COOPERJA: A CADA ANO MAIS PRESTIGIADA
Muitas lideranças políticas passaram nesta quarta-feira (6) pelo 15º Campo Agroacelerador da Cooperja, em Jacinto Machado, no primeiro dia de evento.
O governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL), foi representado pelo secretário de Agricultura e Pesca, Ricardo de Gouveia e pela presidenta da Epagri, Edilene Steinwandter, aliás, que foi indicação sua para o cargo.
O secretário veio especialmente para o lançamento da colheita de 2019, que pela primeira vez acontece fora da unidade da Epagri de Itajaí.
O grupo provou o ‘arroz de carreteiro’ no almoço ao lado do anfitrião, Vanir Zanatta, presidente da Cooperja, e do ex secretário de Agricultura, Airton Spies.
Além da presença dos presidentes de federações ligadas ao arroz, o deputado estadual Zé Milton Scheffer (Progressistas), que é agrônomo da Epagri, esteve no evento. Ele focou grande parte de seu mandato em ações em favor dos arrozeiros e hoje é reconhecido por este trabalho. Em seu discurso, deixou bem claro que irá brigar pela causa, quer ser interlocutor do setor junto a Carlos Moises.
PREFEITOS PRESTIGIARAM
O prefeito de Maracajá e presidente da Amesc, Arlindo “Lale” Rocha (PSDB); prefeito anfitrião João Batista “Gaiola” Mezzari” (MDB) com seu vice Aldo Brognoli (PSD); prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB); prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), e o vice prefeito de Balneário Gaivota, Evânio Ires Machado (PSD), representaram os municípios do Vale no primeiro dia de evento.
À coluna, todos disseram reconhecer o tamanho do evento, que, aliás, cresce em tamanho e variedade de atrações. Na foto, ao lado dos políticos, a empresária Angela Boeira (Industrial Pagé) e o engenheiro Jaime Costa.
EVENTO CRESCE A CADA ANO
Este ano a coordenação coube a Joni de Borba, que deu conta do recado, como coordenador, em sua primeira vez.
Sob a batuta de Vanir Zanatta, o Campo Agroacelerador (ex CDC), já é um dos grandes eventos do setor agrícola da região. Fornecedores de matéria-prima, insumos, defensivos e sementes vem para demonstrar seus produtos direto à cadeira produtiva.
A cada ano aumenta o número de estandes para expositores de variadas marcas e produtos.Quem é do setor agrícola, já coloca na agenda, e sabe não que não pode faltar.
MDB, COM PSD E DEM
Anilso Recco (MDB) comanda a Câmara de Vereadores de Jacinto Machado. Portanto, o prefeito João Batista “Gaiola” Mezzari” (MDB) continua com maioria no Legislativo. Pelo que disse Aldo Brognoli, o PSD e o DEM, devem permanecer na base governista.
UM TÉCNICO PARA A CIDASC
Uma das pastas que seguem ainda sem definição é a Cidasc, onde segue no comando o ex-prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria. Apesar de a região esperar pela indicação do suplente de deputado estadual Rodrigo Turatti (PSL) para o cargo, pelo que disse o secretário Ricardo de Gouveia à coluna, o presidente da Cidasc deverá ser alguém ligado ao setor.
Perguntado se um dos possíveis nomes para o cargo era de Araranguá, ele foi enfático: não.
CRIANÇAS SOFREM COM CALOR
Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (6), após um debate sobre a falta de condicionador de ar nas creches.
O vereador Jorginho (MDB) lançou uma campanha para descontar R$ 1 mil do salário de cada vereador para investir em ar condicionado ou ventiladores.
Teve apoio de Vidrinho (PR), Tano Costa (PSDB) e Daniel Viriato (Progressistas).
INOCENTADO
Está na coluna do colega Jarbas Vieira a informação deque o vereador José Eraldo “Peri” Soares (Progressista) foi novamente absolvido em novo processo eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).
PV TEM CONTAS REPROVADAS
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina desaprovaram, na sessão judicial desta terça-feira (5), as contas do diretório estadual do Partido Verde (PV) referentes ao exercício de 2016.
A decisão foi unânime, por omissão de manifestação da agremiação quanto ao recebimento, ou não, de recursos provenientes de fonte vedada em relação a 90,5% das receitas arrecadadas.
Os juízes do Pleno determinaram a desaprovação das contas do partido, além da transferência das sobras de campanha das eleições de 2016 ao diretório nacional do PV.
NOVA CONDENÇÃO DE LULA
O ex-presidente Lula da Silva (PT) foi condenado pela juíza federal Gabriela Hardt há 12 anos e 11 meses de prisão. Segunda pena.