Search

Câncer de mama faz mais uma vítima: morre a ex vereadora Tati Teixeira          

Texto atualizado às 08hmin – com a nota de pesar da Prefeitura

 

Faleceu na madrugada desta terça-feira (21) a ex-vereadora de Criciúma Tathiani Ferro Teixeira, a Tati Teixeira, que disputou as eleições de 2022 pelo Patriotas. Ela estava internada há 10 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São José, onde tratava de complicações causadas por um câncer de mama.

Aos 44 anos, Tati descobriu o câncer de mama no fim de 2022 e começou a tratar em seguida.

Tati foi vereadora em Criciúma em 2008, pelo PSDB, e em 2012, pelo PSD.

Ela também concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e ficou como suplente de deputada estadual. Chegou a ser deputada por 30 dias quando o deputado estadual Maurício Escudlark (PL) se licenciou.

Ela era filha do ex vereador de Criciúma, Valnei Teixeira.

A coluna acompanhou a vereadora quando ela foi candidata a deputada, e percorria a região acompanhada então candidato a federal e ex prefeito de Joinville, Marco Tebaldi (PSDB), que foi presidente do PSDB de Santa Catarina, e que também faleceu de câncer em 2019, e foi sucedido pela deputada federal Geovânia de Sá, então vice-presidente.

Em 2016, a vereadora Tati, no PSD, também foi protagonista da eleição a prefeito de Criciúma, quando seu parceiro de chapa, Cleiton Salvaro (PSB), desistiu da candidatura em plena campanha, e sem avisar sua vice. Ela literalmente ficou a “ver navios”.

 

Nota de pesar da Prefeitura

“Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento da ex-vereadora de Criciúma, também ex-prefeita interina, Tati Teixeira. Em público, venho manifestar à família enlutada e aos amigos, o mais profundo sentimento de pesar pela passagem precoce. À distância e sem poder estar presente na última homenagem, fica aqui registrado o reconhecimento, a gratidão e o respeito a sua trajetória política. As suas ações e conquistas como profissional, mulher, mãe, líder política, trabalho incansável, seu exemplo e dedicação, contribuíram para o bem-estar dos criciumenses. Rogamos a Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, que conforte o coração de todos os amigos e familiares”. Clésio Salvaro | Prefeito licenciado de Criciúma

 

Thatianne Ferro Teixeira, a Tati Teixeira, é natural de Criciúma/SC.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catariana (Udesc); e pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade Bagozzi.

Fruto da escola pública, Tati iniciou sua trajetória e formação de militância dentro do movimento estudantil. O interesse de Tati pela política teve forte influência na própria família: com o falecido pai, Valnei Teixeira, o professor Nei, como era conhecido, vereador em Criciúma, pelo Partido dos Trabalhadores (PT) – legislatura 1997/2000 -, e primeiro suplente de vereador, na legislatura de 2001/2004, quando também assumiu vaga no legislativo municipal; e com o tio, José Paulo Teixeira, vereador naquele Município, pelo PT – legislatura de 1989/1992.

Em 2006, participou da primeira disputa eleitoral, como candidata ao cargo de deputada federal, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), obtendo 16.110 votos e ficando como suplente da coligação Por Toda Santa Catarina (PMDB / PFL / PSDB / PPS).

Nas eleições municipais de 2008, aos 29 anos, foi eleita vereadora de Criciúma, pelo PSDB, com 2.145 votos, tomando posse para a legislatura de 2009-2012.

Em 2010, concorreu ao cargo de deputada à Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), pelo PSDB, Coligação DEM – PMDB – PSDB – PTB – PTC – PSL – PRP – PSC, obteve 15.146 votos, contudo não se elegeu.

Em 2012, reelegeu-se para a Câmara Municipal de Criciúma, pelo Partido Social Democrático (PSD), obtendo 2.903 votos e a terceira maior votação dentre os candidatos ao Legislativo municipal para a legislatura de 2013-2016.

Na Câmara de Vereadores de Criciúma, em 2014, na condição de Presidente do Legislativo municipal, criou e implantou a Escola do Legislativo Municipal na Câmara de Vereadores de Criciúma, visando oportunizar e capacitar os legisladores municipais, servidores da Câmara e a população com aprendizados, visando contribuir com o desenvolvimento da sociedade e o fortalecimento da democracia, da representatividade e da cidadania. Em 5 de maio de 2014, na qualidade de Presidente da Câmara de Vereadores, teve a oportunidade de assumir como Prefeita interina de Criciúma pelo período de sete dias.

Nas eleições de 2018, concorreu ao cargo de deputada estadual à Casa Legislativa, pelo Partido Popular Socialista (PPS), obtendo 11.256 votos e ficando com a quarta suplência da coligação PTB / PTC / PRTB / DC / AVANTE / PR / PPS.

A contar de 4/1/2021, a cidadã Tathianne Ferro Teixeira tomou posse no cargo de deputada estadual à 19ª Legislatura (2019-2023), pelo período de trinta dias, na qualidade de quarta suplente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ocupando a vaga do Deputado Maurício Eskudlark (PL), licenciado para tratar de interesse particular.

Integrou a Bancada feminina do parlamento catarinense e o Bloco de deputados representantes da Região Sul, fortalecendo a representatividade feminina.

Conheça as proposições apresentadas pela Deputada na Assembleia Legislativa catarinense, no endereço a seguir: https://tinyurl.com/349jazu6