Search

Vereadores araranguaenses homenageiam 15 mulheres de destaque

21ª edição do Troféu Alzira Rabello Elias é realizado no Dia da Mulher

A emoção tomou conta da sessão desta quarta, 08, na Câmara de Vereadores de Araranguá com a entrega do “Troféu Alzira Rabello Elias, que reconhece a importância de algumas mulheres na sociedade local. Esta foi a 21ª edição do troféu criado para elevar a conduta de mulheres e os seus exemplos de vida no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Há alguns anos, inclusive, a homenagem vem coincidindo com a data comemorativa.

Além dos quinze vereadores, cada um com suas convidadas, a segunda-dama do município, Dirlene Oliveira participou da sessão. Alzira Rabello Elias foi a primeira prefeita de Araranguá e que desempenhou grande papel na política da época. Sua filha, Sônia Elias também prestigiou a solenidade sendo convidada a integrar a mesa das autoridades. Para ela, é um grande orgulho participar do momento. “Minha mãe foi muito importante e à frente de seu tempo, que sirva de exemplo para as presentes gerações”, falou emocionada.

Mais de 200 mulheres já receberam a homenagem desde que criada a outorga, e isto permite reconhecer a importância de tantas personagens que a história araranguaense conta e contou. Segundo o presidente da casa, vereador Luciano Pires, a solenidade é uma das mais importantes do ano.

“Costumo dizer que a entrega do troféu Alzira Rabelo Elias é a sessão mais charmosa e democrática que temos nesta casa, justamente porque permite que reconheçamos perfis diferenciados de mulheres. Permite este troféu que cada vereador eleja uma mulher que considere importante para a nossa sociedade – com livre critério para receber nosso reconhecimento. São mães, empreendedoras, donas de casa, artistas, mulheres de luta, de vida árdua, educadoras de seus filhos e dos filhos dos outros como é o caso das professoras. São mulheres que recebem nossa gratidão por existirem e, com isso, contribuírem com nossa Araranguá”, mencionou em um trecho de seu discurso.

A atual legislatura conta apenas com uma mulher ocupando cadeira na Câmara Municipal: a vereadora Lena Périco, eleita em seu primeiro mandato. Apenas duas outras vereadoras foram eleitas em mandatos anteriores, Jucélia Costa e Cida Costa.