Search

Junho violeta: idosos conscientes e alertas sobre formas de violência Grupo participou de roda de conversa com assistente social e fisioterapeuta a respeito de seus direitos como pessoa idosa

Jacinto Machado

Um bom bate-papo, alguns exercícios para esticar o corpo e aquele café tradicional de toda semana. Assim foi o encontro realizado na última semana e batizado de ‘Roda de Conversa’, organizado pelas secretarias de Saúde e de Assistência Social de Jacinto Machado com idosos do município, para debater a violência contra a pessoa idosa, tema relativo ao Junho Violeta.
Na tarde da última quinta-feira, cerca de 30 membros da terceira idade responderam ao chamado das secretarias de Saúde e de Assistência Social de Jacinto Machado para debater o tema violência contra a pessoa idosa. A ação fez parte das atividades do Junho Violeta.
No centro de integração da terceira idade, a ação teve início com a fisioterapeuta Marina Gabriela da Rosa, que convidou o grupo a praticar uma ginástica laboral, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos participantes. Logo depois, a psicóloga Ieda Maria Gomes Machado e a assistente social Joanete Paulino de Borba, ambas do CRAS, falar com os participantes a respeito de ações de prevenção às formas de violência contra os idosos. Após, a assistente social da Saúde, Cátia Cilene iniciou, apresentou informações a respeito das diferentes formas de violência. “Podemos imaginar que somente a violência física é praticada, mas existem outras formas em que os idosos são oprimidos e que eles mesmos devem ter conhecimento e saber se defender ou até procurar o auxílio necessário”, explica Cátia.
Além de ouvirem atentamente, os idosos deram sua contribuição com o debate, trazendo seu ponto de vista a respeito de atitudes que acabam presenciando no dia a dia ou dúvidas que carregavam consigo a respeito do assunto.
De acordo com as profissionais representantes das secretarias municipais, os encontros e debates com os grupos da terceira idade passam a ser frequentes, assim como as orientações e apoio a respeito de possíveis violências contra a pessoa idosa.