Search

Painel ”Eu Amo Araranguá” será nesta sexta

Evento promovido pela Post TV e Enfoque Popular deverá debater novos caminhos e elevar autoestima de Araranguá

Estão grandes as expectativas para o ‘Eu Amo Araranguá – O futuro se constrói aqui’, painel de ideias promovido pelo Jornal Enfoque Popular e Post TV. A iniciativa nasceu a partir de uma pesquisa contratada pelos veículos ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) e que apontou alguns caminhos que a cidade precisa trilhar para alcançar o desenvolvimento.

Percebendo a necessidade de criar um evento para avaliar o atual momento e buscar novas alternativas para Araranguá, as equipes do EP e da Post começaram a desenvolver a ideia, construindo um evento capaz de debater temas de interesse de Araranguá, para colocar o município novamente no papel de protagonista do desenvolvimento regional.

O Painel de Ideias busca debater diferentes temas, melhorar a autoestima das pessoas, além de discutir a vocação do município e ainda maneiras de atrair emprego e renda de forma sustentável para a população. Com palestras de nomes bastante relevantes no setor público e econômico, o painel ainda quer mostrar que há sinais de retomada econômica, e que a melhora da autoestima do araranguaense irá ter papel preponderante na mudança de astral da cidade.

Além das peças tradicionais (cartazes, banners, folderes, mídias de comunicação de massa), a equipe fez um trabalho massivo de divulgação em todas as redes sociais do grupo, com a apresentação, inclusive, de uma música, composta por Xixo Murara e a cuja melodia é de Cláudio Benevenuto, diretor comercial da Post TV. A canção virou tema do clipe ‘Eu Amo Araranguá’, musicada pela produtora Império Hits, de Criciúma, e gravada em Goiânia pela cantora Jéssica Queirós, no estilo country music, e deve ajudar a elevar a autoestima dos araranguaenses ressaltando tudo o que a cidade tem de melhor.

“É nosso papel como veículo de comunicação atuar de maneira propositiva, interativa e moderna, não apenas apontar os problemas, mas discutir soluções”, diz Benevenuto.

O painel, que terá transmissão ao vivo, e proporá a crianção de um documento com as principais impressões do evento, que ficarão à disposição dos entes públicos e das entidades.

Nomes de peso

Para falar de economia, desenvolvimento e esfera pública, grandes nomes já confirmaram presença e devem palestrar ao público. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico  de Içara, Paulo Brígido, é uma das autoridades presentes e deve explanar sobre ‘Atração de Investidores para Município de Pequeno e Médio Porte’. Em um vídeo para as redes sociais da Post TV, Paulo convidou o público para o evento. “Convido a todos para virem para compartilharmos ideias sobre o desenvolvimento de Araranguá”, declara.

Diego Goulart, secretário de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina, também deverá palestrar. “Falaremos sobre o nosso trabalho e sobre como transformar articulações políticas em projetos viáveis para cidades de médio porte, como Araranguá e região”, explica.

Walterney Angelo Réus, procurador geral em Içara, também deve abrilhantar o painel e declarou à equipe da Post que deve palestrar sobre visão, ação política e conjugação de esforços. “O evento se chama adequadamente ‘Eu Amo Araranguá’, por que ninguém defende o que não ama e ninguém ama o que não conhece”, completou. O tema da palestra de Walterney será ‘Políticas Públicas para o Desenvolvimento Econômico’.

Confira abaixo a programação do evento e participe:

 

8:30 abertura – Diretora do IFSC Mirtes Lia e o prefeito Mariano Mazzuco Neto abrem os trabalhos;

 

9h00 – Jair Toreti – Secretário Municipal de Cultura e Esportes de Turvo.

Tema: Turvo um case de sucesso no Turismo de Negócios de Santa Catarina e a importância da Festa do Colono para o trade turístico regional; 

 

9h20 – Walterney Angelo Reus – Procurador Geral do Município de Içara/SC:

Tema: Políticas públicas para o desenvolvimento econômico;

Paulo Roberto Brígido – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Içara/SC;

Tema: Atração de investidores;

 

9h45 – Interação com o público (momento de debate)

 

9h55 – Intervalo

 

10h00 – Júlio Cesar Garcia – Presidente da Assembleia Legislativa SC;

Tema: A importância da Bancada do Sul na Alesc para alavancar o desenvolvimento do Vale do Araranguá;

 

10h20 – Diego Goulart – Secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina.

Tema: Como transformar as articulações políticas em projetos viáveis para as cidades de médio porte;

*Lucas de Souza Esmeraldino – Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo SC;

Tema: O papel do estado como estimulador das políticas de desenvolvimento;

Nota: *O secretário Lucas acabou de informar que não poderá comparecer ao evento, devido um compromisso de última hora, no entanto a Secretaria de Desenvolvimento enviará Yuri Pinheiro para realizar a palestra. Yuri  é diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da SDE.

 Yuri Pinheiro

 

10h45 – Interação com o público 

 

10h55 – Luciane Ceretta – Reitora Unesc.

Tema: A educação como vetor para o desenvolvimento

 

11h15 – *Fernando Weber – CEO da Weber Empreendimentos.

Tema: A importância do planejamento para o desenvolvimento;

Nota: *O empresário Fernando Weber precisou se ausentar do Estado e não poderá comparecer ao evento. Será substituido pelo jornalista e professor universitário Ildo Silva da Silva, diretor da Unisul TV, em Tubarão,e assessor da Weber Empreendimentos, que trará o tema ”Cidades planejadas”. 

  Ildo Silva da Silva

 

Evento conta com diversos apoiadores 

O evento ganhou apoio de diversos segmentos da sociedade. Como patrocinadores estão Unesc, Weber / Cidade Universitária, Instituto Mix, Rac e Racli, Jeremias Pavimentadora, Consolide, Instituto Maria Schmidt e Lojas Adelino.

Colaboraram diversas empresas como AVM Live, Aspeko, Gálatas, Imup, Benevenuto, TV Sul, Gráfica Brasil, Contato Net, Alex Vídeo Produções, Inove Digital, Império Hits, Rádio Araranguá AM, Rádio 93.3, Jornal Correio do Sul, Rádio Imigrantes, Rádio Mampituba.

Dão apoio institucional Comitê das Entidades de Araranguá, CDL, Samae, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Araranguá, Assembleia Legislativa e Instituto Federal.