Search

Cerimônia de abertura da 17ª Semana Farroupilha de Baln. Arroio do Silva

Depois de cavalgarem por mais de 150 km em 6 dias, da cidade gaúcha de Cambará do Sul, passando pela Serra da Rocinha, Timbé do Sul, Turvo, Meleiro, Ermo e Araranguá, os Campeiros do Arroio, Regimento Tradicionalista Barriga Verde, Unidos pelo Cavalo e as Campeiras do Litoral, chegaram no domingo, por volta das 11h30min em Balneário Arroio do Silva.

A cerimônia de abertura da 17ª Semana Farroupilha contou com a presença do prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, primeira dama Claudete Guimarães, patrão da Semana Farroupilha, Lacy Borck da Silva, presidente do legislativo, Everaldo Caetano, vereadores, secretários e diretores municipais, patrões dos CTGs Crioulos do Caverá e Galpão de Estância, tradicionalistas e comunidade regional. A chama crioula foi passada pelo cavaleiro José Tramontin ao prefeito Mineiro, que  entregou ao senhor Lacy, que fez o acendimento no Piquete do Patrão.

O padre Vilcionei Baggio abençoou aos cavalarianos e a todo o Acampamento Farroupilha. Representando a cidade de Cambará do Sul, o tradicionalista Silvano Lemos, que acolheu nossos  representantes que foram buscar a cham crioula, ressaltou a importância do povo catarinense manter a tradição dos festejos farroupilhas.

O prefeito Mineiro agradeceu a todos os participantes da cavalgada e os envolvidos na estrutura da festa. ”Desejo que todos aproveitem os dias de cultivo à tradição, que une  ainda mais gaúchos e catarinenses. Aqui a porteira não tem cancela, declaro aberta a 17ª Semana Farroupilha”. Aos cavalarianos que trouxeram a chama crioula foram entregues certificados  de participação.

Em todos os 13 piquetes e no Restaurante Central o almoço contou com comida típica variada, desde o suculento churrasco entre outros pratos da culinária campeira. A programação de abertura teve na parte da noite show do cantor gaúcho Lincon Ramos, apresentação  do CTG Estãncia dos Anjos de Araranguá e baile com Carlos Ferraz e Grupo Vizinhos do Rio Grande.

Semana de atrações

As atividades da Semana Farroupilha no Arroio do Silva,  prossegue nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 10 horas, com mateada, contos e prosas, almoço festivo e às 14 horas, Encontro do Grupo de  Idosos. À noite 19h30min, apresentação do Coral do Arroio do Silva e às 20h30min, baile com Mkusical  Gaitaço. Todas as atividades são abertas ao público, com entrada franca.