Search

Mais de 40 mil pessoas abrilhantam 29ª Festa do Colono

Em Maracajá, a tradicional festa, contou com grande público e extensa programação  

Maracajá

O Centro Esportivo Antônio da Rocha, foi palco da 29ª Festa do Colono de Maracajá, reunindo da última sexta, 29, a domingo, 31, um grande público. Com uma programação diversificada que incluiu shows regionais e nacionais, exposições, artesanato local, gastronomia, atrações artísticas e culturais, almoço festivo, desfile de máquinas agrícolas e carros alegóricos, olimpíadas rurais, entre outras atrações. O evento foi considerado pela organização, expositores e público visitante, um grande sucesso. A festa foi prestigiada por mais de 40 mil pessoas durante os três dias de festa.

O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila, abriu oficialmente a 29ª Festa do Colono e I Encontro do Caminhoneiro, e ao lado da primeira-dama Claudete Brambila, do vice-prefeito Volnei Rocha e da segunda-dama Lana Rocha, da secretária de Administração e presidente da comissão, Rejane Pereira, do presidente do Legislativo, Rodrigo Xavier da Silva, demais vereadores e ainda autoridades regionais e estaduais.

O ponto alto da noite foi o show da dupla sertaneja, Cezar e Paulinho, que encantou o público com suas músicas, como Viajante Solitário, Só Por Você, Amor Além da Vida, entre outros sucessos. e a noite com abertura oficial, shows de Cezar e Paulinho, e Yonara e Jardel. “Saiu tudo como planejamos, tudo bem organizado e com um grande público. Isso já mostra como serão os outros dois dias de festa, um sucesso”, comentou o prefeito Brambila.

O prefeito Brambila destacou que o objetivo principal da festa é homenagear e enaltecer o colono e os motoristas, duas classes importantes para o desenvolvimento do país. “A festa é para todos os munícipes, mas em especial para nossos agricultores e motoristas”, disse. Brambila agradeceu o empenho de todos os envolvidos na coordenação. “Foi sem dúvidas a maior Festa do Colono que Maracajá já teve, em termos de estrutura, expositores, atrações e público. E tudo isso só foi possível porque contamos com uma equipe unida em tornar tudo isso realidade. Agradeço a todos os envolvidos”, concluiu.

Terceira Idade

O Encontro Regional da Terceira Idade abriu a programação da 29ª Festa do Colono e I Encontro do Caminhoneiro. O Encontro Regional da Terceira Idade contou com a participação de aproximadamente 600 pessoas, vindos de municípios da região da Amesc e Amrec. A tarde dançante foi animada pelo Grupo Nova Era.

O bailinho também contou com a presença dos integrantes do Carnevale di Venezia, que encantou os participantes. “Foi um sucesso nosso bailinho. Recebemos visitantes de várias cidades, que vieram nos prestigiar. Dançaram, se confraternizaram, esse é nosso objetivo com os integrantes da terceira idade, proporcionar momentos de lazer e diversão para todos eles”, disse a primeira-dama, Claudete Brambila, que voluntariamente ajuda no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Idosos.

 A corte

As Soberanas, anfitriãs da Festa do Colono, desfilaram com seus trajes de gala. A rainha Maria Luiza Farias Ramos, e as princesas Camile Vitória de Souza e Diovana Mafioletti Leandro, desfilaram entre o público, recebendo o carinho das pessoas.  

Segundo Dia

Na manhã de sábado cerca de 150 agricultores prestigiaram o tradicional Encontro de Casais Rurais, que contou com palestra, show com Mistura Fina e almoço festivo. À tarde iniciou com o momento gospel e logo depois apresentações culturais com a Fanfarra Municipal, pré-escolar do Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, Apae, estudantes Escola Maria Libânia Machado, alunos da Escola Eulália Oliveira de Bem, integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com música e capoeira.

O 1º Encontro do Caminhoneiro, com Procissão Motorizada, reuniu cerca de 70 caminhões, considerado um número expressivo pela coordenação, por ser a primeira edição. A Procissão Motorizada saiu da Capela Nossa Senhora Aparecida e seguiu pela avenida, até a frente do Centro Esportivo, onde o padre realizou a bênção dos caminhões. “O colono e o caminhoneiro são duas classes que estão muito ligadas, e nós projetamos para o futuro unir os dois segmentos numa festa. Mas, como gostamos de desafio, já realizamos nesta edição e foi um sucesso, com mais de 70 caminhões”, contou o prefeito Anibal Brambila, idealizador do encontro.

O show humorístico, de Badin o Colono, surpreendeu a todos. Foi um momento familiar, de distração e de boas risadas. Um show que os colonos se identificaram e que ficará para sempre na memória dos participantes.  

Finalizando a noite de sábado, o grupo Tchê Barbaridade e o Bonde Sertanejo, colocaram o povo para dançar, levando alegria a todos.

Domingo

No domingo a programação começou logo cedo, com uma missa campal, que reuniu no Centro Esportivo, centenas de fiéis. Logo após a celebração, teve início o desfile de carros alegóricos e máquinas agrícolas. O desfile contou com a participação de 194 tratores, recorde de veículos.

Os jurados dos carros alegóricos tiveram trabalho ao julgar, pois este ano as comunidades se empenharam bastante, dando um verdadeiro show de criatividade, onde mostraram o verdadeiro significado do desfile, que era resgatar a cultura. Um empate, deu o título para as comunidades de Garajuva e São Pedro. Já o terceiro lugar ficou com Espigão Grande.

O almoço festivo reuniu muitas famílias, que foram passar o dia na festa.

Olimpíadas Rurais

As olimpíadas rurais animaram os presentes. Realizada no campo de futebol, foram disputadas provas como: debulhar o milho, prova de topiador, corrida de carriola, arremesso de milho no balaio, pênalti de botas, ordenha manual da vaca, corrida do saco mista, corrida do ovo mista e trenzinho dos balões.

Um dos pontos altos da competição foi a participação da primeira-dama, Claudete Brambila. Representando sua comunidade, ela participou da ordenha da vaca.  

A olimpíadas também teve empate: Garajuva e São Pedro empataram (1° lugar) e em 2° lugar, ficou com Espigão da Toca.

Tombo da Polenta + Show

Por volta das 19h foi realizado o Tombo da Polenta, com o Grupo Amici Della Polenta, de Urussanga. O público pode apreciar de perto o momento, vivenciando uma experiência única, e claro degustando desta iguaria italiana.

A noite fechou com o Show da Banda Matusa.