Search

Lula faz comício de peso em Florianópolis; análise das candidaturas a deputado da Amesc; e mais

LULA FAZ GRANDE COMÍCIO EM SANTA CATARINA

A propaganda do candidato a governador Décio Lima (PT) ganha uma componente a mais com a vinda de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Santa Catarina neste domingo (18) a Florianópolis.

Ao lado de Dilma Rousseff, Lula, decidiu fazer comício em um estado dito como mais bolsonarista. O fato é que é o ex-presidente tenta atrair votos para reduzir a diferença que as pesquisas tem mostrado, com média de 50% a 25% em favor do atual presidente.

Lula deve lembrar que foi em Santa Catarina que deu a arrancada em 2002 para a sua primeira eleição.

Décio também ganha imagens importantes para sua propaganda, já que eleição está em aberto para governador, com chances para os 5 principais nomes, que tem ainda Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL), Gean Loureiro (União Brasil) e Esperidião Amin (PP).

Outro que tenta capitalizar é o senador Dário Berger (PSB), que quer colar em Lula como seu candidato, apesar de Afrânio Boppré (Psol) fazer questão de questioná-lo.

O PT sai animado deste evento, que teve grande público. O discurso de Lula é de comparação entre seu governo e do atual.

Diferente do que o senador Jorginho Mello (PL) havia dito, o ex-presidente Lula teve boas vindas a Santa Catarina.

 

CAMINHOS DO ZÉ MILTON

O deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) foi eleito em 2018 junto com os deputados Altair Silva e João Amin em uma bancada de três deputados. Agora, em 2022, sem coligações proporcionais, o desafio do partido é manter 3 ou até aumentar a bancada. Os 3 disputam a reeleição.

Zé Milton é considerado favorito à reeleição, foi líder do governador Carlos Moisés (Republicanos), teve acesso a muitos recursos para entregar a prefeitos. Além disso, teve trabalho reconhecido junto aos hospitais filantrópicos e no setor do agronegócio.

O fato de ter o número 11 como candidato a governador, com Esperidião Amin, pode favorecer recebimento de apoio entre os progressistas.

O PP no Sul tem ainda nomes de Pepê Colaco (Tubarão), Fernanda Cruzetta (Orleans), e Júlio Kaminsky (Criciúma).

A principal dobradinha de Zé Milton é com Valmir Comin (PP), que busca vaga na Câmara Federal.

 

AS CHANCES DO TIAGO

O candidato Tiago Zilli (MDB) foi favorecido por alguns fatores que lhe dão chances reais de eleição para a Assembleia Legislativa. O primeiro fator é que o MDB na Amrec não tem nomes para buscar a vaga. Os 2 deputados do MDB de Criciúma, Ada de Lucca e Luiz Fernando Vampiro, disputam cadeira na Assembleia Legislativa.

Dos 9 deputados da bancada, apenas 4 disputam a reeleição: Jerry Comper, Fernando Kreling, Mauro de Nadal e Volnei Webber, candidato da Amurel. Desistiram da disputa Moacir Sopelsa e Romildo Titon. Vampiro, Ada de Lucca e Valdir Cobalchini irão disputar espaço na Câmara Federal.

A candidatura a deputado estadual de Antidio Lunelli gera a expectativa de votação capaz de puxar votos para a legenda, já que chegou a ser candidato a governador. Outros nomes fortes que deverão ajudar na votação da legenda são Dirce Heiderscheidt (Palhoça), Rose Maldaner (Maravilha), Cleiton Fossá (Chapecó), Ênio Stein (Porto Bello), e a candidatura incógnita de Geraldo Passos, o Palhaço Biriba, da região Sul.

Estima-se que o MDB possa eleger entre 5 e 8 deputados estaduais.

 

DISPUTA ACIRRADA NO PL

A situação no PL é um pouco diferente para a candidatura de Andresa Ribeiro, cujo campo de atuação é bem mais disputado. E, 2018, antes de ser a legenda de Jair Bolsonaro, o PL havia eleito apenas 3 deputados.

O PL já tem 7 deputados em busca da reeleição: Maurício Escudlark, Nilso Berlanda, Marcius Machado, Ivan Naatz (ex-PV), e mais Sargento Lima, Jessés Lopes e Ana Campagnolo, todos vindos do extinto PSL.

Além dos deputados, o PL tem nomes ainda como Alex Brasil (Florianóplois), Alex Wherle (São José), Carlos Humberto (Camboriú), Tiago Frigo Bolan (Florianópolis), Mairicio Peixer (Joinville) e Roberto Salum (Florianópolis), e Estener Soratto (PL).

A expectativa é de que o PL possa eleger entre 5 e 8 deputados estaduais.

 

O CAMINHO DE MOTINHA

O desempenho do Republicanos nas urnas ainda é uma incógnita, já que cresceu a partir da filiação de Carlos Moisés, que disputa a reeleição ao Governo do Estado. Em 2018, elegeu apenas 1 deputado federal, Hélio Costa, que debandou para o PSD, e o bispo da Igreja Universal Sérgio Motta, que busca a reeleição.

O candidato a deputado estadual Marco Antônio Mota, o Motinha, irá disputar vaga com ex secretários de estado, André Motta (Saúde), Edilane Steinwandter (Epagri), Leandro Lima (Segurança); Luciano Buligon (Desenvolvimento), Renê Meneses (Santur), Sargento Floriano (Immetro). Também com nomes com o ex prefeito Edson Piriquito, Jeferson Petry (ex-Procon de Araquari), vereador Jefferson Monteiro (Criciúma).

 

BOEIRA NO OESTE

O candidato a governador Jorge Catarino Boeira (PDT) fez campanha no Oeste em Chapecó e São Miguel do Oeste. Falou de educação, agricultura familiar, transporte, agronegócio, energia trifásica e saúde.Acompanharam a agenda a candidata a senadora Hilda Deola, o suplente Gui Pereira dos Santos e os candidatos a deputado federal e estadual.

 

APOIADOR DA ECOLOGIA

Na manhã de sexta feira (16), o vereador Marquito (PSOL), de Florianópolis, passou por Araranguá, no Jardim Alcebíades Seara. Ele montou uma banca ecológica para a divulgação de sua campanha a deputado federal.