Search

DEBATE NA POST: Acompanhe minuto a minuto o que dizem os candidatos a prefeito de Araranguá

Esta sexta-feira, dia 23, é histórica para a Post TV e para Araranguá. Quatro dos cinco candidatos a prefeito do município estão participando do primeiro debate exibido pela emissora nas redes sociais. Desde cedo o Instagram da Post já está exibindo lives com entrevistas prévias com os candidatos Daniel Viriato, Igor Batista, Ricardo Ghellere e Felipe Damasio.

Em suas considerações iniciais, o candidato do PP, Daniel Viriato, falou sobre sua vida pública e a economia que conseguiu, como presidente da Câmara de vereadores de Araranguá, implementar como legislador. Já Ricardo Ghellere, do PRTB, parabenizou a Post TV, e listou algumas das necessidades que julga que Araranguá possui, com foco especial na saúde e na infraestrutura. Igor Batista, do PL, alfinetou a ausência do candidato César Cesa no debate, e convidou a população para acompanhar suas ideias nas redes sociais. O último candidato a fazer suas considerações iniciais foi Felipe Damasio, que se solidarizou com as famílias araranguaenses que perderam parentes para o coronavírus, e disse que “conhece o caminho de Brasília”.

No segundo bloco, os candidatos responderam a perguntas dos jornalistas do grupo Post Tv. A primeira questão, sobre desenvolvimento sustentável, foi respondida pelo candidato Igor Batista. Ele propõe diminuição de impostos, parcerias público-privadas, corte de gastos na máquina pública, revisão de contratos, desburocratização, diminuição de secretarias, e lei de produtividade para os colaboradores da prefeitura. Ricardo Ghellere respondeu a um questionamento da jornalista Luka Luchtemberg, sobre municipalização da educação. Ghellere disse que o tema é polêmico e disse que a tendência é que a decisão gere prejuízo ao município. Para ele, já há vários problemas em Araranguá como o sucateamento de estruturas e falta de valorização e capacitação de professores. Ricardo também comentou sobre as creches conveniadas.

A próxima pergunta foi feita pela jornalista Aline Bauer, do Enfoque Popular, que questionou sobre turismo sustentável e o novo portal a ser instalado em Araranguá. Em resposta, o candidato Felipe Damasio garantiu que conselhos populares serão abertos para deliberarem sobre diversos assuntos, inclusive o meio ambiente. Damasio garantiu que com seu vice, vai criar turismo sem destruir a natureza e promover o agroturismo. Já o comentarista política da Jovem Pan, Everaldo Silveira, perguntou sobre mobilidade urbana e transporte coletivo, e o candidato sorteado para responder foi Daniel Viriato. O candidato comentou sobre a judicialização do processo licitatório do transporte público de Araranguá, pontuando que é preciso abrir a discussão para chegar a um melhor valor da tarifa além de ter novas opções para transportar a população.

Logo após foi a vez da população perguntar aos candidatos. Marcos Melo, cidadão do bairro Divinéia, quis saber o que será feito para solucionar o problema do esgoto no local. O sorteado para responder, Igor Batista, reconheceu a relevância da questão e criticou a falta de preocupação do Samae com o tema. Ele argumenta que o saneamento básico precisa ser tratada com mais atenção, já que impacta na saúde das pessoas.

A segunda pergunta foi feita por Joelson da Silva, do bairro Cidade Alta, sobre a falta de qualificação de mão-de-obra e geração de emprego e renda em Araranguá. A questão foi respondida pelo candidato Daniel Viriato, que defende que a prefeitura, junto de entidades civis, procure incentivar o espírito empreendedor nos araranguaenses.

O ex-vereador Celso de Souza, do bairro Coloninha também enviou sua pergunta e escolheu o tema esporte. O candidato a responder foi Ricardo Ghellere, que se disse triste com o abandono de Araranguá pelo esporte. Ele também prometeu parques para prática esportiva, investimento para que as crianças ingressem no esporte, e quadra esportiva.

