Search

Saúde esclarece cobrança por agendamento de exames

Nesta semana, Carlete de Almeida Damasco, 67 anos, entrou em contato com a reportagem da Post TV reclamando da demora no agendamento de um exame de mamografia. Segundo ela, a procura pelo exame aconteceu durante a Campanha Outubro Rosa, e que até hoje, não teria sido marcado. Além disso, um exame preventivo ginecológico também havia sido realizado, mas o resultado ainda não havia chegado.

A reportagem, em contato com a secretária de Saúde de Araranguá, onde a mulher reside, Evelyn Elias, constatou que o exame está marcado para o próximo dia 4 de fevereiro, e que o resultado do preventivo atrasou por conta de uma demora para a realização da análise por parte do laboratório responsável. “Nós enviamos todos os exames na data correta, mas foi um volume tão grande de procura, que o laboratório não deu conta”, explicou a enfermeira chefe da UBS Cidade Alta, Tatiana de Prá.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, “dois meses é o tempo estimado para mamografia de rastreamento”, quando não há qualquer alteração registrada em mamografias anteriores da paciente. A Secretaria ainda esclareceu que em virtude de contratações e abertura de orçamento, não houve agendamentos do exame em Janeiro.

Mais informações, Jornal Enfoque Popular, edição desta quarta-feira.

Foto: divulgação