Search

ARARANGUÁ RECEBE RECONHECIMENTO PELA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO; PÓS ELEIÇÕES NA CERSUL; E MAIS

Desde a campanha eleitoral de 2020, o prefeito César Cesa (MDB) vinha dizendo que iria colocar a Educação como prioridade. Não há atualmente uma reunião pública em ele que não fale sobre a necessidade de investir na garotada para garantir a evolução do município. Quando fala do Clube Aluno, método on line que permite aos alunos tirar dúvida com diretamente e individualmente aos professores, o prefeito até se emociona. 

Não há como negar que o atual governo de Araranguá, sob a batuta da secretária Mariluce Rodrigues Bilk, tenha um olhar para a melhoria como um todo.

Ainda que tenha recebido críticas de professores e pais, como no caso das nucleações de escolas, ou fechamento do CEI da Cidade Alta, temas já superados, houve sim cuidado com transporte escolar, uniformes e diversos investimentos no setor.

Depois da recente troca de torpedos entre vereadores e a pasta, agora chega agora a informação de que a Educação de Araranguá foi premiada em nível regional.

 

PREFEITO INOVADOR 2023

Nesta quinta-feira (23), em Criciúma, aconteceu o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes do Sul Catarinense, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), com apoio das Associações de Municípios da Amesc, Amrec e Amurel. Durante o Fórum, o prefeito César Cesa (MDB) foi homenageado com o prêmio da RCD e um certificado como ”Prefeito Inovador de 2023”.

Rendeu a premiação o uso da tecnologia de forma estratégica, no cenário regional, para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos, pela implantação das salas de ciências e tecnologia, implantadas no currículo escolar do ensino fundamental – nas disciplinas de química, física, biologia e matemática, em duas unidades, na E.B.M. Jardim das Avenidas (CAIC) e na Nova Divinéia.

O prefeito de Araranguá, César Cesa (MDB), foi representado pela chefe de gabinete Karem Suyan, e um time da equipe de Tecnologia da Informação – Carmela Maciel, Anilton Vieira Júnior, Jean Carlo Ramos e Leonardo da Silva.

 

REFLEXÕES SOBRE A CERSUL

Andrei Magagnin venceu no final de semana as eleições da Cersul para o quadriênio 2023-2027 com apoios relevantes como os prefeitos de Turvo, Sandro Cirimbelli (PP), de Timbé do Sul, Betinho Biava (PP) e Keio Olivo (PP), além do vice prefeito de Meleiro Pedro Luiz Schuwartz (PL), e ainda dos deputados Tiago Zilli (MDB) e Zé Milton (PP), além de vários ex prefeitos (Nei Zanette, Jairo Canella e Vitor Hugo Coral).

Por outro lado, Selvino Londero, foi derrotado com apoio dos prefeitos de Ermo, Paulinho Dellavechia (MDB) e de Meleiro, Eder Mattos (PL).

Olhando por municípios, a eleição teve contornos um pouco diferentes.

Andrei venceu em Meleiro, contra o prefeito local, por 464 x 391 votos, o que foi uma derrota para Eder Mattos (PL) e vitória do vice Pedro Luiz (PL).

Andrei venceu em Timbé do Sul, por 382 x 233 votos, com apoio de Betinho.

E Andrei venceu em Morro Grande, por 227 x 199, com apoio de Keio Olivo.

Por outro lado, Selvino Londero, teve duas vitórias.

Venceu em Ermo, por 242 x 235, com apoio de Paulinho Dellavechia (MDB).

E ainda venceu, em Turvo, por 901 x 761, contra o prefeito Sandro Cirimbelli e muitas lideranças do MDB.

Esta vitória em Turvo pode colocar Selvino Londero (MDB) como potencial candidato a prefeito em 2024. 

 

MUITAS OBRAS

O secretário de Obras de Araranguá, o engenheiro Cristiano Coral, foi o entrevistado do Programa Voz do Sul, nesta quinta-feira (23), na Post TV. Ele falou de obras em andamentos, recuperação de vias, investimentos de drenagem pluvial.

 

SUSTENTABILIDADE

Depois de 9 anos de espera, os moradores do Loteamento Paiquerê, no Morro dos Conventos, terão dias melhores graças a um acordo que permite a construção de estação de tratamento de esgoto no local. Isto irá garantir desenvolvimento sustentável para o empreendimento.

  

SELO “QUALIDADE NO COMBATE À DENGUE”

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa aprovou na quarta-feira (22) por unanimidade o parecer favorável ao Projeto de Lei 247/2022, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que institui o selo de “Qualidade no Combate à Dengue”. O PL segue para análise da Comissão de Saúde. A proposta visa reconhecer os municípios catarinenses que se destacarem no combate à doença, com base em estatísticas da Vigilância Epidemiológica. Santa Catarina vive um alerta máximo para os casos da epidemia de dengue.

“Este Projeto de Lei partiu de uma sugestão de alunos do Curso e Colégio Conexão, de Jaraguá do Sul, durante o Programa Parlamento Jovem Catarinense, e segue muito atual. Essa iniciativa vem reforçar a importância da prevenção e este selo tem por objetivo reconhecer os municípios que realmente estão atuando no combate ao mosquito Aedes aegypti, trabalhando para reduzir o número de infectados e salvando vidas”, destaca Minotto.

O relator da matéria da comissão de Finanças, deputado Lucas Neves (Podemos), destacou que o PL não gera despesas para o poder público.

Os deputados Mário Motta (PSD) e Jair Miotto (União) pediram que a Assembleia aprove o projeto de forma célere, em função do agravamento da situação da dengue.

 

PAUTA DOS MINEIROS

 

Ana Paula Lima (PT) acompanhou uma comitiva de mineiros foi ao ministro Carlos Lupi (PDT) para pedir a revogação da Reforma da Previdência.

 

VICE-LÍDER

A deputada federal Júlia Zanatta (PL) é uma das vice-líderes do Partido Liberal na Câmara Federal. Na ausência do líder, Altineu Côrtes, a parlamentar poderá substituí-lo nas Comissões, no Plenário e em CPI’s.

 

SAIU EM DEFESA

O senador Jorge Seif (PL) pediu à presidência do Senado manifestação sobre a liberdade de expressão depois da decisão do STF, que solicitou a suspensão das redes sociais do deputado Nikolas Ferreira (PL).

 

CULTURA EM DEBATE

O deputado federal Gilson Marques (Novo) foi entrevistado pela jornalista Luciana Barreto, no Programa Visão CNN, no Painel CNN, e falou a Lei Rouanett.