Search

Cersul tem duas chapas inscritas; PP e PSD em Maracajá; Dia Internacional da Mulher e mais

Cersul – chapa 1

O grupo irá defender a eficiência operacional, desenvolvimento sustentável e satisfação do associado. Além do ex vice-prefeito de Morro Grande, Valdo Rocha, a chapa tem o atual presidente Nei Zanette, vereador, empresários, profissionais liberais.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

1- Andrei Magagnin- Presidente (Turvo)

2- Valdionir Rocha- Vice- Presidente (Morro Grande)

3-Leandro Arcaro Pescador- Secretário (Turvo)

 

MEMBROS DIRETORIA EFETIVOS

1- Hendel Maragno Pescador -Diretor

2- Jonnei Zanette Diretor -Diretor

3- Oracy Olivo-Diretor

4- Samuel Cirimbelli –Diretor

 

MEMBROS DIRETORIA SUPLENTES

1- Herick Zanette -Diretor

2- Janio Dal Pont -Diretor

3- Pedro Alexandre-Diretor

4- Samarone Presa Shuwartz-Diretor

 

CONSELHO FISCAL – MEMBROS EFETIVOS

1- Moacir Lodetti -Cons. Fiscal

2- Alédio Salvaro- Cons. Fiscal

3- Guilherme Bardini Fascin-Cons. Fiscal

 

CONSELHO FISCAL MEMBROS SUPLENTES

1- Adriano Miliolli-Cons. Fiscal

2- Joacir José Neto-Cons. Fiscal

3- Helder Pizzetti- Cons. Fiscal

 

MEMBROS EFETIVOS – DELEGADOS FECOERUSC

1- Otoniel Borges- Delegado

2- Jucelito Macarini- Delegado

 

MEMBROS SUPLENTES – DELEGADOS FECOERUSC

1- Eduir Marcelo- Delegado

2- Rodrigo Bortoluzzi Porto- Delegado

 

Cersul – chapa 2

No final do prazo estatutário, a chapa 2 foi apresentada para concorrer contra a chapa de situação.

 

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

1 – Selvino Londero – Presidente (Turvo)

2 – Pedrinho Mota – Vice Presidente (Meleiro)

3 – José Martins – Secretário (Turvo)

 

MEMBROS EFETIVO

1 – Vilson Cadorin

2 – Pedro Duarte

3 – José Possamai Magagnin

4 – Samuel Biléssimo

 

MEMBROS SUPLENTES

1 – Vitnei da Silva

2 – Edio Luiz Thomazi

3 – Cassiano Ghellere

4 – Jiovani Nagel Simon

 

CONSELHO FISCAL – MEMBROS EFETIVOS

1 – João Tarcilio Rocha Nazário

2 – Daniel Scarabelot

3 – Miguel Crepaldi

 

MEMBROS SUPLENTES

1 – Zemir Polli

2 – Mario Valentin Bez Batti

3 – Joel Manoel Vieira

 

DELEGADOS – MEMBROS EFETIVOS

1 – Jucelino Jose Daros

2 – Luiz Carlos Pereira Emerin

 

MEMBROS SUPLENTES

1 – Joelcio Fernandes

2 – Eraldo Pelissari de Macedo

 

PP com Brambila

Houve um ruído entre o Progressistas e o PSD, partido do prefeito Anibal Brambila, após a filiação do o ex vereador Miro Bittencourt (que atua no RH) e a da secretária de Administração de Maracajá, Rejane Pereira – ambos ocupam cargos de confiança. Houve lideranças do PP que esbravejaram.

O presidente do PP de Maracajá, Guilherme Augusto Tomasi Rocha, disse que não há nada fechado em relação às eleições de 2024, onde o prefeito deve disputar a reeleição.

O prefeito deu alguns passos que indicam que quer o PP por perto. Os bastidores apontam para aluguel de imóvel comercial que pertence ao ex-prefeito Antenor “Tata” Rocha (PP) para atuação do Conselho Tutelar; um convite à servidora Jucélia Simões, esposa de Tata, ocupar um cargo comissionado; e o aumento de carga horária de 10 para 20 horas do servidor de carreira Guilherme Rocha – que passa pela Câmara.

Gestos que apontavam para uma reaproximação do PSD e do Progressistas.

 

Mais renovação no PP

Haverá mais renovação na bancada do PP na Câmara de Vereadores de Araranguá para 2024. Isto porque o atual presidente do partido, José Márcio Scarsanella (Márcio Tubinho), e o vereador Jorginho Pereira – ambos em segundo mandato, anunciaram que não irão concorrer nas eleições de 2024.

Em entrevista à Post TV, Márcio Tubinho e Diran Martins, não descartam que o ex prefeito de 3 mandatos Mariano Mazzuco Neto (PP) possa ser candidato mais uma vez, e nem que haja a renovação nas próximas eleições. Nomes como Jorginho, Guillherme May, José Hilson Sasso ou Daniel Viriato podem ser os nomes para a disputa.

Seja quem for o candidato deverá enfrentar o prefeito César Cesa (MDB), que cumpre mandato

 

Mudanças à vista

Os partidos menores deverão ter dificuldades de se manter em 2024. Em Araranguá, estima-se que pelo menos 4 vereadores irão mudar de partido. Luciano Pires (Podemos), Samuca (PSD) e Zico (Avante) e um outro vereador deverá ir para o MDB.