Fernando Costa de Freitas, presidente da associação de moradores do bairro São José, questionou sobre os recursos destinados aos CEIs. Quem respondeu foi o candidato Felipe Damasio, que se disse contra a terceirização das creches e que com o conselho do Fundeb, vai construir creches para atender todas as crianças na fila por uma vaga nos CEIs municipais.

No bloco seguinte, os candidatos, após sorteio de tema, questionaram uns aos outros. Na primeira pergunta, o candidato Daniel indagou sobre planejamento estratégico ao candidato Ricardo Ghellere, que criticou a atual da administração, dizendo que esta não planeja a cidade para o futuro, e pontuando que Araranguá precisa descobrir qual sua vocação. Na réplica, Daniel negou que não haja planejamento na atual gestão, algo que foi criticado na tréplica por Ghellere.

A próxima pergunta foi feita por Igor Batista a Felipe Damasio, sobre geração de emprego e renda. Batista citou pesquisas do IBGE e questionou sobre como o oponente geraria empregos no município caso fosse eleito. Felipe garantiu que a recuperação econômica de Araranguá está no seu plano de governo, que pretende mudar a legislação do município para atrair mais empresas, modernizar a administração e fomentar as cooperativas. Na réplica, Igor falou sobre gerar mais oportunidades aos universitários que estão em Araranguá. Damasio pontuou que a ideia dele é voltada à dar mais que apenas empregos a esses estudantes. 

Ricardo Ghellere pôde perguntar sobre um tema livre a Daniel Viriato, e escolheu filas de espera na saúde e UPA. Viriato declarou que o município custeia a maior parte do investimento mensal da Unidade, e negou que seja possível zerar a fila de espera do SUS. Para ele, é preciso que a população tenha consciência de que alguma espera é natural e que as faltas são inadmissíveis. Ghellere retrucou na réplica que ajudou no aumento do investimento na Unidade, e garantiu que vai implantar pediatria em tempo integral na UPA. Na tréplica, Daniel lembrou que a saúde do município tem o Hospital Regional e a Policlínica, que também precisam receber atenção. 

Felipe Damasio perguntou a Igor Batista sobre turismo sustentável em Araranguá. Batista defende que o turismo é uma vocação da cidade, e que buscará uma parceria público-privada para fomentar o setor, com estruturação e eventos. Na réplica, Damasio disse que criará a fundação do esporte, e fomentará eventos esportivos para trazer mais turistas. Em seu momento de tréplica, Igor ressaltou o potencial de áreas poucos exploradas em Araranguá, buscando incentivar o comércio local.

Daniel Viriato perguntou a Igor Batista sobre regularização fundiária, questionando como o adversário resolveria o problema. Batista ressaltou a importância da regularização, reconhecendo que é preciso debater o problema. Ele diz que quer efetivar e reduzir o custo para regularizar os terrenos, conversando com as comunidades e buscando parcerias. Na réplica, Daniel Viriato também falou em parcerias público-privadas e aproximar as discussões. Igor, na réplica, disse que o tema poderia ser tratado com mais atenção e que é preciso haver planejamento.

A próxima pergunta foi feita por Ricardo Ghellere a Felipe Damasio, com o tema mobilidade urbana e rural, chamando atenção para a falta de ciclovias no município. Felipe criticou o oponente falando de transporte público, dizendo que não há cuidado com a criação de demanda para a questão. Na réplica, Ricardo retomou o assunto ciclovias, acrescentando que as vias precisam ser recuperadas com uma usina de asfalto e com projetos com lajotas. Em sua tréplica, Felipe insistiu na questão do transporte coletivo, atacando as ideias de Ricardo.

O próximo a perguntar, com o tema livre, foi Igor Batista a Daniel Viriato. Batista questionou sobre as obras inacabadas da administração anterior, do partido de Viriato, como a arena poliesportiva. Daniel diz que tem planos de aumentar a arena, e negou que sejam numerosas as obras deixadas inacabadas pela gestão do PP. Ele ainda responsabiliza as empresas nos casos em que o tempo de obra não foi respeitado. Em sua réplica, Igor insistiu que as obras estão sendo feitas no ‘último ano’, e que ficaram paradas por muito tempo. Viriato usou sua tréplica para prometer ao eleitor obras para combater o problema de inundação nas áreas lindeira de Araranguá.

