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Tecnologia aproxima IFSC de escolas de Araranguá

Estudantes do curso técnico em Eletromecânica do Câmpus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) desenvolveram protótipos de um carro-robô e de uma impressora 3D, em um projeto que está tendo duas finalidades importantes. Além de permitir aos estudantes do IFSC aplicarem seus conhecimentos na prática, os equipamentos também estão servindo para aproximar a instituição dos estudantes de Araranguá e despertar o interesse dos jovens por tecnologia.

Os projetos foram coordenados pelos professores Eduardo Tocchetto de Oliveira Junior e Suzy Pascoali, do Câmpus Araranguá. Eles foram aprovados em edital de financiamento interno das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Câmpus Araranguá, lançado em 2022. Os protótipos foram desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador, em que estudantes desenvolvem um projeto prático relacionado aos conhecimentos obtidos durante o curso.

Um dos projetos foi a construção e a automação de um sistema de navegação, isto é, um robô sobre rodas, utilizando a plataforma de controle Arduino. A exemplo dos equipamentos utilizados pelos estudantes em competições de robótica, o robô é movido a motores e possui sensores de distância e de proximidade, além da capacidade de percorrer trajetos de forma autônoma, a partir de programação prévia.

Além do robô, os estudantes do IFSC desenvolveram uma impressora 3D que, com alterações, pode funcionar também como máquina para usinagem, corte e soldagem automatizada, entre outros processos de fabricação. 

Os estudantes participaram em todas as etapas, desde a elaboração da proposta, pesquisa sobre métodos e dispositivos de programação, construção dos equipamentos, tipos de sensores e atuadores, programação do equipamento e divulgação nas escolas e eventos

A professora Suzy Pascoali explica que a ideia de levar os protótipos para as escolas partiu dos próprios estudantes do IFSC. “Os protótipos foram desenvolvidos para fins didáticos. A ideia é utilizar para demonstrar a capacidade dos alunos de desenvolver um aparato tecnológico em outras escolas. E os alunos e professores têm sido muito receptivos. A ideia foi dos nossos estudantes, com o objetivo de atrair para o IFSC jovens que se interessam por tecnologia, uma ação que é importante no longo prazo”, afirma.

Já foram realizadas atividades nas escolas João Matias e Sesc no final do mês de fevereiro. Outras escolas devem ser visitadas nas próximas semanas. Estudante do segundo ano do curso técnico em Eletromecânica, Tainara Medeiros conta que seu principal objetivo foi mostrar a outros jovens que eles também podem ingressar na área de tecnologia.

“Mostramos que é algo apenas teórico, que na nossa realidade não veremos. Mostramos a aplicação prática também. E os estudantes se interessaram em mexer, em entender como funcionava. Foi muito importante, até para incentivá-los a virem para o IFSC. Esse foi um dos meus maiores objetivos, fazer com que eles tenham conhecimento sobre o que o IFSC faz”, diz Tainara. “Foi uma forma de mostrar que eles também podem. Porque fomos conversando com eles e explicando como o IFSC funcionava, os projetos que proporciona para nós, e que eles também poderiam ter acesso, conclui.”