Search

Coes diz não ao lockdown em SC; PP do Arroio perde liderança; ciclofaixa até a ponte; e mais

COES DESCARTA LOCKDOWN NO ESTADO

Não causa surpresa a decisão do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) de descartar o lockdown em Santa Catarina. O grupo apenas propôs, na reunião desta quarta-feira (17), novas ações para deter o contágio no estado.

A decisão dos três governadores do Sul, Carlos Moisés (PSL/SC); Carlos Massa “Ratinho” Júnior (PSD/PR) e Eduardo Leite (PSDB/RS), definiu também que não haverá lockdown, apenas um trabalho conjunto para enfrentar a pandemia de covid-19.

A decisão do COES será encaminhada ao governador Carlos Moisés para deliberação. 

A própria Procuradoria Geral do Estado (PGE) já havia recorrido da decisão do Poder Judiciário que tinha passado a decisão ao COES.

Ficou mais ou menos assim: o Ministério Público queria lockdown de 14 dias e pediu ao Poder Judiciário, que decidiu não decidir. Passou a decisão ao Coes, que decidiu que não terá lockdown, mas que depende agora da decisão do governador se concorda.

 

MEDIDAS MAIS DURAS

Os técnicos recomendaram novas ações, mais duras, para o enfrentamento da Covid-19 no Estado, como multas, horários diferenciados e uma atenção ainda maior durante a Páscoa. Foram sugeridos fechamentos mais rígidos para regiões mais graves. Mas o grupo técnico desconsiderou a hipótese de um lockdown no estado. 

Já existem Centros Integrados de Saúde nas regiões Oeste e Grande Florianópolis, e pode ser criado um no Sul do Estado.

 

QUEM É O COES?

O colegiado é formado pelo Gabinete do Secretário Estadual de Saúde; Assessoria de Comunicação; Superintendências de: Gestão Administrativa, Planejamento em Saúde, Vigilância em Saúde, Hospitais Públicos Estaduais, Serviços Especializados e Regulação, Urgência e Emergência; Diretorias de: Educação Permanente, Urgência e Emergência, Atenção Primária, Assistência Farmacêutica, Articulação Regional, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica; Gerências de: Saúde Ambiental/Vigidesastres, Centro de Informações e Assistência Toxicológica, Regulação Estadual e Internação Hospitalar, Meio Ambiente e Produtos/LACEN, Biologia Médica/LACEN, Vigilância de Zoonoses e Acidentes Por Animais Peçonhetos e Doenças Transmitidas por Vetores/DIVE; Laboratório Central de Saúde Pública; FECAM; COSEMS; Conselho Estadual de Saúde; COREN; FEHOESC; FEHOSC; AHESC; Ministério da Saúde; Ministério Público; Defesa Civil; GRAC.

 

CRIAÇÃO DO COES

Criado para coordenar as ações de enfrentamento à COVID-19, desde o início da pandemia, o Coes propõe notas técnicas, portarias, regramentos sanitários e soluções em conjunto para combater o Coronavírus em Santa Catarina. Como estipulado na Portaria 179, o Centro tem caráter consultivo e deliberativo e seus integrantes são indicados por meio de expediente subscrito pelo dirigente de sua respectiva área e designados por portaria do secretário de Estado da Saúde. 

 

ÁLCOOL COM ANVISA

O álcool em gel 70 da empresa Raridade Industria Química Ltda, de Criciúma, que está sendo usado em escolas da rede municipal de ensino causou preocupação entre os professores.

A coluna ouviu uma fonte da Prefeitura de Araranguá que explicou que “a exigência do selo do Inmetro é para a embalagem e não para o sanitizante”. Além disso, o produto tem Anvisa, pois tem que apresentar na licitação.

 

COMO AGE O ESTADO?

Rosane Castelan, gerente regional de Educação, explicou à coluna todos os procedimentos que estão sendo tomados, o Plano de Contingência (Plancon), e como estão sendo tratados os casos de infecção pelo coronavírus nas escolas do Estado. Ouça o áudio.  

 

CICLOFAIXA ATÉ A PONTE

Notícia dada em primeira mão pelo prefeito César Cesa (MDB) ao programa Conexão Sul (Post TV / Rádio Som Maior) se concretizou e vai agradar aos adeptos do ciclismo e cicloturismo.

