Search

MAIS DE 800 PROFESSORES ACTS COM NOTEBOOKS NA AMESC

MAIS DE 800 PROFESSORES ACTS COM NOTEBOOKS NA AMESC

Os professores da rede estadual de ensino admitidos em contratos temporários (ACTs) da região de Araranguá começaram a receber notebooks do Governo do Estado. Ao todo, 811 equipamentos foram enviados nos últimos dias para 51 escolas de 15 municípios da região.

As entregas têm o objetivo de qualificar o trabalho docente. Além de facilitar o planejamento das aulas, os notebooks ampliam as possibilidades de aulas mais modernas. Os equipamentos podem ser conectados às lousas digitais, que também estão sendo entregues para as escolas, tornando a aula mais tecnológica e atrativa para os estudantes.

Desde o início de agosto, mais de 13 mil professores ACTs receberam notebooks, que são entregues em regime de comodato.

As próximas entregas serão nas regiões de Chapecó, Braço do Norte, São Bento do Sul, São Joaquim, Dionísio Cerqueira, Canoinhas, Mafra e Laguna.

Os mais de 11 mil professores efetivos receberam, até o fim de julho, os computadores como forma de doação. Em Araranguá, essa entrega foi realizada em fevereiro e beneficiou 422 efetivos, que já estão usando os equipamentos nas aulas e para o planejamento pedagógico.

SABATINA COM A IMPRENSA

A candidata a deputada estadual Adeliana Dal Pont (PSD), ex prefeita de São José, esteve em Araranguá onde foi sabatinada por um grupo de jornalistas da região do Vale do Araranguá. Falou sobre temas como saúde, educação, fundo partidário, inovação tecnológica.

Um dos temas levantados foi a situação da EEB Araranguá e a interdição do Centro Cultural Célia Belizária de Souza, para o qual há um compromisso de municipalização entre o governo Moisés e o prefeito César Cesa (MDB).

 

APENAS COM INTERINO

Cleusa Maria Felisberto Tavares está respondendo interinamente pelo cargo de coordenadora regional da Região de Araranguá. Por causa da ausência da coordenadora, assumirá a supervisora de ensino.

O cargo que ficou vago desde a saída de Rosane Castelan, indicada pelo secretário Natalino Uggioni no início do governo de Carlos Moisés da Silva (Republicanos).

Ao menos por ora não haverá indicação de um coordenador efetivo.

 

PROPOSTA DO NOVO

O segundo candidato a governador entrevistado pela Post TV, dentro do Projeto Eleições 2022 – Nós Informamos, você elege, foi o promotor público Odair Tramontin (Partido Novo).

Falou sobre temas como a desburocratização do estado; construção de novos presídios, estagnação do Ideb da Educação Básica, da necessidade de investimento em hospitais filantrópicos (com custo menor que os particulares e geridos por Organizações Sociais); combate à corrupção; obrigação do estado em investimentos em infraestrutura (cuidar das rodovias estaduais e buscar solução para as federais).

Tramontin falou da dificuldade que espera Santa Catarina com a redução de arrecadação na casa dos R$ 5 bilhões em impostos. “Este valor é quase o valor do Plano Mil, que deve ser R$ 7,5 bi”, comparou.

 

CONVERSA REPUBLICANA

No debate de 6 de setembro da rádio Jovem Pan, o candidato Gean Loureiro (PSD) falou a respeito de temas como governabilidade e redução de impostos. “[…] A relação com a Assembleia tem que ser republicana, sadia, com capacidade de convencimento. Assim como a relação com os órgãos de controle, como o MP, TCE e TJ […]”.

 

CARTA DO COMÉRCIO 2022

Após o debate, Tramontin esteve na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), no Centro de Florianópolis, onde recebeu em mãos a Carta do Comércio 2022. O documento foi produzido com a participação de mais de 500 líderes empresariais – importante fonte de informações para os candidatos ao governo do estado.

 

LANÇAMENTO DO VIGNATTI

O presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, lança oficialmente sua campanha à Câmara Federal, sábado (10), 19 horas, em Chapecó, no Salão do Loteamento Colatto, no bairro Efapi, com a presença dos candidatos da chapa majoritária da Frente Democrática, Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB).

Com o slogan “Volta Vignatti”, o ex-deputado federal por dois mandatos relembra que foi responsável por inúmeras obras e um expressivo envio de verbas para todo Estado.

 

DESPEDIDAS DA RAINHA

Dia 8 de Setembro irá ficar na história com a morte, aos 96 anos, na Escócia, da Rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales). Ela, que nasceu Elizabeth Alexandra Mary, só teve tempo de dar posse a Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido. Foi rainha de 1952 a 2022, por 70 anos.

O novo rei é seu filho, Rei Charles Philip Arthur George, que era o príncipe de Gales.

 

DENTRO DO TOLERÁVEL

Diferente de 2021, o 7 de Setembro foi bem mais tranquilo neste ano. Além do candidato Bolsonaro, que transformou o Dia da Pátria em dia de campanha, os demais preferiram não fazer confronto, o que foi bom para a democracia.

 

LULA AUTORIZADO

A candidatura de Lula da Silva (PT) foi deferida e o PROS estará em sua coligação. Portanto, a candidatura de Pablo Marçal foi para o espaço.

O candidato Ralf Zimmer (PROS), em Santa Catarina, não tem ligação com a candidatura petista. É o candidato anti-Moisés.

 

INDO PRA TRINCHEIRA

O MDB mobiliza suas bases para tentar colar o partido na candidatura de Carlos Moisés (MDB) com Udo Doehller (MDB) de vice e Celso Maldaner (MDB) ao Senado.