A maneira como as pessoas consomem informação passou por diferentes transformações com o uso constante da internet e das redes sociais. Seguindo esta tendência, surgiu a ideia da Post TV, voltada para as plataformas virtuais, com programação fixa e totalmente digital. O primeiro programa vai ao ar nesta segunda, 7, às 20 horas com o nome Post Notícias, um noticiário diário de no máximo quatro minutos, com informações rápidas e que serão postadas também no portal post.tv.br, nas redes sociais da marca e encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp para mais de 5 mil contatos cadastrados. “A princípio as informações do Post Notícias em vídeo terão abrangência regional, mas o projeto deve se expandir para outras regiões catarinenses e norte do Rio Grande do Sul ainda neste ano”, contou a coordenadora de Jornalismo e também âncora do Post Notícias, Morgana Daniel.
A previsão do grupo, que ainda tem os jornais impressos, Enfoque Popular e Voz do Sul, é que em Fevereiro, outros programas sejam lançados na programação com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Post TV. “Nosso objetivo é permitir que as pessoas criem o hábito de acompanhar nossos programas, que informam com a linguagem da rede, ouvindo todos os lados da mesma notícia e derrubando de vez a cultura da fake news”, comentou a diretora de mídias digitais, Natália Silveira.
No próximo mês, os programas, “Gordo Esporte” e “Mais” – que trata de saúde, educação e comportamento – entram na grade. Política também será uma das editorias no “Enfoque Político”, e o tema variedades abordado no “Tá no Post”. Nas quintas-feiras, um bordão araranguaense dará título ao programa “Ô Chegô, É!”, quando os cinco apresentadores da casa discutem temas relevantes ocorridos na semana de forma descontraída e crítica.
Como surgiu a Post TV
A ideia nasceu com iniciativa do jornalista, Everaldo Silveira, que é proprietário de outras marcas do ramo da comunicação na região da Amesc. Ainda no primeiro semestre de 2018, convocou os profissionais que integram a equipe para criar algo voltado às mídias digitais. A partir de então, o modelo que será lançado hoje pela Post TV, foi sendo moldado. “Esta é a realização de um sonho, estou muito feliz com a maneira que fomos conduzindo o projeto, principalmente porque partimos do princípio que a Post TV não fará sensacionalismo barato, mas oferecerá um novo modelo para as pessoas consumirem informação”, pontua ele.
Além da estrutura administrativa, comercial e de jornalismo, um estúdio com diversos cenários e que servirá como produtora para locação, foi criado pelo arquiteto, Thiago Emerim Bif. A sede da empresa está localizada no Calçadão de Araranguá e de lá todos os programas e informações serão produzidas para o público. “O projeto é inovador, ninguém ainda criou algo semelhante. Será um presente para nós, quem nos acompanhará, e principalmente, nossos parceiros que poderão investir nesta onda digital”, completou o diretor comercial da Post TV, Cláudio Benevenuto.
Mais novidades em 2019
Temas como empreendedorismo e assistência social também serão focos de outros programas que devem entrar no ar ainda no primeiro semestre deste ano. No programa “É Sucesso”, os empreendedores poderão contar suas experiências de sucesso em ramos de atividade, e, no “Voz do Sul” com a participação do público, mostrar histórias e pessoas, instituições e grupos que realizam projetos sociais e que beneficiem o próximo. “Importante lembrar que a Post TV também terá todas as informações e programas no portal, que conta ainda com colunistas renomados que tratarão de diversos assuntos”, antecipou o diretor de tecnologia da TV, Bruno Oliveira.