Além da ciclovia de acesso ao Morro dos Conventos, em obras, já está movimentada.

O prefeito assinou autorização para a construção de mais 5 quilômetros, uma ciclofaixa que vai dar acesso a quarta ponte até o Distrito de Hercílio Luz.

A Empresa JR já está trabalhando neste aditivo.

 

TRANSPARÊNCIA

Ranking da Controladoria Geral da União (CGU) coloca Criciúma como a cidade de maior transparência do Estado.

A notícia ruim é que colocou Araranguá como a cidade de menor transparência do Sul do Estado. É preciso ver como o novo governo irá tratar esta questão.

 

LENA DEIXA O PP

O Progressistas de Balneário Arroio Silva tem mais uma baixa. Já havia perdido a ex vereadora Marli Borges Alves Mastrascussa, que, depois de ser secretária de Assistência Social e se aposentar, se mudou para Passo de Torres. Após as eleições, também sai Jairo Borges, que não conseguiu ser candidato a prefeito.

Agora é a vez da professora Lena Borges Alves Leite, que foi presidenta do partido, deixar o PP. A professora Lena comandou a sigla de março 2018 a julho 2020.

“Estou me aposentando final do ano e quero cuidar da família”, disse à coluna, ao justificar que não irá mais participar da política partidária.

O PP ficou sem candidato majoritário em 2020 e acabou apoiando o PSL na reta final. Acabou não elegendo vereador.

 

DESCONTENTOU GERAL

O prefeito Evandro Scaini (PSL), de Balneário Arroio do Silva, demonstra preocupação com a decisão do Governo Federal de “se apropriar das vacinas que forem compradas pelos municípios” e colocar no Programa Nacional de Imunização (PNI).

 

COVID-19

Teco Silvério, liderança do DEM de Sombrio, que acabou fora da chapa de Gislaine Cunha (MDB) está passando melhor após internação por causa do novo coronavírus.

“[…] estive na Unimed nos últimos 7 dias, com complicação do covid-19, mas graças a Deus, estou já sem (precisar de) oxigênio, me recuperando muito bem. Logo estarei em casa”, contou. 

 

PROTEÇÃO ANIMAL

A protetora de animais Grazi Freitas irá usar a tribuna da Câmara de Vereadores de Araranguá para falar da atual situação.

 

PROGRAMA INTEGRA BRASIL

O presidente Jair Bolsonaro assinou, na tarde desta quarta-feira (17), o decreto que institui o Programa Integra Brasil e o deputado federal Daniel Freitas (PSL) participou da cerimônia.

A iniciativa tem como objetivo promover o esporte como aliado no enfretamento às violações de direitos humanos no Brasil, uma parceria entre o MMFDH, a CBF e o Ministério da Cidadania, com os clubes de futebol, universidades, prefeituras e governos estaduais.

 

OFTALMOLOGISTAS

A Associação Catarinense de Oftalmologia promove dia 20 de março, 9 horas, a primeira edição online do Encontro Catarinense de Oftalmologia 2021. Além de debates técnicos e apresentação de novidades no tratamento a doenças de visão, o evento marca a eleição da nova diretoria da entidade, para o biênio 2021-2022. Serão quatro debates: Luisa Moreira Hopker (Curitiba/PR) fala sobre as diretrizes de periodicidade do exame oftalmológico nas crianças (oftalmopediatria); Ramon Coral Ghanem (Joinville/SC) aborda cirurgias refrativas e a escolha da melhor técnica para cada caso; e novidades médicas para cirurgias de catarata, com  Ernani Luiz Garcia (Florianópolis/SC) e atualizações sobre o tratamento do edema macular diabético, ministrado por Fábio Bom Aggio (Joinville/SC).  As inscrições para o evento podem ser feitas no site https://www.sociedadesco.org.br/ Em 2020, a Associação fortaleceu o combate ao exercício irregular da profissão ao encaminhar denúncias às autoridades públicas (Ministério Público, Vigilância Sanitária e secretarias de saúde do Estado e municípios) sobre consultas e prescrições de medicamentos realizadas por técnicos e profissionais não médicos em Santa Catarina. Tal prática é vedada por decreto federal, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) publicado em agosto do ano passado.