de fevereiro, sob o comando de Jonas Ostetto (Progressistas).

No dia 19, é a vez do Poder Legislativo de Maracajá, sob o comando de Alacide Rocha (MDB), retomar os trabalhos.

AGRICULTURA EM PAUTA

A Credija, de Jacinto Machado, anunciou em seu plano de expansão a construção de três novas sedes no padrão da matriz, em Jacinto Machado. De acordo com o presidente, Wolni JoSÉ Walter, os novos prédios em Araranguá, Sombrio e Içara, deverão triplicar ou quadruplar o tamanho das agências.

NÃO É BEM ASSIM

A diretora Estelamaris Rech usou sua conta no Facebook para publicar o seguinte desabafo: “Preocupada com a situação da minha querida escola EEB Castro Alves! As crianças e o Corpo Docente precisam de um ambiente seguro pra estudar e trabalhar! Hoje o dia foi infernal, sem ventilador, sem ar condicionado, simplesmente um caldeirão! Segundo o secretário de Educação as aulas começaram com as “escolas todas arrumadinhas”.