Search

Andresa, Pessi e Fernandes em cargos no Governo de SC; Diego diz não à Câmara; e muito mais

POLÍTICA REGIONAL

Andresa, Pessi e Fernandes em cargos no Governo de SC
Como já era previsto, lideranças da Região da Amesc que tiveram participação destacada nas eleições de Outubro de 2022 irão participar efetivamente do governo de Jorginho Mello (PL).
O coordenador regional e advogado André Fernandes (PL), encarregado de organizar o partido e mobilizar as lideranças, foi nomeado Assessor Especial na Casa Civil, na pasta onde já estavam 2 nomes do sul, o secretário chefe Estener Soratto (de Tubarão), e Natana Monteiro Osório (de Sombrio).
O suplente de vereador de Araranguá e professor Luiz Carlos Pessi (PL) foi nomeado como coordenador regional de Educação na Cored. Ele saiu do Progressistas com queixas de falta de espaço e agora está prestigiado no novo partido. Vai preparar seu caminho para disputar vaga a
A suplente de deputada estadual Andresa Ribeiro será nomeada gerente de Saúde da Amesc após retornar de viagem ao exterior. Antes de viajar para Tailândia, chegou a ser nomeada, mas estava com viagem marcada e assume o cargo quando voltar da viagem. Teve papel destacado na campanha de 2020 quando o marido, Dr. Ribeiro foi candidato a vice-prefeito. Em 2022, além de ser presidente do PL de Araranguá, se envolveu diretamente na campanha, foi candidata a deputada estadual e fez mais de 5 mil votos e ajudou a campanha vitoriosa a trinca de J, Jorginho Mello (PL), Jorge Seif (PL) e Júlia Zanatta.

 

Prestígio dos prefeitos
Os prefeitos de Meleiro, Eder Mattos (PL), e a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha (MDB), são os prefeitos com maior proximidade de Mello, já que apoiaram o governador já no primeiro turno, ao passo que 9 prefeitos da Amesc apoiaram Carlos Moisés (Republicanos) – do MDB, Araranguá, Ermo, Jacinto Machado, São João do Sul; do PP de Praia Grande e Passo de Torres; do PSDB, de Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul; e do Republicanos, Balneário Arroio do Silva; e 3 foram de Esperidião Amin (PP) – Morro Grande, Turvo e Timbé do Sul; e 1 de Gean Loureiro (União Brasil) – Maracajá.
Os prefeitos da Amesc apoiaram Mello no segundo turno.
O ato de entrega de equipamentos para equipar as polícias de vários municípios da região do Vale do Araranguá foi em Sombrio, uma demonstração intencional do governador de demonstrar prestígio da prefeita Gislaine.

 

O pacote do Zé
O deputado estadual Zé Milton (PP), ex prefeito de Sombrio, disse em seu discurso quais obras e ações pelas quais irá defender neste mandato para a Amesc. Lembrou da amizade de Luiz Henrique da Silveira (MDB) e de Jorginho Mello (PL) para pedir a continuidade das obras da Serra do Faxinal. “Iniciou na gestão de seu amigo LHS e agora o senhor pode concluir”, disse. O parlamentar ainda citou a obra em andamento da SC-108 entre Jacinto Machado e Praia Grande; a Rodovia Caminhos do Mar (SC-100 em Gaivota e Passo de Torres); a ponte sobre o Rio Araranguá (obra paralisada); e ações para Saúde e Segurança Pública.

 

Estreia em casa
Coube ao deputado estadual Tiago Zilli (MDB) fazer em Sombrio, terra comandada pelo MDB, seu primeiro discurso como parlamentar empossado. E foi um discurso emocionado, de agradecimento, que chamou muitas pessoas pelo nome. Zilli é um dos 6 deputados do MDB, que define na próxima semana seu destino, se vai ser governo ou se irá ser independente.
Jorginho Mello aproveitou para fazer um afago e chamar Tiago e Zé Milton de “meus deputados”.

 

Mais mudanças na Cored
A supervisão de Recursos Humanos na Cored, ficou com Fabrícia Monteiro Alves, de Sombrio. Assume a vaga que foi por 12 anos de Joares Biff, que passou pelos governos de Raimundo Colombo (PSD), Eduardo Moreira (MDB) e Carlos Moisés (Republicanos). Biff volta ao cargo da carreira, técnico da CRE (hoje Cored), mas já encaminhou a papelada para aposentadoria no serviço público.

 

Não mais para Câmara
O vereador Diego Pires (PDT), que foi candidato a deputado federal em 2022, anunciou em seu primeiro discurso na Câmara de Araranguá em 2023, que não será mais candidato para o Legislativo. Deve se preparar para buscar espaço em chapa majoritária. César Cesa (MDB) deverá disputar a reeleição com Tano Costa (PSD) de vice e o campo de oposição deverá ter um grupo com PP e PDT, e o PL puxando uma terceira via.