 

Ten. Brianna com Luciano Pires

A Polícia Ambiental Militar, que atende 25 municípios da região de Araranguá e Criciúma, conta com novo comando: Tenente Brianna. Ela, acompanhada do Sargento Alessandro, foi recepcionada na Câmara de Vereadores de Araranguá, pelo presidente, Luciano Pires (Podemos), na tarde desta terça-feira (7).

Transferida de Balneário Camboriú para a sede da Polícia Ambiental, em Maracajá, Tenente Brianna, terá muitos desafios que pretende assumir com inovação e apoio da comunidade regional.

 

IFSC 15 anos

Luciano Pires, que havia recebido em seu gabinete a diretora de ensino do IFSC Araranguá para apresentar os trabalhos realizados no campus e comunicar o aniversário da instituição que neste mês de março completa 15 anos.

 

Educação rebate vereador

A secretária de Educação de Araranguá, Mariluce Rodrigues Bilk, gravou vídeo para rebater a postagem do vereador Diran Martins (PP), que criticava obra de reforma da EBM João Matias e a falta de pagamento de piso. A secretária fez uma prestação de contas e comparou a gestão atual com a anterior, do ex prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP).

 

Em defesa da pesca da tainha

O deputado estadual Tiago Zilli (MDB) usou a tribuna da Alesc para defender a pesca da tainha.

“Ela é parte da nossa cultura, tradição e movimenta a economia no estado. A pesca da tainha está sendo prejudicada por uma decisão conjunta entre MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura e MMA- Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Uma portaria recém publicada pelos dois órgãos, tira toda a cota da frota industrial da pesca da tainha em 2023”.

Tiago apoiou a manifestação hoje ano plenário, do deputado Ivan Natz (PL).

“A limitação para pescadores artesanais, realidade da maioria dos pescadores do litoral Sul (Passo de Torres a Laguna), que terão teto de 460 toneladas também causará prejuízos. É preciso rever essa portaria urgente! A pescaria em Santa Catarina não pode ser proibida ou prejudicada!”, complementou.

 

Líder da Bancada Feminina

Neste Dia Internacional da Mulher, quarta-feira (8), a deputada Paulinha (Podemos) assume a coordenadoria da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa. Ela, que é a primeira a ocupar a secretaria da Mesa Diretora da Alesc desde Antonieta de Barros, substituirá a também deputada, Luciane Carminatti (PT), que assume a Procuradoria da Mulher. A posse será na Sala de Imprensa da Casa, às 13h30min, com a presença de autoridades e as ex-parlamentares Ada de Luca e Marlene Fengler.

 

Observatório da Violência Contra a Mulher

A vice-líder do governo, deputada Ana Paula Lima (PT-SC), apresentou na última semana na Câmara dos Deputados projeto de lei (PL 684/2023) que institui a Política Nacional para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher, denominado Observatório da Violência Contra a Mulher. Será criado uma padronização na coleta e sistematização dos dados integrando ações dos órgãos públicos, sociedade civil e dos poderes legislativo, executivo e judiciário, principalmente, os órgãos de segurança pública, justiça, saúde, assistência social e educação.

Em Santa Catarina, a lei já funciona, de autoria da deputada e agora será ampliada para o Brasil, após a sua aprovação no Congresso Nacional.

 

Mulheres acompanhadas em consultas e exames

Foi aprovado nesta terça-feira (7), na Câmara dos Deputados, o primeiro Projeto de Lei da Deputada Federal Júlia Zanatta (PL), que assegura às pacientes do sexo feminino o direito de levar acompanhantes em consultas, exames e procedimentos médicos. O PL 737/23, de autoria da parlamentar, foi apensado ao PL 81/22, relatado pela deputada Bia Kicis (PL-DF), e aprovado no plenário da Câmara. Agora segue para votação no Senado.

 

Ministro das Comunicações Denunciado

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) solicitou ao Presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, que investiguem as condutas do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que teria usado o avião da FAB para participar de um leilão de cavalos em São Paulo. O ministro foi mantido pelo presidente Lula (PT).

 

Repasse ao ensino especial

São mais de 245 instituições que atendem mais de 27 mil alunos. As entidades parceiras da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) de Santa Catarina foram o foco do 1º Seminário sobre Convênios e Transferências de Recursos para as Instituições Parceiras da Fundação Catarinense de Educação Especial, realizado pela própria Fundação em parceria com a Casa Civil.

Apaes, Amas e Associações de Deficientes Auditivos, Físicos e Visuais, e servidores dos Núcleos de Convênios da Central de Atendimento aos municípios receberam a explicação sobre os processos de repasses e transferência de recursos.

O evento contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Estêner Soratto, e da presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

 

Comunicação política de SC

O cenário político catarinense, os avanços da comunicação institucional, ferramentas e estratégias para o marketing político e as perspectivas para 2024. Essas são as principais temáticas do Reativo 2.4 presencial – evento que reunirá jornalistas e especialistas do setor.

Promovido pela jornalista Soledad Urrutia, da Sensa Comunicação, o evento acontecerá no dia 26 de abril, na Escola da Magistratura Catarinense, em Florianópolis (SC). As inscrições já estão abertas pela plataforma Sympla.

Participação confirmada de Fred Perillo (Agência Nuvem); Gisele Meter (estrategista parlamentar); Marcello Natale; e o marketeiro Nelson Santiago; jornalistas Upiara Boschi, Marcelo Lula, Adelor Lessa e Maga Stopassoli. Haverá lançamento do livro “Está tudo aqui e outras histórias”, do jornalista Frutuoso Oliveira.