Search

População procura a vacina contra a febre amarela

A Unidade de Saúde da Cidade Alta iniciou nesta segunda-feira, 4, a Intensificação da Vacina Contra a Febre Amarela. Surpreendeu os profissionais da unidade, o número de pessoas que procurou a vacinação. No total foram quarenta vacinados, sendo a maioria adultos.

Segundo a enfermeira coordenadora da unidade, Tatiana de Prá, enquanto as pessoas aguardavam o atendimento na sala de espera as enfermeiras ofereciam a vacina com informações. “A procura foi excelente e ainda temos o mês todo para trabalhar”, salientou.

O horário de atendimento da unidade para a vacinação da febre a amarela será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. O horário servirá para evitar o desperdício. Cada recipiente contém quatro doses de vacina. Para as demais vacinas o horário é integral na unidade.

Para a vacinação contra a Febre Amarela é necessário a apresentação do Cartão SUS ou Carteira de Vacinação, caso a pessoa não tenha, não deixará de ser atendido.  Os documentos servem para evitar a sobreposição de vacinas. A vacina é subcutânea e não é não tem um histórico de reações adversas.

Tatiana lembra a população que a vacina para ter 100% de eficácia demora até dez dias. Para quem vai viajar para regiões com histórico da doença deve tomar a vacina dentro deste prazo, para ficar imune. Gestantes que viajarão para áreas com transmissão da febre amarela, devem ter em mãos uma prescrição médica para receberem a vacina.

Pacientes com imunodepressão transitória ou permanente; com neoplasia(câncer), com HIV, baixa imunidade; transplantados; alérgicos ou em tratamento referente ao consumo do ovo, entre outros, devem evitar a vacina num primeiro momento e conversarem com seus médicos.

Araranguá deve vacinar cinquenta e cinco mil pessoas na faixa de vacinação (de 9 meses e menos de 60 anos). Idosos com mais de 60 anos devem procurar orientação médica.

Na Unidade de Saúde Cidade Alta será realizada uma estratégia para a vacinação, só para a febre a amarela, em horários diferenciados para pessoas que trabalham. No sábado dia 23, o horário será das 13h às 17h. No dia 27 das 18h às 21h30.

“As agendas específicas têm o propósito de oferecer a vacina para aquelas pessoas que trabalham em horários diferenciados”, finalizou Tatiana.