Search

Absolvido ex-presidente do Sindma; Jair preside PT de Araranguá; Gian fora do PSD; e outros pitacos;

DEPOIS DE 8 ANOS: ENFIM ABSOLVIDO

O mês de Agosto é tido pelo dito popular como o “mês do desgosto”. Há quem acredite que o mês não é o melhor para casamentos. Tem supersticiosos que riscam o mês do calendário como se ele fosse um “mês do azar”.

Para o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Araranguá (SINDMA), Claudeci Vieira, o Cláudio, o mês de agosto é de comemoração.

Isto porque, ele foi absolvido dia 29 de Agosto do processo que o Ministério Público havia instaurado contra ele em Abril de 2011, por “suposta apropriação indébita de recursos do Sindicato”.

A denúncia aconteceu um mês antes do final de seu mandato (2009 a 2011).

Na instrução do processo, o próprio Ministério Público concluiu que não havia provas do desvio apresentado (R$ 3.572,35). A juíza Thania Mara Luz, acatou a tese da defesa, representada pelo advogado Leandro Pereira Gonçalves, e, ao final da instrução, absolveu Cláudio.

E O PREJUÍZO MORAL?

Um processo que dura 8 anos para ter decisão tem suas implicações. Isto porque, por todo este período, os servidores públicos tomaram conhecimento de que seu ex-presidente estava sendo acusado.

Quando a denúncia veio a púbico o próprio Cláudio teve que pedir espaço na imprensa para dizer que era inocente e que iria provar nos autos.

Mesmo assim, antes de ter a absolvição, a Opinião Pública tinha feito seu julgamento. E agora, quem ressarce este tipo de prejuízo?

 

PT DE ARARANGUÁ TEM NOVO PRESIDENTE

O PT de Araranguá fez neste domingo seu Processo de Eleições Diretas (PED). Houve uma chapa de consenso para o Diretório Municipal, mas para a presidência houve disputa. A chapa de situação inscreveu o vereador Jair Anastácio e a oposição apresentou o ex-vereador Eduardo ‘Chico’ Merêncio, que nas últimas eleições foi o candidato a prefeito pelo partido.

Jair foi eleito com 109 votos (63,50%) contra 41 votos (36,5%), e irá ocupar vaga da professora Sayonara Araújo Pessoa.

A escolha dos membros da Comissão Executiva depende ainda de orientação do Diretório Nacional. As eleições diretas do PT Estadual acontecem em Outubro e as nacionais acontecem em Novembro.

 

E AS BRITAS SE ESPALHAM

O vereador Jacinto Dassoler (Progressistas) pediu e o deputado estadual Zé Milton (Progressistas) atendeu. Repassou uma emenda impositiva de R$ 300 mil para recuperação da estrada com material britado e pavimentação asfáltica, no Distrito de Hercílio Luz, Araranguá. A Prefeitura de Araranguá entrou com uma contrapartida.

São 11 quilômetros, 10 de brita, nas comunidades de Pontão e Espigão da Pedra, e um quilômetro de pavimentação asfáltica no trecho do Barro Vermelho.

Sexta-feira (6), o prefeito Mariano Mazzuco Neto (Progressistas), o vereador Dassoler e o deputado Zé Milton estiveram no local.

 

O QUE ELES NÃO ENTENDERAM?

As pesquisas do IPC, publicadas na sexta-feira (6), mostram que o eleitor não está contente com o atual modelo. A verdade é que a prioridade da população não é mais saúde e pavimentação de estradas. As pessoas querem hoje emprego e renda, clamam pela vinda de indústrias.

De nada adianta termos obras de infraestrutura se as pessoas estiverem pobres, não tiverem como acessar estes benefícios.

Se a Administração de Araranguá continuar a fazer estradas e não olhar as pessoas, corre o risco de sair com um grande pacote de realizações, e não ser bem aprovada ao final da gestão.

 

O TOM DO DISCURSO

A pesquisa IPC / Jornal Enfoque Popular / POST TV fez com o que o discurso do prefeito Mariano Mazzuco Neto (Progressistas) reforçasse que a Administração está realizando obras, e que sua equipe de trabalho é competente no discurso de abertura do Desfile Cívico de 7 de Setembro. O problema é que a população não está entendendo assim.  

 

RISCO DE GREVE

Como antecipado pela coluna, em Araranguá, o Desfile Cívico de 7 de Setembro acabou tendo mesmo um protesto dos alunos contra o atual momento vivido pelo país. O risco de paralisação das aulas na UFSC na terça-feira (10) está cada vez mais iminente.

TEVE DESFILE NO ARROIO

Cancelaram o Desfile Cívico Balneário Gaivota, São João do Sul e Praia Grande.

Balneário Arroio do Silva apostou que o tempo firmaria e não cancelou o Desfile marcado para a tarde de sábado (7). Deu tudo certo, apesar de tempo estar bastante inconstante na região, e o prefeito Mineiro (PSD) chegou ao seu 3º ano de Desfile da Pátria.

 

PALANQUE REPRESENTATIVO

Em Maracajá, apenas 2 dos 9 vereadores não estiveram no palanque oficial do Desfile Cívico de 7 de Setembro: Fabrício do Quina (PSDB) e Volnei Rocha (MDB). 

Os demais, Alacide Rocha (MDB), Rudi Dassoler (MDB), Maria Lucia (MDB), Mica (PP), Guilherme (PP), Preto (PSDB) e Geraldo Leandro (PSD) estiveram no palanque oficial junto com o prefeito Arlindo “Lale” Rocha (Sem Partido).

 

FORA DO PSD DE ARARANGUÁ

O ex-vereador e ex-presidente do PSD de Araranguá, Giancarlo Soares de Souza, informou na sexta-feira (6), em reunião que aconteceu na residência de Cesar Euzébio (Dr. Cesinha).

Nos bastidores corre a informação de que Gian foi preterido para reassumir o comando do partido por ter feito campanha para o delegado Ulisses Gabriel (PSD) nas eleições de 2018.

A reunião teve a presença do vereador Paulinho, suplentes Geraldo Mendes, Cesinha, Loreni e Bruno.

 

KAMMER NO SILÍCIO

O vice-prefeito Felix Hobold (PT) de Forquilhinha, comanda a única prefeitura do Sul, de forma interina. O partido já comandou no passado Içara, Imaruí, Laguna, Içara, Criciúma, Balneário Rincão, Tubarão, Araranguá, Jacinto Machado É São João do Sul.

Hobold está ocupando o posto por uma semana, enquanto o prefeito Dimas Kammer (Progressistas) está em viagem ao Vale do Silício, nos Estados Unidos.

A cerimônia de transição de cargo aconteceu na tarde desta sexta-feira, 6, e contou com a presença de diversos secretários e de lideranças políticas, como o atual presidente do PT, Sérgio Miranda.