Felipe Damasio questionou a Ricardo Ghellere, com o tema livre, sobre direitos humanos. Ricardo garantiu que todas as pessoas serão valorizadas em seu governo através de ações e investimentos em diferentes áreas, gerando economia e emprego. Em seu réplica, Felipe insistiu no tema, garantindo que se eleito, vai governar para todos. Já na sua vez de responder, Ghellere pediu o fim da ‘vitimização’ e alegou que quer governar para dar dignidade às pessoas.

O próximo questionamento, com o tema turismo e meio ambiente, foi feito por Daniel Viriato a Felipe Damasio. Ao falar sobre como quer gerir o tema, Felipe garantiu que não precisa de parlamentares para trazer verbas de Brasília. Daniel garantiu que com gestão, é possível fazer obras sem agredir o meio ambiente. Damasio, na tréplica, elencou projetos que não precisariam de dinheiro para ocorrer.

Em sua vez de perguntar, Ricardo Ghellere usou o tema livre para questionar Igor Batista sobre incentivo aos pequenos empresários. Batista diz que analisou a vocação empreendedora de Araranguá e listou ideias para o tema, algo que foi comentado na réplica de Ricardo, que acrescentou que planeja isenção de impostos para que empresas consigam ofertar mais empregos. Ele ainda disse que quer desburocratizar a gestão. Em sua tréplica, Igor criticou a falta de um sistema digitalizado em Araranguá, e disse que pretende estudar com entidades civis sobre o incentivo.

Expansão territorial foi o tema da pergunta de Felipe Damasio a Daniel Viriato, que lembrou a revisão do plano diretor municipal. Viriato reconheceu a importância dos conselhos populares, e garantiu que tem projetos para as comunidades de Araranguá. Em sua réplica, Damasio disse que a expansão territorial precisa ser de forma sustentável. Na tréplica, Daniel Viriato reforçou que seus projetos são para uma expansão com qualidade e tecnologia. 

Em sua vez de questionar, sobre o tema educação, Igor Batista questionou a Ricardo Ghellere sobre a desvalorização dos professores. Ghellere elogiou os profissionais da educação e garantiu que a questão salarial e estrutural tem lugar no seu plano de governo, para ajudar a melhorar a educação araranguaense. Ele ainda criticou a falta de investimento da gestão atual no tema. Em sua réplica, Batista disse que o projeto que desvalorizou os educadores em Araranguá, será revisto em seu governo, além de questões sobre merenda escolar. O assunto foi aproveitado na tréplica de Ghellere, que garantiu que 70% da merenda escolar, em seu governo, será oriunda da agricultura familiar do município, além de oferecer bolsas de estudo.

No momento das considerações finais, Daniel Viriato alegou que ama Araranguá, que gostaria de poder se aproximar mais dos eleitores, e pediu discernimento dos cidadãos na hora de escolher seu candidato. Na sua vez de se despedir, Ricardo Ghellere disse que sua chapa é a renovação no pleito eleitoral, e apelou para o desejo do público por uma cidade mais desenvolvida, mais saúde e infraestrutura, para pedir votos. 

Já Igor Batista, usou de seu tempo para defender o empresário Primo Menegalli, contrariando o que chamou de ‘falácia’ do candidato do MDB, César Cesa, a quem criticou ferozmente. O próximo a se despedir foi Felipe Damasio, que desafiou os outros candidatos defendendo seu partido e falou de inclusão. 

O debate foi transmitido pelo Facebook da Post TV, onde mais de 6 mil pessoas comentaram as propostas dos candidatos e suas expectativas para o futuro de Araranguá.

No próximo dia 6, serão os candidatos a vice que se encontrarão em um debate.