Search

Vitória do Valdo; lançamentos de César e Igor; movimentação no Arroio; previsão de volta da balsa

CHAPA ÚNICA EM MORRO: VITÓRIA PESSOAL DE VALDO

O prefeito de Morro Grande, Valdo Rocha (PSD) é o maior vitorioso na articulação política para as eleições deste ano em toda a Amesc.

Ele foi prefeito por 2 mandatos e consegue o feito de deixar como sucessor o ex-prefeito de dois mandatos, Clélio Daniel “Keio” Olivo (PP). Keio aliás, foi o primeiro prefeito eleito na história de Morro Grande, daquela vez garantido, como agora, por uma chapa de consenso.

Será uma eleição de baixo custo em um município que vem tentando se recuperar após a saída da JBS.

A construção deste consenso só foi possível após o isolamento político de duas figuras interessadas em disputar as eleições. O Progressistas lançou Keio e isolou Eduir “Poka” Marcelo (PP) e o MDB fez o mesmo com o ex-prefeito de 2 mandatos, Ênio Zuchinalli (MDB). Zuchinalli, por sinal, havia sido o prefeito que trouxe a Tramonto Alimentos para o município, e que mais tarde foi adquirida pelo grupo J&F (JBS Alimentos).  

Sobraram apenas o PSDB, de Osmar Coral, e o PL, do ex presidente da Câmara, Édio Tomazzi. Como Coral havia feito um projeto pessoal diferente do que ser candidato nestas eleições, tudo acabou se encaminhando para uma chapa única.

Valdo sai da administração com um gestão realizadora e sem a necessidade de um desgaste político que as eleições sempre trazem.

 

LANÇAMENTO DO CÉSAR

Muitas lideranças do MDB prestigiaram o lançamento em drive in (comício com as pessoas dentro dos carros) da campanha de César (MDB) e Tano (PSD), que aconteceu na tarde deste domingo (27), no Caverá Country Park, de Araranguá.

Prestigiaram o correligionário de partido, nomes como o dos prefeitos de Içara, Murialdo Gastaldon; de Turvo, Tiago Zilli; de São João do Sul, Moacir Teixeira; e candidato do MDB em Turvo, vice-prefeito Edson Pisca Dagostin; ex deputado estadual Manoel Mota; além de representantes da deputada estadual Ada de Lucca.

Chamou atenção também o discurso de um ex-prefeito do Progressistas de Araranguá, Antônio Eduardo “Dau” Ghizzo, que está no PSD.

 

COM CÉSAR E TANO

A vice-presidenta do PDT de Araranguá, Karem Suyan, que era uma das pré-candidatas a vice-prefeita do município, acabou ficando de fora da chapa majoritária, já que seu partido fechou questão para apoiar a chapa de Daniel Viriato (PP) e Anísio Premoli (PDT).

Karem, que já havia dito que não seria candidata a vereadora, tem uma empresa de Marketing Eleitoral e Político, e foi contratada pela campanha de César (MDB) e Tano (PSD). Está na equipe de Marketing da campanha.

 

CIDADANIA NÃO DEU

A coluna havia anotado que César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD), teriam a maior coligação destas eleições em Araranguá, com 6 partidos, caso o PSL pudesse aderir à coligação.

No entanto, o Cidadania, por questões burocráticas, que o presidente Marcus Pizzolo ficou de explicar à coluna, não está na coligação. Só apoio branco. A aliança conta com MDB, PSD, Republicanos e PSDB, e aguarda definição do PSL.

 

LANÇAMENTO DO IGOR

Em frente à Unisul, foi montado um palco para o lançamento da chapa de Igor Batista (PL) e Dr. Ribeiro (PL), também no sistema drive in no pátio da Autofácil, do Xande Scarebelot.

Primo Menegalli (PL) e o vice-prefeito de Araranguá, Primo Junior (PL), que estão ainda no Mato Grosso em quarentena após terem sido curados da covid-19, gravaram vídeo de apoio à chapa do partido.

O tempo chuvoso não atrapalhou ambos os lançamentos de campanha.

 

ADESIVAÇO DO 17

Em Balneário Arroio do Silva, o primeiro ato de campanha da chapa de Evandro Scaini (PSL) e Carlos Scarsanella (PSL) neste domingo (27), foi uma adesivaço com os apoiadores de campanha PSL, MDB, PV e PSC.

O time de vereadores da coligação terá 3 candidatos à reeleição pelo PSL: Lei do Mar Azaul; Maria Alice Luciano; e Élvio Zoche.

 

PREPARAÇÃO DO 12

A coligação “Por um Arroio Melhor” – PDT/PT/PSDB, que começou um pouco mais tarde a se movimentar, reuniu sábado (26), no Centro de Eventos Pinto, os pré-candidatos a vereador e da chapa majoritária, Everton Pinto (PDT) e Nito de Paula (PT), para apresentação do Layout de Campanha, apresentação do Plano de Governo; dicas para Campanha Eleitoral; legislação Eleitoral; assuntos contábeis e prestação de contas.

O coordenador político da campanha será Nando Caetano (PSDB); o coordenador Jurídico será o advogado Erick Zanetti, de Meleiro; a contadora será Aline Uflacker.

O grupo deverá ter 27 candidatos a vereador: 9 do PSDB; 11 do PDT; e 7 do PT.

 

SÃO 6 NA DISPUTA (CORRIGIDO)

Dos 9 vereadores, 6 vereadores do Arroio concorrem ainda à reeleição. Além dos 3 do PSL, concorrer Greyce Copetti (PDT); Márcio Macan (PDT); e Moranguinho (PSDB).

O presidente da Câmara, Everaldo Caetano (PSDB) irá apoiar Evaldo Caetano (PSDB). O vereador Sérgio Policarpo (PSDB) não disputa e o vereador Edmilson Aguiar (PP) não consta na chapa avulsa do Progressistas.

 

BALSA EM BREVE

A Assessoria de Comunicação enviou uma nota à coluna sobre a interdição da balsa:

“A balsa que realiza a travessia do Rio Araranguá não funcionará nos próximos dias, devido à falta do Certificado Definitivo de Navegação. O documento para ser emitido pela Marinha do Brasil requer o adestramento dos tripulantes da embarcação. Devido à pandemia dois profissionais que atendem a região, não puderam ministrar a capacitação no prazo previsto, devido aos protocolos de prevenção da COVID-19. Diante da situação, a Marinha do Brasil autorizou que um dos tripulantes, com maior experiência, ministre o adestramento para os demais profissionais, o que deverá acontecer nos próximos dias. Concluído o adestramento da tripulação, o município receberá o Certificado que autoriza o retorno dos trabalhos na balsa”.