Search

Araranguá: grande procura esvazia estoques da vacina contra o H1N1

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), já rendeu problemas para a região do extremo-sul catarinense.

A imunização começou nesta segunda-feira, dia 23, data em que, por causa da grande demanda, as doses já terminaram em alguns municípios. 

A informação consta em um ofício enviado pela Gerência Macro Regional de Saúde para as secretarias municipais. No documento, assinado pela gerente Izabel Scarabelot, a equipe de imunização relata que recebeu já na quarta-feira (18) da semana passada, 38% das doses que deverão ser aplicadas. Porém, com uma grande procura nos postos, “alguns municípios já estão ficando desabastecidos”.

Ainda, no ofício, a equipe escreveu que o setor “já demonstrou indignação e cobrança diante dos fatos”, já que a data de chegada de novas doses ainda não estava definida. Há uma previsão de novas vacinas nesta quarta-feira (25).

Em Araranguá, por exemplo, a campanha já foi suspensa, apesar de todo um esquema ter sido organizado pela administração e voluntários da UFSC do município para conseguir imunizar o público-alvo atentando para evitar disseminar o coronavírus.

A campanha seguirá até o dia 22 de maio, sendo 9 de maio, sábado, o dia “D” de imunização e será dividida por grupos prioritários.

Ainda, as etapas da Campanha de Vacinação contra a gripe iniciaram no dia 23 de março, para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. 

A partir do dia 16 de abril para imunizar professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

E a partir do dia 9 de maio, quando serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

 

foto capa: ilustração / live sobre coronavírus