Search

Turvo dobra meta de doadores de sangue

O projeto Doadores de Turvo, que tinha como objetivo inicial mobilizar 3% da população este ano para a doação de sangue, chegou ao dobro deste percentual nesta semana. Com 727 doações atingidas em dezembro, a meta foi dobrada e o município conseguiu ultrapassar a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 3% da população seja doadora. A conquista é inédita no país.
De acordo com as organizadoras do projeto, Elaine Salvaro e Maiára Saccon, o projeto completou um ano em outubro, em plena pandemia, e mesmo assim, os números foram positivos. Elas dizem que o grande objetivo do Doadores de Turvo é incentivar e mostrar a importância da doação de sangue.
O projeto chegou a contar com incentivo de brindes e camisetas e divulgação intensa nas redes sociais. Houve períodos de dificuldades em fechar turmas, no entanto, ao longo de todo ano foi possível manter grupos saindo do município semanalmente e indo até o Hemosc.
Para estimular ainda mais as doações, ao final deste semestre serão sorteados entre os que doaram um voo de balão, um vale gasolina e uma bicicleta.
Outro bom efeito da campanha foi a valorização da saúde de cada um. Para poder continuar doando, os turvenses começaram a cuidar mais da própria saúde, pensando em quem precisa de sangue. Conforme estudos científicos, cada doador pode ajudar até quatro pessoas, formando uma rede que salva vidas.
Maiára e Elaine agradecem a todos que colaboram para facilitar as doações e fomentar o pensamento coletivo, dizendo que 2022 será de mais busca por novos doadores e incentivo a quem já tem costume de ajudar.
O projeto começou com 15 turvenses doadores em 2019, e agora já são 727 em 2021, demonstrando que a solidariedade pode se multiplicar e salvar muitas vidas.