Search

Coronavírus já deixou mais de 68 mil pessoas desempregadas no sul de SC

Foi divulgada nesta terça-feira, dia 12, pelo Sebrae/SC, Fiesc e Fecomércio, a 3ª edição da pesquisa que apresenta o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia do Estado.

O estudo analisou as esferas dos pequenos negócios e das médias e grandes empresas, e levantou que cerca de 530 mil pessoas já perderam seus empregos desde o início da crise provocada pela pandemia.

Foram ouvidos 2.547 empresários durante a pesquisa, de todas as regiões de Santa Catarina, entre os dias 4 e 6 de maio. A margem de erro é de 1.9 ponto percentual para mais ou para menos.

Com relação às empresas, a pesquisa apontou que 86,7% dos empreendimentos catarinenses já voltaram à atividade após as medidas de relaxamento da quarentena anunciadas pelo governo. No entanto, 41,7% estão com redução na produção e 22% com mudança no funcionamento, 12,4% das empresas ainda aguardam liberação, e 0,9% fecharam as portas e não devem voltar a funcionar.

Ainda segundo a pesquisa, na região Sul, 44,7% dos empresários entrevistados afirmaram ter demitido desde o início da crise, o que leva o número de desempregados na região a 68.481. Em relação ao faturamento, a estimativa é que a perda na região sul seja de R$2.19 bilhões.